Nos casos de áreas desdentadas cicatrizadas, uma possibilidade é o uso de pontas diamantadas para efetuar o recontorno da mucosa do rebordo alveolar, criando concavidades na mucosa alveolar.
Essa técnica é possível desde que exista um bom volume de tecido ceratinizado. Caso contrário, a realização de um enxerto de tecido conjuntivo subepitelial é uma possibilidade acompanhada por leve compressão dos tecidos durante a fase de reparo tecidual para a modelagem da área do rebordo.
Caso clínico
Paciente do sexo feminino com pouca disponibilidade óssea para a instalação de implantes na região dos dentes anteriores superiores e que não desejava se submeter a técnicas de reconstrução tecidual. Foi feita a opção pela prótese parcial fixa em zircônia monolítica translúcida na região dos dentes 13 ao 23.
Foi realizada uma modelagem tecidual na área dos elementos dentários 12, 11 e 21, com curetagem rotatória do tecido da mucosa do rebordo alveolar com ponta diamantada estéril. Também foi modificada a anatomia dos pônticos que apresentavam uma característica côncava para uma forma convexa, com o auxílio de sistema adesivo e resina composta.