Na 11ª edição do evento, o IN24 bateu recorde de público e congregou participantes, speakers e empresas que têm a Reabilitação Oral em seu DNA.
Por João de Andrade Neto e Kátia Gomes
Fotos: Panóptica Multimídia.
O IN24 entrou para a história. Com mais de 6.000 participantes, a 11ª edição do IN – Latin American Osseointegration Congress bateu o recorde de público e ratificou seu posto como o mais importante encontro da Reabilitação Oral com implantes da América Latina. Os números expressivos comprovam a excelência de um congresso baseado em evidências científicas e novas tecnologias, que proporciona grandes trocas de conhecimento, networking e a melhor experiência aos participantes.
O evento, que é realizado pela VMCom e promovido pela revista ImplantNews, aconteceu entre os dias 24 e 27 de setembro no Distrito Anhembi, em São Paulo, onde reafi rmou a missão de ter a Reabilitação Oral em seu DNA. Ao longo dos quatro dias, a disseminação de conhecimento de alta qualidade contribuiu para o desenvolvimento profi ssional de milhares de especialistas brasileiros e latino-americanos.
Honrando o legado de Per-Ingvar Brånemark, o pai da Implantodontia moderna, o IN24 teve José Cícero Dinato como presidente. Um dos primeiros brasileiros a realizar implantes dentários osseointegráveis, em 1988, Dinato faz parte da história do evento. “Ser convidado para presidir o IN foi uma emoção única porque eu acompanho o congresso desde a primeira edição. Para mim, participar como ministrador já era um privilégio. Agora, com a oportunidade de coordenar o congresso, foi realmente algo marcante em minha vida”, comemora Dinato, que teve ao seu lado a comissão organizadora formada por Marcos Motta, Paulo Rossetti, Leandro Nunes e Thiago Dinato.
Um dos pontos altos do congresso, a programação científica reuniu grandes nomes internacionais da Reabilitação Oral em evidência, além dos mais importantes especialistas brasileiros. Ao todo, foram mais de 300 atividades comandadas por mais de 200 speakers de 15 nacionalidades, que compartilharam conhecimento nas mais diversas abordagens clínicas e científicas em Implantodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Cirurgia e Harmonização Orofacial.
Nesta edição, os congressistas tiveram um leque ainda mais amplo com a estreia de novas atividades, como o Digital Lab, o Meet & Greet e o Módulo IN.sights, que foram um sucesso e complementaram a experiência dos participantes. Além delas, foram 50 cursos de imersão, quatro masterclass, seis mesas-redondas, quatro aulas magnas, 13 corporate sessions e 150 conferências abordando o que há de mais recente em pesquisa e prática clínica. E ainda houve espaço para a estreia do IN24 Awards, uma premiação especial para os melhores trabalhos científicos.
Congregando espaço e importância com as atividades científicas, a exposição promocional do evento foi outro destaque. Com mais de 100 empresas apresentando produtos, serviços e as mais diversas soluções para a rotina clínica dos cirurgiões-dentistas, a ExpoIN24 conectou as principais marcas da Reabilitação Oral com os consumidores, que acompanharam as novidades e lançamentos do segmento.
Mas, muito além de especialidades, abordagens técnicas e bons negócios, o IN24 teve um notável clima de satisfação que envolveu todos os participantes, desde a organização até os congressistas, passando por speakers, empresas e staff. Isso se deve à atenção dada aos detalhes, desde o planejamento até a execução, acarretando em uma grande experiência a todos que estiveram no Distrito Anhembi.
De acordo com Haroldo Vieira Filho, Head de Negócios e Parcerias do IN24, o sucesso desta edição alçou o congresso a um novo patamar. “O IN se tornou o maior evento de Reabilitação Oral do mundo. A nossa preocupação nunca foi em relação em ser o maior, mas sim em nos diferenciarmos pela qualidade da programação científica, das atividades oferecidas e retorno aos nossos parceiros. E, como resultado, o IN transformou-se em uma referência mundial. Pudemos perceber isso ao longo dos quatro dias, e depois, com feedbacks dos principais speakers do mundo e empresas, elogiando e ratificando a qualidade do IN24”, revela.
Acompanhe abaixo tudo o que aconteceu nestes quatro dias de IN24.
Público: o mundo da Reabilitação Oral novamente se encontrou no IN24
Como já é tradição, o IN24 reuniu cirurgiõesdentistas vindos do Brasil inteiro e de diversos países, em especial da América Latina, para compartilhar conhecimento. Os brasileiros foram a grande maioria entre os mais de 6.000 congressistas, vindos de 817 cidades dos 26 estados e do Distrito Federal, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná, que levaram as maiores delegações, respectivamente. Além disso, o evento contou com a participação de 175 congressistas internacionais.
Relação de participantes por estado:
Coordenadores de cursos: abrindo portas para o futuro
O recorde de público desta edição do IN tem inúmeras razões. Em especial, a qualidade da programação científica e da experiência oferecida pelo maior encontro da Reabilitação Oral na América Latina. Mas muitos profissionais contribuíram para o sucesso do evento. Entre eles estão os coordenadores de cursos de pósgraduação nas áreas da Reabilitação Oral, que tiveram um papel importante no desenvolvimento profissional de seus alunos ao estimulá-los a garantir presença no congresso. O intuito era inscrever seus trabalhos no IN24 Awards, que premiou os três melhores nas categorias clinico e científico, além de fomentar oportunidades dos estudantes se conectarem a especialistas renomados na área. O trabalho colaborativo foi considerado um sucesso e, como reconhecimento, a organização do IN24 prestou uma homenagem aos coordenadores de cursos, em uma atividade do Meet & Greet.
A opinião dos congressistas
“Esta é a quarta edição do IN, e o evento mantém um padrão de qualidade. Uma das atividades que mais me chamou a atenção foi a mesa-redonda com Thiago Dinato, Waldemar Polido, David Norré e Leandro S. Nunes, e a qualidade de materiais e palestras foi bem alta.”
Vinicius Bizelli – Marília (SP)
“É a primeira vez que venho ao IN, eu adorei e pretendo vir mais vezes. Meu foco era me aprofundar no digital, e eu gostei da conferência do Vinicius Machado. Achei muito bacana o fluxo de trabalho dele, e pretendo implementar na minha rotina.”
Stanley Castelo Branco – Fortaleza (CE)
“Foi a minha terceira edição e eu achei o evento bem mais movimentado, além de ter um número maior de mulheres na grade, o que me deixou feliz. A atividade que mais me atraiu foi a masterclass do Eric Van Dooren com Gustavo Giordani, Victor Clavijo e Guilherme Carrilho.”
Ligia Rotundo – São Paulo (SP)
“Eu já vim em cinco edições, e considero que a qualidade das palestras e a organização melhorou com a reforma do Anhembi. Eu achei bastante interessante o curso de imersão do David Norré, analisando a forma como ele trabalha.”
Gustavo Valentim – Belo Horizonte (MG)
“É minha primeira vez no IN, e eu gostei muito, já que traz muita atualização nas áreas da pesquisa e clínica. Como meu foco era em Periodontia, eu assisti aos cursos de imersão da Maristela Lobo e da Vanessa Frazão, e da Roberta Okamoto.”
Ana Carolina Bacelar – Araçatuba (SP)
“Já é minha quarta vez no IN, e eu gosto muito das conferências. Eu nem almoço, e assisto várias seguidas. O conteúdo e a organização estão cada vez melhores. Eu gostei muito da osseodensificação apresentada no curso de imersão do Salah Huwais.”
Mario Sergio Silva – Rio de Janeiro (RJ)
“O congresso para mim é muito bom, com aulas de alta qualidade. Eu venho do México e é uma grande oportunidade de conhecimento, de aprender coisas novas com as tecnologias que existem no Brasil, que tem um nível acadêmico avançado. Eu vim ver principalmente a apresentação de Daniel Buser, assim como as conferências de inteligência artificial.”
Rodrigo Silva – México
“É a minha primeira vez no IN, e está sendo uma alegria participar. Eu apresentei um painel científico e aproveitei a feira comercial e as atividades. Como eu trabalho com cirurgia, vim em busca de conteúdos sobre enxerto gengival e algumas técnicas já vou colocar em prática, como os aprendizados do curso de imersão com Eric Van Dooren e Guto Giordani, que abordaram enxertos customizados para uma margem mais estável.”
Talita Silva – Guarulhos (SP)
“Eu sou fã do IN, já vim cinco vezes ao evento. Eu acho que tem mais pessoas e mais organização, com muito conteúdo voltado para o digital e novidades. A feira comercial está muito boa e dá para comprar alguns itens importantes. Meu foco foi o escâner intraoral, e eu pude ver muitos cursos para fazer a migração do analógico para o digital.”
Walterval Moura – Feira de Santana (BA)
“É o meu primeiro IN, e eu vim atrás de conhecimento, já que aprendemos com as referências que estão no palco. Eu foquei nas cirurgias peri-implantares, já que a Periodontia tem contribuído bastante para a minha rotina clínica.”
Sheila Oliveira – São Paulo (SP)
“Esta é a minha quarta edição do IN, viemos em turma da Bahia. Eu achei que a parte de regeneração óssea guiada da grade estava ótima, e todo o conteúdo de altíssima qualidade! Estaremos de volta em 2026.”
Paulo Oliveira – Salvador (BA)
Opinião de quem acompanha a evolução do mercado
Congressos científicos como o IN24 contribuem significativamente para o direcionamento e velocidade de desenvolvimento do mercado. O IN24 mostrou o quanto está atento as necessidades dos profissionais e das empresas trazendo ciência de dados no mapeamento das temáticas e novos formatos que surpreenderam a todos. O feedback recebido principalmente sobre as novas áreas, como Digital Lab, Meet & Greet, Módulo IN.sights e Prêmio IN Awards, comprovou que a proposta desta edição foi assertiva e superou as maiores expectativas até mesmo dos speakers que têm em sua r otina a troca de conhecimento com alta qualidade.
Denise Granero, Head de Marketing e Produtos da VMCom
Ciência e prática clínica: muitos palcos para a ciência mostrar sua diversidade
Combinando formatos já tradicionais e novas atividades, o IN24 trouxe uma série de abordagens para ampliar o entendimento dos congressistas.
O IN é reconhecido nacional e internacionalmente como um congresso baseado nas mais relevantes e atuais evidências científicas. E, para compartilhar todas as novidades, são necessários diversas atividades e formatos complementares para proporcionar a melhor experiência aos congressistas. Assim, o IN24 foi palco de importantes estreias: Digital Lab, Meet & Greet e Módulo IN.sights figuraram pela primeira vez na programação científica, reforçando um time robusto que já era composto por cursos de imersão, masterclass, mesas-redondas, aulas magnas, corporate sessions e conferências.
De acordo com José Cícero Dinato, presidente desta edição, a nova programação científica ampliou o leque de opções dos participantes. “Nós trabalhamos ao longo de um ano e meio para formatar uma grade científica de alta qualidade, que é a essência do congresso. E acredito que nós conseguimos deixar os congressistas em dúvida sobre quais atividades eles iriam assistir, já que as conferências estavam lotadas, assim como o auditório principal e os demais estúdios. Isso é gratificante e mostra que os professores convidados vieram com o espírito do IN”, complementa Dinato.
Uma das novidades desta edição foi o Digital Lab, um espaço exclusivo para workshops demonstrativos voltados para as práticas atuais da Odontologia Digital na rotina clínica. A sala esteve lotada em grande parte do congresso, e foi considerado um grande sucesso. Coordenador da atividade, Diego Zimmermann destacou a importância de um módulo voltado para a tecnologia digital. “A ideia do Digital Labs foi trazer profissionais que estão colocando em prática as ferramentas digitais dentro do fl uxo da Reabilitação Oral, seja cirurgia ou prótese. Foi muito interessante, a sala estava lotada e foi possível observar que o público está realmente buscando esse tipo de tema”, conta.
Algumas destas palestras, segundo o coordenador, tiveram tecnologias que ainda não chegaram ao Brasil. “Pela grande procura pelas atividades, eu acredito que a tendência é aumentar o Digital Labs para a próxima edição do IN porque cada vez mais os especialistas estão lendo sobre o digital, escâneres, impressoras e fl uxo digital, o que aumenta a procura”, complementa Zimmermann.
Outra estreia em grande estilo foi a do Meet & Greet, um espaço de relacionamento entre convidados e os grandes nomes da Odontologia nacional e internacional, proporcionando uma experiência de proximidade entre congressistas e os principais speakers do evento. Bruna Ghiraldini foi a primeira expositora desta atividade, e aprovou o formato. “Eu gostei desta nova modalidade porque aborda temas não tão técnicos, uma vez que as salas de aulas e auditórios já têm esses conteúdos.
E, muitas vezes, o congressista quer saber mais sobre direcionamento de carreira, de caminhos a seguir ou sobre o que professores inspiradores fazem e como eles fazem”, explica Bruna. “Não tenho dúvidas de que é um formato que deve continuar em 2026”, complementa.
O IN24 também foi palco da primeira edição do IN.sights, um módulo especial que reuniu quatro temas que impactarão fortemente a Odontologia nos próximos anos, oferecendo aos profissionais a oportunidade de obter informação de qualidade e acompanhar essas tendências cruciais. São assuntos já presentes na atuação clínica dos cirurgiões-dentistas e que devem influenciar cada vez mais a atividade odontológica.
À frente de uma atividade que debateu as novas possibilidades em reconstruções ósseas com a terapia celular, André Pelegrine aprovou o formato. “Com perdão do trocadilho, esta nova atividade foi um grande insight da comissão organizadora, uma grande ideia porque é uma oportunidade para discutirmos a ciência de uma maneira mais profunda. Afinal, as ideias não surgem instantaneamente, e esses insights geram terapias e soluções clínicas que têm um histórico e uma bagagem científica”, comenta.
Formatos tradicionais
Além das novidades, as demais atividades já conhecidas pelos congressistas também lotaram os auditórios do IN24. Com grande destaque na programação científica, os cursos de imersão entregaram conteúdos de excelência, com os mais importantes nomes da Reabilitação Oral apresentando seus estudos e casos clínicos ao longo de duas horas.
Para Maristela Lobo, o formato garante aos participantes um aprendizado mais profundo. “Por ser mais longo, o curso de imersão fornece muito mais conteúdo do que as palestras de curta duração. Desta forma, eu acredito que a imersão em um assunto específico que o congressista queira aprender é mais vantajosa”, explica Maristela, que teve um dos cursos de imersão de maior destaque ao lado de Vanessa Frazão.
Um total sucesso de público foram as masterclass, que reuniram três renomados speakers e um coordenador para debater o mesmo tema sob diferentes pontos de vista. Mario Groisman explicou os diferenciais da atividade, incluindo o tempo e a proximidade com o público. “Com o tempo da masterclass, é possível discorrer sobre o assunto e fechar o raciocínio clara e tranquilamente. E o mais importante é isso: nós podemos trocar conhecimento, aprender com a plateia, porque há abertura para perguntas, e depois as pessoas te abordam para trocar ideias. Eu costumo dizer que o IN é um congresso que fala ao coração, e a masterclass foi um sucesso por aproximar os corações”, filosofou.
As mesas-redondas foram palco de intensos debates. Em atividades mais longas, de quatro horas, quatro professores usaram abordagens complementares para aprofundar os assuntos mais relevantes da atualidade.
Coordenador de uma das mesas-redondas, Valdir Muglia considera o modelo mais proveitoso pela diversidade de pontos de vista. “Eu considero interessante o fato da mesaredonda ter quatro palestrantes mostrando diferentes abordagens dentro da Reabilitação Oral, e que podem ser sinérgicas ou controvérsias. Existe a interação com o público, que traz um enriquecimento de ideias baseado sempre na literatura e que agrega muito valor à plateia”, explica.
As aulas magnas, por sua vez, trouxeram a experiência de grandes nomes da especialidade, compartilhando conhecimento com profissionais em um momento de carreira mais específico. “A aula magna é feita para um público mais maduro, com casos complexos que trazem soluções clínicas, o que é muito válido, principalmente para os profissionais que já sabem fazer implantes e têm um nível um pouco mais avançado”, relata Sérgio Jayme, autor de uma aula magna sobre casos complexos que devolvem função e estética.
As conferências discutiram os principais temas da Reabilitação Oral com um amplo leque de abordagens, onde os palestrantes tinham 40 minutos para ir direto ao ponto. Para Hugo Nary Filho, o formato abre espaço para todas as linhas de trabalho. “As conferências são espaços extremamente democráticos, que permitem a diversos palestrantes demonstrar ideias diversas e expor seu trabalho, mesclando gerações de professores e profissionais. O modelo de exposição e tempo permitem explorar de forma eficaz assuntos específicos”, pontua.
Por fim, as corporate sessions abriram espaço para as principais empresas do segmento levarem suas novidades, que vão desde lançamento de produtos a resultados de pesquisas, para complementar o leque de atividades do evento.
O coordenador científico internacional do IN24, Paulo Rossetti, reforça a importância da contribuição dos especialistas da nova geração na grade científica. “Na esfera internacional, além dos grandes veteranos, como Buser, Grunder, Choukroun e Salah, talentos como Norré, Furze, Monje, Galindo, Neiva, Puisys e Bechelli renovaram a energia científica do IN24 ao compartilharem informações com a grade nacional. A plateia está mais consciente do que pode ser obtido na clínica, dos riscos e das novas tecnologias que guiarão nossos caminhos até o IN26”, explica.
Cursos de imersão: Ciência em alto nível
Uma das atividades mais concorridas do IN24, os cursos de imersão ofereceram abordagens aprofundadas e diversificadas dos mais renomados speakers nacionais e internacionais, vindos de países como EUA, Suíça, Bélgica, França, Lituânia, Espanha, Grã-Bretanha, Argentina e Chile. Ao todo, foram 50 apresentações com duas horas de duração, onde foram aprofundados temas de alta complexidade e relevância clínica. Veja os principais pontos de destaque de cada curso de imersão.
Eric Van Dooren (Bélgica) e Gustavo Giordani
O belga e o brasileiro abordaram o manejo de tecidos moles ao redor de dentes e implantes, com foco nas etapas cirúrgicas dentro de reabilitações interdisciplinares, mostrando a importância das ferramentas digitais nas diversas etapas.
Salah Huwais (EUA)
Com o tema central na osseodensificação, Salah Huwais demonstrou o cronograma biomecânico e histológico de cicatrização, e os dados clínicos da nova técnica, discutindo a plasticidade óssea e seu efeito clínico, além da versatilidade clínica.
David Norré (Bélgica)
Em sua apresentação, o belga David Norré fez uma verdadeira imersão no contexto atual da Implantodontia digital em arco total, apresentando todas as etapas adotadas neste tipo de procedimento e destacando sua alta previsibilidade.
Algirdas Puisys (Lituânia)
Em uma aula focada nos implantes em alvéolos comprometidos, o lituano Algirdas Puisys discutiu os caminhos para o cirurgião-dentista alcançar resultados estéticos previsíveis sem defeitos na parede bucal e nos tecidos moles após a extração dentária.
Ueli Grunder (Suíça)
O professor suíço destacou os fatores-chave para a obtenção de resultados a longo prazo nos implantes na zona estética, como a posição ideal do implante, a reconstrução de uma base óssea estável e um tecido mole qualitativo e quantitativamente ideal.
Joseph Choukroun (França)
Sob o tema da Osteoimunologia, o professor francês destacou o uso da PRF (fibrina rica em plaquetas) em uma abordagem terapêutica promissora que utiliza as propriedades regenerativas das plaquetas para melhorar a saúde dos ossos e tecidos circundantes.
Daniel Buser (Suíça)
No auditório Celso Furtado, o professor suíço Daniel Buser apresentou os principais desafios encontrados no tratamento estético com implantes em pacientes parcialmente edêntulos, ressaltando os fatores-chave para o sucesso cirúrgico.
Pablo Galindo (Espanha)
Da mucosite peri-implantar à peri-implantite irreversível: onde está o passo? Esse dilema foi o ponto central da apresentação, que focou nos mecanismos clínicos, radiológicos, microbiológicos, bioquímicos e moleculares na prevenção.
David Furze (Grã-Bretanha)
Os diferentes implantes para as diferentes situações clínicas nortearam a apresentação de David Furze. A aula discutiu o uso de implantes tissue level, plataforma switch, cerâmicos e coaxiais, e suas vantagens e limitações clínicas individuais.
Alberto Monje (Espanha)
O professor espanhol Alberto Monje discorreu sobre os elementos-chave no tratamento da peri-implantite, fornecendo a justificativa e a abordagem, passo a passo, com dicas para o manejo da peri-implantite.
Markus B. Blatz (EUA)
A evolução da cerâmica na Implantodontia estética foi o tema da palestra, que apresentou diretrizes para a seleção de materiais e novas tecnologias para o sucesso clínico definitivo no tratamento estético com implantes.
Rodrigo Neiva (EUA)
A palestra abordou a reabilitação oral com arcabouços reabsorvíveis, ao debater as desvantagens e as expectativas realistas de curto e longo prazo dos métodos tradicionais de desenvolvimento do rebordo alveolar.
Waldemar Polido (EUA)
Com foco na evolução e nos conceitos atuais dos implantes zigomáticos, a apresentação de Waldemar Polido abordou a evolução da técnica com embasamento das recentes evidências e seus mais de 20 anos de experiência na área.
Diego Bechelli (Argentina)
O professor argentino preparou uma abordagem interdisciplinar sobre a perda múltipla de dentes anteriores, explicando arcabouços reabsorvíveis em procedimentos de aumento de tecidos e seleção de materiais.
Orlando Alvarez (Chile)
Com duas décadas de experiência, Orlando Alvarez compartilhou seu conhecimento sobre osseointegração digital, abordando algumas novidades, como inteligência artificial e novos materiais.
Victor Clavijo
A apresentação reuniu as principais decisões restauradoras e cirúrgicas para implantes mal posicionados, discutindo opções clínicas para solucionar os problemas ao criar um correto plano de tratamento com bases científicas e experiência clínica.
Maristela Lobo e Vanessa Frazão
Explicando a importância dos profissionais da Perio- Implantodontia dominarem as técnicas cirúrgicas, Maristela Lobo e Vanessa Frazão discorreram sobre a manipulação dos tecidos moles ao redor de dentes e implantes.
Jamil Shibli
Em sua palestra, Jamil Shibli falou sobre os enxertos ósseos customizados para aumentos ósseos verticais e horizontais, com foco em diagnóstico, tratamento e complicações, destacando técnicas e materiais complicadores e promissores.
Sidney Kina
A aula de Sidney Kina mostrou como criar restaurações cerâmicas em fluxo digital, da cera aos pixels, aprofundando protocolos para restaurações em fluxo digital, planejamento, preparos dentários e considerações clínicas.
Khalila Cotrim
A apresentação de Khalila Cotrim debateu a osteonecrose medicamentosa, trazendo detalhes sobre etiologia, diagnóstico, conduta clínica e o seu real impacto no trabalho do implantodontista.
Oswaldo Scopin
A palestra trouxe à tona o controle da oclusão e da expectativa estética em busca da estabilidade biológica e da longevidade clínica, analisando dispositivos e ferramentas de checagem da oclusão e da estética em casos de alteração de padrão oclusal e de DVO.
José Carlos Rosa
Uma mudança de paradigma no tratamento de alvéolos comprometidos na zona estética foi proposta por José Carlos Rosa, que apresentou o protocolo RDI (restauração dentoalveolar imediata), com a discussão de casos clínicos desafiadores.
Gustavo Ottoboni e Thiago Ottoboni
Com foco na utilização das ferramentas digitais na rotina clínica, Gustavo Ottoboni e Thiago Ottoboni discorreram sobre a integração Perio-Implante-Prótese, mostrando como criam o design para guiar as especialidades.
Lincoln Queirós
Abordando as próteses sobre implantes no fluxo digital, Lincoln Queirós demonstrou como a inteligência artificial e a impressão 3D podem otimizar a reabilitação de unitários até protocolos, abordando as novas tecnologias.
Thayane Furtado
Utilizando a Implantodontia digital da ROG (regeneração óssea guiada) até a prótese, Thayane Furtado abordou as possibilidades atuais para que a reabilitação seja executada de forma simples e com cada vez mais previsibilidade.
Alexandra Dias e Sérgio Kahn
Analisando os principais desafios e limitações da cirurgia estética peri-implantar, Alexandra Dias e Sérgio Kahn discutiram vantagens e desvantagens da manipulação tecidual antes, durante e após a instalação de implantes em áreas estéticas.
Marcelo Nunes
A apresentação detalhou as estratégias terapêuticas e a tomada de decisão no retratamento de pacientes sequelados por insucessos em terapias envolvendo implantes, com um protocolo cirúrgico-protético para uma atuação previsível.
Daniel Hiramatsu
Com o olhar na integração entre prótese e cirurgia, a apresentação abordou o planejamento protético e procedimentos que podem trazer resultados mais previsíveis e tornar a prótese mais fácil e lucrativa.
Guaracilei Vidigal
A apresentação abordou a regeneração óssea após as exodontias sem enxertos, membranas e retalhos utilizando a técnica de reconstrução alveolar proteticamente guiada (RAPG), que tem o objetivo de obter melhores resultados estéticos.
Sérgio Scombatti
Com um passo a passo clínico, Sérgio Scombatti mostrou como obter sucesso na preservação alveolar pós-exodontia com o uso de biomateriais e implantes imediatos, abordando em detalhes cada técnica utilizada e com casos clínicos representativos.
Paulo Kano
As inovações, tendências, desafios e oportunidades da Odontologia digital foram a base da apresentação de Paulo Kano, que ressaltou a possibilidade de alcançar resultados estéticos e funcionais com os recursos digitais.
Vanderlim Camargo
A palestra contou como foi desenvolvida a técnica Vanderlim, baseada em achados científicos e anatômicos ao longo de sete anos, bem como a classificação para diagnóstico e plano de tratamento dos implantes transnasais.
Marcelo Calamita
A integração da estética com a oclusão nas reabilitações orais foi o tema central da apresentação de Marcelo Calamita, que debateu os principais fatores relacionados à oclusão, além dos estéticos, estruturais e biológicos a serem considerados.
Alexandre Teixeira e Rafael Metropolo
A palestra de Alexandre Teixeira e Rafael Metropolo analisou os desafios cirúrgicos e protéticos nas reabilitações totais e parciais, levando em conta o planejamento e a previsibilidade na execução cirúrgico-protético nas reabilitações implantorretidas.
Julio Joly, Paulo Mesquita e Robert Carvalho
Julio Joly, Paulo Mesquita e Robert Carvalho apresentaram o acúmulo das experiências clínicas e científicas de seu grupo, com protocolos que podem ser indicados em diferentes etapas do tratamento.
Mais cursos de imersão em destaque
André Vilela
Sequelas peri-implantares – desafi os técnicos e limites biológicos
Andrea Son
Cirurgia guiada – parâmetros de planejamento digital e impressão 3D
Andrés Landázuri e Heloisa Marão
Reconstrução tecidual 4D: o que as mídias sociais não mostram
Bruna Ghiraldini
Potencializando o cuidado ao paciente: estratégias inovadoras em sintonia com as tendências de mercado
Carolina Morsch e Caroline Rafael
Protocolo para fazer cirurgia guiada mesmo sem tecnologia própria
Cesar Benfatti
Utilização de scaff olds de colágeno para tratamentos de perdas volumétricas e recobrimentos em zona estética
Cláudia Volpato
Estratégias restauradoras com próteses cerâmicas
Ivete Sartori e Elisa Sartori
Abordagem multidisciplinar para a resolução de casos de maior complexidade
Karina Olivieri
Soluções protéticas sobre implantes em região estética
Marco Antônio Bottino e Renata Faria
Digitalização na Odontologia: o impacto na Reabilitação
Mario Groisman
Evolução conceitual da técnica de implantes na zona estética
Maurício Araujo
Como o planejamento digital é fundamental no sucesso da preservação de rebordo para implante imediato ou tardio
Mike Bueno
Visão nítida: descobertas reveladoras com a tomografi a de alta resolução na Implantodontia moderna
Roberta Okamoto
Entendendo o reparo ósseo e as estratégias para a sua otimização, com foco em implantes e reconstruções ósseas
Stephanie Garófalo
Lasers de alta e baixa potência na Perio-implantodontia
Masterclass: intercâmbio com profundidade
Quatro atividades de duas horas e meia de duração trouxeram ainda mais profundidade ao debate dos temas mais relevantes da Reabilitação Oral. Em cada atividade da masterclass, três speakers e um coordenador do Brasil e do mundo foram ao palco do auditório principal, o Celso Furtado, para apresentar seus conhecimentos sobre determinadas abordagens, interligados por um tema central. A seguir, acompanhe como foram as atividades.
Situações estéticas desfavoráveis, doenças e sequelas na Implantodontia: como resolvê-las?
A primeira masterclass do IN24 contou com a coordenação de Renato Savi. Na atividade, Algirdas Puisys, da Lituânia, visou identificar a influência da espessura dos tecidos moles na estabilidade da crista óssea, além de discutir a influência de diferentes fatores sobre a perda óssea crestal e o contexto biológico para alcançar osso crestal estável e tecidos moles. Mario Groisman falou sobre a forma como tecnologia e inovação impactam nos resultados estéticos em próteses sobre implantes, enfatizando a importância do conhecimento clínico e biológico no desenvolvimento de protocolos de diagnóstico e planejamento. Já o espanhol Pablo Galindo abordou as decisões críticas na reabilitação anterior, analisando complicações e consequências derivadas de cada procedimento clínico, assim como as soluções da tomada de decisão do cirurgião-dentista.
Implantes dentários na zona estética: ciência e experiência clínica
Em sua apresentação, que aconteceu no segundo dia de masterclass do IN24, Maurício Araujo destacou os oito passos cirúrgicos fundamentais para atingir sucesso clínico no implante imediato. Na sequência, o suíço Daniel Buser compartilhou a experiência de 35 anos de ROG (regeneração óssea guiada) em pacientes implantados, ressaltando os fatores mais importantes para alcançar excelentes resultados em longo prazo. Por fim, o argentino Diego Bechelli discutiu o desafio dos implantes adjacentes em zona estética, analisando as variáveis associadas à tomada de decisão em situações de múltiplas substituições na zona estética. A atividade foi coordenada por Flávia Sukekava.
Cerâmicas sobre dentes e implantes: seleção, estética e função
Na terceira masterclass do IN24, Marcelo Calamita avaliou os critérios clínicos para a seleção dos materiais restauradores estéticos, discutindo em que fase do tratamento restaurador deverá ser realizada a seleção do material, por qual profissional e as características de resistência ou estética priorizadas. Em sua fala, Oswaldo Scopin fez uma análise funcional em Reabilitação Oral adesiva, explorando fatores que impactam a tomada de decisão em busca da estética e da função sobre dentes e implantes. Markus B. Blatz, dos EUA, complementou a atividade enfatizando onde, quando e como trabalhar com próteses adesivas confeccionadas em zircônia, além de apresentar o conceito de pontes resinosas e suas indicações clínicas, ensinando sobre métodos e materiais de colagem de resina bem-sucedidos. Maristela Lobo foi a coordenadora desta masterclass.
Odontologia Estética interdisciplinar
Fechando as masterclass com chave de ouro, Guilherme Carrilho coordenou as atividades que debateram os avanços recentes na Odontologia Estética interdisciplinar. Com a participação de grandes nomes da especialidade no Brasil e no mundo, o belga Eric Van Dooren e os brasileiros Victor Clavijo e Gustavo Giordani abordaram os campos de próteses fixas, Implantodontia e Periodontia do ponto de vista estético, fornecendo chaves para tratamentos estéticos simples e complexos, desde os realizados com protocolos analógicos até os digitais.
Mesas-redondas: congruências e controvérsias
Formato tradicional nas atividades do IN24, seis mesas-redondas reuniram importantes speakers, que puderam compartilhar experiências envolvendo práticas clínicas e pesquisas. As discussões trouxeram pontos de vista distintos ou complementares sobre assuntos de alta relevância na Reabilitação Oral. Acompanhe um resumo das atividades.
Acompanhamento longitudinal: o que deu certo e o que não deu
Com a coordenação de Valdir Muglia, a atividade debateu os avanços no acompanhamento longitudinal. Ueli Grunder abordou os quesitos mais importantes para um bom resultado estético a longo prazo, avaliando aumento ósseo e de tecido mole. Marcos Motta mostrou casos de dentes anteriores que foram substituídos por implantes, utilizando métodos de tratamento convencionais até os gerados por computador, discutindo as bases científicas. Na sequência, Wilson Sendyk analisou e comparou os aprendizados da especialidade nestes últimos 36 anos. Por fim, William Frossard discutiu os principais fatores relacionados à previsibilidade estética e funcional das próteses sobre implantes em diferentes situações clínicas.
Osseodensificação
Na segunda mesa-redonda do IN24, Marcio André Costa explorou a versatilidade e as aplicações clínicas da osseodensificação, abordando a expansão do septo de molares, levantamento do seio maxilar e expansão do rebordo. Salah Huwais apresentou um princípio de plasticidade óssea baseado em evidências, explicando os caminhos para realizá-lo. Cássio Orth, por sua vez, debateu os principais benefícios clínicos da técnica de osseodensificação para potencializar os resultados na Perio-Implantodontia. Já em sua apresentação, Rodrigo Neiva discorreu sobre possíveis desvantagens dos métodos tradicionais de desenvolvimento do rebordo alveolar para tratamento com implantes. André Vilela foi o presidente da atividade.
Reconstrução óssea
Vinícius Bizelli foi o presidente da terceira mesa-redonda, onde Joseph Choukroun abordou com profundidade a forma como a osteoimunologia influencia a regeneração óssea. Hugo Nary Filho apresentou uma abordagem técnica para reconstruções alveolares onlay, com uma análise crítica dos problemas. Já Reynaldo Reis trouxe à tona uma discussão de casos clínicos de reconstrução óssea dos maxilares, com o uso de matriz óssea porcina associada à fibrina rica em plaquetas. Eduardo Ayub debateu aspectos fundamentais relacionados a procedimentos reconstrutivos em regiões de fracassos estéticos, para que o clínico possa realizar terapias reabilitadoras implantossuportadas potencializando a previsibilidade e maximizando resultados.
Estabilidade tecidual
O britânico David Furze abriu a quarta mesa-redonda mergulhando com profundidade na estabilidade da ROG (regeneração óssea guiada). Carlos Araujo mostrou, através de estudos experimentais, o que de fato se passa em nível da parede de implantes, dos componentes protéticos e, principalmente, da zona de conexão implante/prótese. Em sua participação, Ricardo Magini debateu as principais determinantes da estabilidade tecidual peri-implantar, proporcionando abordagens preventivas e intervencionistas para a longevidade. José Alfredo Mendonça, por sua vez, tratou de três pilares fundamentais para a manutenção da estética peri-implantar: a posição 3D, o fenótipo gengival e o design da restauração. O trabalho teve a coordenação de Marcio Borges.
Cirurgia guiada
Sob a presidência de Vinícius Rizzo, a quinta mesa-redonda do IN24 contou com a participação de David Norré, da Bélgica, que ministrou uma apresentação rica em detalhes sobre os arcos totais digitais. Na sequência, Leandro S. Nunes discorreu sobre o planejamento digital e a cirurgia guiada em casos complexos com necessidade de aumentos ósseos. Em sua fala, Thiago Dinato apresentou as últimas possibilidades de planejamento de cirurgia guiada com o auxílio da inteligência artificial, listando benefícios, principalmente em casos unitários, com personalização de pilares e reabilitações complexas. Complementando a atividade, Waldemar Polido refletiu sobre os principais riscos e complicações nas cirurgias guiadas.
Peri-implantite
Fechando as atividades de mesa-redonda, o espanhol Alberto Monje trouxe indicadores prognósticos no tratamento da peri-implantite, apontando os três pilares principais: configuração do defeito, características dos tecidos moles e posição do implante. Jamil Shibli, em sua apresentação, avaliou os fatores clínicos e os prognósticos para abordagens cirúrgicas e não cirúrgicas das peri-implantites, incluindo até mesmo a remoção. Marco Bianchini falou sobre as alterações periimplantares nos diversos tipos de plataforma de implantes. Por fim, Elcio Marcantonio Jr. apresentou o que há de novo, entre tecnologias e procedimentos, no tratamento da peri-implantite, assim como os resultados esperados. A mesa-redonda teve a coordenação de Ísis Balderrama.
Aulas magnas: ensinamentos dos grandes mestres
Quatro grandes nomes da Reabilitação Oral compartilharam vivências e experiências que envolvem os principais temas da Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. As aulas magnas visavam colocar frente a frente a nova geração de especialistas e os mestres que fazem parte da história da Reabilitação Oral. A seguir, saiba como foram as abordagens das apresentações.
Dirceu Calgaro
Analisando os efeitos da extrusão fisiológica contínua em reabilitações com implantes, Dirceu Calgaro debateu as manifestações oclusais decorrentes da extrusão dental fisiológica contínua, com uma análise de 40 anos de prática clínica em pacientes submetidos à reabilitação oral.
Sérgio Jayme
Com foco no planejamento e na execução de casos clínicos de difíceis resoluções, Sérgio Jayme apresentou situações críticas na rotina do implantodontista, desde o seu planejamento inicial até a sua resolução com a prótese final instalada, sempre visando estética e função.
Geninho Thomé
Geninho Thomé trouxe à tona procedimentos para otimizar a carga imediata na Implantodontia, enfatizando as inovações tecnológicas que facilitam a instalação de implantes com aplicação de carga imediata e proporcionam o restabelecimento da função mastigatória no período pósoperatório.
Glécio Vaz de Campos
Glécio Vaz de Campos dissecou as técnicas microcirúrgicas para a solução dos defeitos de tecidos moles periimplantares, com a utilização de magnificação e microinstrumentos que possibilitam o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e precisas para a reconstrução dos tecidos moles peri-implantares.
Conferências: tradição e diversidade
Das mais de 300 atividades realizadas no IN24, quase metade foram conferências abertas a todos os congressistas. Com um formato dinâmico e já tradicional no IN, as 150 atividades com duração de 40 minutos trouxeram uma ampla diversidade e pluralidade de temas em evidência no cenário global da Reabilitação Oral, explorando áreas como biomecânica, regeneração de tecidos moles e duros, tecnologia digital, estética, biomateriais e técnicas cirúrgicas.
Os congressistas tiveram a chance de aprender diretamente com especialistas renomados, tanto do Brasil quanto do exterior. A fusão de palestras científicas de alto nível com apresentações das práticas clínicas foi um dos principais diferenciais das atividades, que proporcionaram um ambiente colaborativo e de aprendizado contínuo. As conferências tiveram grande procura de público e, novamente, foram um grande sucesso.
Digital Lab: integração entre tecnologia e prática
Um dos principais destaques do IN24 foi o Digital Lab, que ofereceu workshops demonstrativos ao longo dos quatro dias, reunindo 26 renomados speakers. Com foco nas soluções digitais mais avançadas, as atividades proporcionaram aprendizado prático sobre tecnologias emergentes na Odontologia.
No Digital Lab, as apresentações ao vivo permitiram que os participantes acompanhassem, passo a passo, o uso de ferramentas como escaneamento digital, impressão 3D e planejamento virtual em tempo real. Os congressistas tiveram a oportunidade de observar como profissionais experientes conduzem casos clínicos complexos, desde o planejamento até a finalização, enfrentando desafios e intercorrências comuns na prática odontológica.
Os temas abordados cobriram as principais inovações tecnológicas, incluindo Implantodontia digital, próteses sobre implantes, planejamento estético reabilitador, comunicação clínico-laboratorial e novas soluções em resinas cerâmicas para impressão 3D.
As atividades promoveram tanto a atualização científica quanto o networking, com empresas expositoras apresentando seus lançamentos em tecnologia. Ao final de cada workshop, os participantes puderam testar equipamentos e softwares ao vivo, ampliando seus conhecimentos práticos e explorando soluções digitais para aplicar em sua rotina clínica.
A curadoria de Diego Zimmermann, junto à atuação dos especialistas, fez do Digital Lab um ambiente de aprendizado ativo, em que a experiência ao vivo foi valorizada para maximizar o impacto do conhecimento compartilhado. Uma das atividades mais prestigiadas do IN24.
Meet & Greet: interação total entre congressistas e speakers
Nesta edição, o IN24 trouxe uma proposta inovadora com o Meet & Greet, um formato que permitiu a interação direta entre grandes nomes da Reabilitação Oral e os congressistas em um clima descontraído, muito diferente das apresentações em auditórios. O cenário foi cuidadosamente planejado para acomodar até 50 pessoas, criando um ambiente acolhedor e propício para o diálogo aberto.
Os participantes puderam interagir com speakers renomados em um formato que privilegiava a troca de experiências e conhecimentos. O Meet & Greet contou com Daniella Rettur, Renata Anbar e Monica Misawa como mediadoras, que atuavam como interlocutoras entre os especialistas e o público, com a finalidade de esclarecer dúvidas e promover discussões.
A atividade contou com importantes temas, como o uso do laser na reabilitação oral, o código de ética e as redes sociais, oferecido pelo Crosp, as vantagens e os desafios da Odontologia interdisciplinar, além de debates sobre capítulos específicos do livro oficial do IN24. Assim, o Meet & Greet agregou ainda mais interatividade e uma nova experiência de aprendizado ao IN24, marcada pela proximidade e pelo envolvimento direto com os especialistas.
Módulo IN.sights: temas impactantes em profundidade
A 11ª edição do IN Congress marcou a estreia do módulo IN.sights, que trouxe discussões de alto impacto para a prática clínica contemporânea. As atividades foram voltadas a profissionais interessados em se antecipar às mudanças e aprofundar-se em temas que já exigem, ou em breve exigirão, maior atenção. Os conteúdos do IN.sights destacaram-se pela relevância e profundidade do debate, tornando-se essenciais para quem busca atualização em um mercado odontológico em constante transformação e cada vez mais interdisciplinar. As abordagens foram além das técnicas tradicionais, abrindo novas perspectivas para avanços científicos que aprimoram a qualidade dos tratamentos e promovem uma visão mais integrada da saúde bucal, facilitando decisões estratégicas e ampliando oportunidades na prática clínica.
O IN.sights apresentou quatro painéis:
Novas possibilidades em reconstruções ósseas – a terapia celular ao alcance do cirurgião-dentista: liderado por André Pelegrine, o trabalho apresentou as aplicações clínicas das células-tronco na Odontologia, abordando conceitos-chave e um protocolo técnico para o uso dessa tecnologia em reconstruções ósseas e aumento de defeitos críticos.
Reações autoimunes: a atividade abordou as complexidades dos mecanismos imunológicos relacionados aos implantes e aos biopolímeros, além de destacar a conscientização sobre fatores sistêmicos que afetam os resultados clínicos. André Zétola, Carlos Elias, José M. Granjeiro, José Ricardo M. Ferreira, Marcelo Napimoga, Sergio Gehrke e Viviane Rabelo lideraram a discussão, oferecendo uma visão aprofundada sobre esses desafios.
Osteonecrose dos maxilares: o aumento do uso de antirreabsortivos e a consequente elevação dos casos de osteonecrose dos maxilares foram amplamente debatidos. Realizado por Luciano Dib, André Caroli, Dacio Quadros Netto, Ricardo Salgado de Souza e Jorge Hayek, o painel analisou o diagnóstico por imagem, a avaliação clínica e as melhores abordagens terapêuticas para tratar essa condição.
O novo dentista para o novo mercado: as mudanças trazidas pelo aumento da longevidade da população e pelas doenças comportamentais na saúde bucal foram discutidas em profundidade. Com a participação de Paulo Vinícius Soares, Debora Heller e Roberto Garanhani, a apresentação ofereceu insights sobre medicina personalizada, longevidade dos tratamentos e as novas demandas do mercado.
IN24 Awards: um novo capítulo nos trabalhos científicos
Os painéis científicos do IN são uma tradição por oferecerem uma experiência interativa que beneficia tanto os pesquisadores quanto os participantes. Neste ano, o congresso deu um passo adiante com o lançamento do IN Awards, uma premiação criada para valorizar ainda mais os trabalhos científicos e clínicos apresentados. Em dois formatos, o prêmio destacou os melhores estudos, além de abrir novas oportunidades de engajamento e reconhecimento na comunidade científica.
O formato painel digital manteve sua importância tradicional, com os autores apresentando seus trabalhos ao longo da exposição. A grande novidade, porém, foi a inclusão das apresentações orais, que permitiram aos 20 semifinalistas a oportunidade de expor seus estudos diretamente à Comissão Avaliadora.
Os vencedores tiveram a possibilidade de apresentar seus trabalhos em um grande palco do IN24 antes das palestras principais, o que aumentou ainda mais a relevância de suas pesquisas. Os seis finalistas da apresentação oral foram convidados a integrar a programação científica do IN26 como speakers, enquanto todos os finalistas também garantiram adesões cortesia para a próxima edição. Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia especial, recebendo prêmios em dinheiro e o convite para ter seus trabalhos publicados nas próximas edições da ImplantNews, o que certamente ampliará o alcance de suas pesquisas.
Conheça os trabalhos ganhadores
Modalidade: Apresentação Oral
Categoria: Caso Clínico
1º lugar
020-AO: Reabilitação oral com implantes zigomáticos em adolescente com displasia ectodérmica. Relato de caso
Autores: Guilherme Costa do Amaral, Pedro Henrique da Hora Sales, Igor Lerner Hora Ribeiro, Marcio Estevam da Paz e Milton Edson Miranda
2º lugar
022-AO: Reconstrução óssea com rhBMP-2: abordagem multifatorial para reabilitação dentária com 10 anos de sucesso
Autores: Esteban Arroyo, Thiago Schneider e Carlos F. Mourão
3º lugar
032-AO: Correção de implante dentário mal posicionado com o uso de implante de zircônia e técnicas de regeneração óssea: relato de caso
Autores: Nayara Diniz de Queiroz, Felipe Leite Coletti, Suzana Clésia Silvério do Nascimento, Cássio Scardueli, Andrei Correa Guandalini e Elcio Marcantônio Junior
Modalidade: Apresentação Oral
Categoria: Pesquisa
1º lugar
062-AO: Bioatividade da Bauhinia forficata “pata-de-vaca” no metabolismo ósseo: um estudo in vivo do papel da fitoterapia na caracterização do reparo ósseo no diabetes tipo 2 para a Implantodontia
Autores: Letícia Pitol Palin, Isadora Castaldi Sousa, Fábio Roberto de Souza Batista, Dóris Hissako Matsushita, Paulo Noronha Lisboa Filho e Roberta Okamoto
2º lugar
065-AO: Efeito do revestimento do raloxifeno na formação óssea do peri-implante em ratos tibiais machos
Autores: Izabella Sol, Natália dos Santos Sanches, Caroline Liberato Marchiolli, Daniela Ponzoni, Roberta Okamoto e Idelmo Rangel Garcia Júnior
3º lugar
058-AO: Potenciais biomarcadores de resistência e resiliência na mucosite peri-implantar experimental: uma revisão sistemática e metanálise
Autores: Aldrin André Huamán Mendoza, Guilherme Castro Lima Silva do Amaral, Casimira Valeria Chuquimez Ventura, Nathalia Vilela Souza, Emanuel da Silva Rovai e Marinella Holzhausen
Modalidade: Painel Digital
Categoria: Caso Clínico
1º lugar
130-PD: Planejamento digital para reconstrução mandibular e instalação de implantes dentários produzidos por manufatura aditiva: um relato de caso
Autores: Alice Maria de Oliveira Silva, Vittorio Moraschini Filho, George Patrick Sotero Sturzinger, Jamil Awad Shibli, Daniel Costa Ferreira de Almeida e Rafael Seabra Louro
2º lugar
070-PD: Implante imediato em área estética com guia e provisório prototipados: relato de caso
Autores: Amanda Piol Cardoso, Gabriel Villas Boas Casotti Simão, Bruno Costa Martins de Sá, Jefferson Pires e Tarcio Hiroshi Ishimine Skiba
3º lugar
092-PD: Protocolo guiado: minimizando riscos e melhorando resultados
Autores: Laís Kawamata de Jesus, Ana Carla Gonçales de Souza, Ricardo Fantasia, Claudemir Garcia dos Santos, Rafael Carlos Mendes e Fellippo Ramos Verri
Modalidade: Painel Digital
Categoria: Pesquisa
1º lugar
156-PD: O revestimento de Odanacatib suporta a osseointegração de implantes na tíbia do rato
Autores: Caroline Liberato Marchiolli, Natalia dos Santos Sanches, André Luis da Silva Fabris, Roberta Okamoto, Francisley Avila de Souza e Idelmo Rangel Garcia Júnior
2º lugar
202-PD: Incorporação de dispositivo de fixação interna de poli (L-lactídeo-co-D, L-lactídeo) PLDLLA. Estudo in vivo
Autores: Letícia Gabriella de Souza Rodrigues, Harrisson Lucho Mamani Valeriano, Maria Eduarda de Freitas Santana Oliveira, Maísa Pereira da Silva, Paulo Sérgio Perri de Carvalho e Francisley Ávila Souza
3º lugar
180-PD: Impacto da estropausa induzida quimicamente ou por ovariectomia, associada ao uso do ácido zoledrônico no reparo ósseo alveolar de camundongos fêmeas C57Bl/6J
Autores: Ana Carolina Zucon Bacelar, Nataira Regina Momesso, Juliana de Aguiar Silveira Meira, Rafael Carneiro Ortiz, Claudia Cristina Biguetti e Mariza Akemi Matsumoto
Corporate Session: a hora das empresas
As corporate sessions concentraram-se nas apresentações de consultores científicos de empresas patrocinadoras do IN24, focando em novas tecnologias, produtos e serviços para a rotina clínica dos cirurgiões-dentistas. Foram diversas apresentações, entre conferências, mesas-redondas, cursos e atividades hands-on promovidas por 13 empresas do setor.
Ao todo, Implacil De Bortoli, Neodent, SIN, Criteria, FGM, Plenum, Singular, DSP Biomedical, Intraoss, JHS, Signo Vinces, TitaniumFix e Conexão levaram 38 ministradores para as suas corporate sessions, aproximando e conectando as empresas com o público do congresso.
ExpoIN24: espaço para bons negócios
Estandes lotados, lançamentos de produtos e muito networking. Assim foi a ExpoIN24, a exposição comercial do congresso, que reafirmou sua posição como a maior feira de negócios e inovações do setor odontológico na América Latina. Montada paralelamente às atividades científicas, a exposição serviu como principal ponto de encontro entre reabilitadores orais e as principais tendências apresentadas pelas principais marcas do segmento odontológico.
Com a presença de 107 empresas expositoras distribuídas em mais de 9.000 m2, os congressistas aproveitaram ao máximo a diversidade de ofertas, não apenas em produtos, soluções e serviços expostos nos estandes, mas também nas aulas ministradas pelas empresas, que ofereceram insights imediatos e aplicáveis para a evolução da rotina clínica. Esse formato dinâmico, que permitiu a interação direta entre público e empresas expositoras, garantiu uma experiência completa aos participantes. Além de estreitar relações, a exposição comercial movimentou quase R$ 100 milhões.
De acordo com Haroldo Vieira, diretor da VMCom, a ExpoIN24 resultou em um elevado volume de negócios para as empresas participantes, que ficaram satisfeitas com o congresso. “As mais de 100 empresas expositoras puderam divulgar e comercializar produtos, ampliar parcerias e mostrar ao mercado suas novidades. Foi uma grande oportunidade de interação entre especialistas e empresas, ampliando o nível de relacionamento”, destacou.
Tecnologia e beleza: os estandes do IN24
Além de promover milhares de bons negócios, a ExpoIN24 foi palco de muito networking, encontros e aprendizados. Com belos e tecnológicos estandes, as empresas puderam levar produtos, serviços e ressaltar seus estilos e identidades. Confira alguns dos estandes dos patrocinadores do IN24.
Livro oficial: publicação celebra a excelência na Reabilitação Oral
O IN24 foi palco para o aguardado lançamento do livro “Da Regeneração à Reabilitação Bucal Implantossuportada: Estado da Arte e Perspectivas Futuras”, da Santos Publicações, coordenado por Leandro Soeiro Nunes, José Cícero Dinato e Daniel Buser, renomados mestres da área de Cirurgia Regenerativa e Reabilitação Bucal. A obra, com o DNA inovador do congresso, já se posiciona como uma referência indiscutível para profissionais da área.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir exemplares autografados e conhecer de perto os autores, aproveitando a ocasião para discutir detalhes da obra. “O lançamento foi recebido com entusiasmo e como um reconhecimento ao esforço dos autores e organizadores. O livro reforça o legado do IN24 como referência em inovação e conhecimento na Odontologia”, afirma José Cícero Dinato, presidente do congresso.
Dividido em seis partes que cobrem todas as etapas da reabilitação oral implantossuportada, o livro oferece uma abordagem clínica detalhada. Com mais de 800 imagens ilustrando passo a passo os procedimentos, os 27 capítulos, escritos por 86 especialistas, tornam-se uma leitura obrigatória para quem busca se aprofundar nas práticas e técnicas mais avançadas. “Trouxemos o que tem de mais atual na Implantodontia, com muita ciência e experiência clínica”, observa Dinato.
O conteúdo vai desde a regeneração tecidual e implantes em alvéolos pós-extrações até a inserção de implantes em áreas cicatrizadas, fluxos digitais, reabilitação sobre implantes e manutenção peri-implantar. “Da cirurgia à prótese, as 354 páginas registram o brilhantismo do conteúdo. É uma lembrança de ouro de algumas aulas ministradas no IN24”, observa Paulo Rossetti, editor científico de Implantodontia da ImplantNews e que, ao lado de Bruno Kauer, assina um dos capítulos do livro que trata de planejamento digital.
Além de toda a experiência clínica compartilhada pelos autores, a obra inova ao incluir ferramentas que aprimoram o aprendizado, como orientações para citação, estimativa de tempo de leitura, palavras-chave, lições práticas e um QR code exclusivo para acessar as referências bibliográficas.
O livro segue à venda e pode ser adquirido diretamente com a Santos Publicações: (11) 5574-1200.
APP: uma experiência interativa
Neste ano, o IN24 trouxe uma experiência inovadora e conectada para seus participantes. Realizado com grande sucesso, o evento se destacou não apenas pela alta qualidade dos conteúdos apresentados, mas também pelo uso de um aplicativo exclusivo que transformou a maneira como os congressistas interagiram e aproveitaram cada momento.
Desenvolvido especialmente para o IN24, o app centralizou todas as informações essenciais, facilitando e dinamizando a experiência antes, durante e após o congresso. Com a programação completa ao alcance, os participantes puderam criar agendas personalizadas, recebendo notificações em tempo real sobre o início das atividades e atualizações na grade científica. Além da conveniência, o aplicativo promoveu networking ao possibilitar interações diretas com outros profissionais, speakers e empresas por meio de um chat integrado, fomentando trocas de conhecimento e novas parcerias.
Para tornar a experiência ainda mais envolvente e divertida, o app incluiu quizzes interativos. Após a realização do IN24, os congressistas ainda puderam baixar seus certificados de participação diretamente pela plataforma, agilizando o acesso ao documento de forma simples e eficiente.
Homenagem
A solenidade oficial de abertura do IN24, que aconteceu com o auditório Celso Furtado lotado, foi palco de uma homenagem a Antonio Carlos Cardoso, presidente de honra desta edição do evento. O professor foi responsável pela criação do primeiro curso de doutorado em Implantodontia do Brasil, instituído pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, o professor recebeu, das mãos de Claudio Miyake, secretário-geral do Conselho Federal de Odontologia, uma placa expressando o reconhecimento público pela sua atuação. Em seu discurso, Cardoso relembrou os desafios da criação do curso e compartilhou a conquista com colegas que participaram do projeto, como Ricardo Magini.
Podcast: diálogos com o DNA da Reabilitação Oral
O podcast do IN24 trouxe uma nova forma de consumir conteúdo sobre Reabilitação Oral, alinhando-se ao formato de mídia que mais cresce nos últimos anos. Com mais de 15 entrevistas gravadas em um estúdio compacto, estrategicamente localizado na ExpoIN24, em frente ao auditório Celso Furtado, os conteúdos e convidados trazem um conhecimento duradouro, pois serão disponibilizados nos canais de comunicação do IN24, permitindo que os profissionais continuem se beneficiando das discussões e insights compartilhados.
As conversas ocorreram ao longo dos quatro dias do evento, com especialistas de destaque que abordaram temas científicos relevantes e atuais, além de abrir espaço para representantes das principais empresas expositoras levarem suas novidades para debate no podcast.
Entre os temas abordados, estão “O dia a dia de trabalho com o digital”, “Como construir uma carreira de sucesso em Implantodontia”, “Valorização da Odontologia – qual o significado dos dias atuais?” e “Atração magnética de pacientes: marketing ético sem fórmulas mágicas”. Também foram discutidas questões científicas, como “O uso do laser na Reabilitação Oral – do ‘fim’ da periimplantite à Odontologia minimamente invasiva”, “Interdisciplinaridade”, “Estética e tendências” e “Célulatronco e osteonecrose”, entre outros.
Encontro de presidentes
Uma das gravações do podcast que mais chamou a atenção foi a reunião de seis presidentes históricos do IN: Laércio Vasconcelos (2009), Hugo Nary Filho (2011), Paulo Rossetti (2015), Mario Groisman (2017), Francisco Todescan (2022) e José Cícero Dinato (2024). Durante a conversa, em tom de descontração, os profissionais relembraram detalhes de cada edição e traçaram um fio condutor que explica o sucesso do IN24 através da constante evolução do congresso.