You are currently viewing Tratamento full face para gerenciamento do envelhecimento assistido

Tratamento full face para gerenciamento do envelhecimento assistido

O tratamento full face é considerado uma tendência nas técnicas de gerenciamento do envelhecimento assistido.

Entender que a Harmonização Orofacial é um tratamento a longo prazo e requer constância nos dá a possibilidade de um efetivo gerenciamento do envelhecimento com a excelência de resultados.

O QUE VOCÊ ENTENDE POR ENVELHECIMENTO?

O envelhecimento vai muito além de alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo. Ele pode ser visto como uma oportunidade em dois aspectos. Primeiro, de vida, em que com mais maturidade, discernimento e paciência tem-se a vontade de conquistar sonhos e alcançar metas com certezas e clarezas mais definidas. Ao mesmo tempo, a pele, antes firme e elástica, passa a exibir traços de flacidez. Envelhecer é perder contorno. O segundo aspecto é que, se observarmos pelo lado profissional, o envelhecimento torna-se uma grande oportunidade por ser a maior causa da procura pelos tratamentos de Harmonização Orofacial.

O tratamento bem-sucedido do envelhecimento facial, que alcance resultados atraentes e de aparência natural, pode ter um resultado positivo substancial na autoimagem de um indivíduo e na forma como ele é percebido por aqueles com quem mantém interações sociais. A aparência física, especialmente da face, é a informação mais acessível e pronta para os relacionamentos interpessoais, e estudos mostram correlação entre beleza e a impressão de bondade, inteligência e confiabilidade1-2.

Enquanto os tratamentos estéticos tradicionais com preenchedores concentram-se em eliminar as rugas individuais, como sulcos nasolabiais e linhas de marionete, valoriza-se cada vez mais a importância da restauração adicional de volume em áreas como as periorbitais, zigomático-malares, lábios e mento3-5. A necessidade de uma abordagem mais ampla para o resgate do rejuvenescimento facial passou a ser explorada, buscando atingir uma correção de volume ideal para combater o envelhecimento. Essa abordagem foi identificada como full face, uma tendência nas técnicas de gerenciamento do envelhecimento. A técnica oferece uma alternativa aos pacientes que desejam melhorar sua aparência facial como um todo, no entanto não estão prontos para os procedimentos cirúrgicos6.

Full face procura alcançar resultados naturais que realcem a harmonia e o equilíbrio facial, aliando procedimentos estéticos não cirúrgicos, como bioestimuladores de colágeno, toxina botulínica (TXB), fios de sustentação (lifting facial), terapia com laser de baixa potência, microagulhamento, peelings químicos, plasma rico em plaquetas (PRP), entre outros preenchedores. Entretanto, a sua realização exige que o profissional possua experiência, tenha conhecimento aprofundado da anatomia facial e das estruturas envolvidas, e que atenda os objetivos individuais dos pacientes, criando um plano de tratamento personalizado, haja vista que fatores como tipo de pele, idade e tratamentos anteriores podem impactar nos resultados alcançados7-9.

RELATO DE CASO CLÍNICO

Paciente do sexo feminino, com 50 anos de idade, expressou insatisfação com a flacidez e sinais de envelhecimento, e desejava realizar um tratamento que permitisse obter um resultado natural. Foram feitas uma anamnese minuciosa e uma análise facial detalhada, com o intuito de compreender o estágio do envelhecimento facial e estado metabólico. Foram identificadas em quais camadas da face atuar e propostos os seguintes procedimentos e produtos: toxina botulínica (TXB) Dysport, bioestimulador de colágeno ácido poli-lláctico (PLLA) Rennova Elleva e os ácidos hialurônicos (AH) Restylane Lyft, Volyme e Defyne.

A aplicação da TXB abrangeu os seguintes músculos: feixe frontal do occiptofrontal, corrugador do supercílio, prócero, orbicular dos olhos, mento, depressor do ângulo da boca, nasal e platisma (Figuras 1). Já o bioestimulador de colágeno à base de PLLA foi aplicado no formato de “F invertido” nas regiões de têmporas, zigomático-malar, ramo e borda de mandíbula (Figura 2), enquanto o AH foi direcionado às áreas de zigomático-malar, têmporas, ramo, ângulo e borda mandibular, mento, sulco nasogeniano, pré-jowls, sulco labiomentoniano e outras áreas de sombras, sulcos e rugas finas (Figuras 3).

As aplicações ocorreram bilateralmente nas hemifaces, de acordo com as necessidades locais, visando estimular a produção de colágeno, restaurar volume, reestruturar e atenuar os sinais de envelhecimento. O tratamento foi conduzido em uma única sessão de aplicação de TXB. Após 15 dias, foram realizadas mais duas sessões de aplicação do bioestimulador de colágeno PLLA, com intervalo de 30 dias entre elas. Após 30 dias, foram realizadas três sessões de AH (15 seringas).

CONCLUSÃO

Os resultados alcançados pela técnica full face foram satisfatórios e condizentes com a expectativa da paciente. Através dos procedimentos minimamente invasivos, foi possível melhorar a flacidez, diminuir marcas e rugas, realizar a miomodulação da musculatura e reposicionar tecidos faciais. Contudo, ressalta-se a importância das manutenções periódicas do gerenciamento do envelhecimento assistido para longevidade de resultado (Figuras 4 a 10).

Referências

  1. Swift A, Liew S, Weinkle S, Garcia JK, Silberberg MB. The facial aging process from the “inside out”. Aesthet Surg J 2021;41(10):1107-19.
  2. Faria GEL, Bento AM, dos Santos DB, Tartare A, Boggio RB. Embelezamento facial com injetáveis e principais diferenças entre os gêneros. Revista Brasileira Cirurgia Plástica 2021;36(1).
  3. Carruthers A, Carruthers J, Monheit GD, Davis PG, Tardie G. Multicenter, randomized, parallel-group study of the safety and effectiveness of onabotulinumtoxinA and hyaluronic acid dermal fillers (24-mg/ml smooth, cohesive gel) alone and in combination for lower facial rejuvenation. Dermatol Surg 2010;36(suppl.4):2121-34.
  4. Solish N, Swift A. An open-label, pilot study to assess the effectiveness and safety of hyaluronic acid gel in the restoration of soft tissue fullness of the lips. J Drugs Dermatol 2011;10(2):145-9.
  5. Donath AS, Glasgold RA, Meier J, Glasgold MJ. Quantitative evaluation of volume augmentation in the tear trough with a hyaluronic acid-based filler: a three-dimensional analysis. Plast Reconstr Surg 2010;125(5):1515-22.
  6. Schierle CF, Casas LA. Nonsurgical rejuvenation of the aging face with injectable poly-L-lactic acid for restoration of soft tissue volume. Aesthet Surg J 2011;31(1):95-109.
  7. Goisis M. Full-body and full-face treatment. In. Injections in Aesthetic Medicine. Springer 2013:209-21.
  8. Peng YP, Lin YW, Yang YY. System strategy to achieve full-face aesthetic with hyaluronic acid fillers: yes-lifting and pyramid-volumized approaches. Advances in Oral and Maxillofacial Surgery 2022;5.
  9. Cartier H, Hedén P, Delmar H. Repeated full-face aesthetic combination treatment with AbobotulinumtoxinA, hyaluronic acid filler, and skin-boosting hyaluronic acid after monotherapy with AbobotulinumtoxinA or hyaluronic acid filler. Dermatol Surg 2020;46(4):475-82.