You are currently viewing Empresas projetam o verdadeiro recomeço em 2023

Empresas projetam o verdadeiro recomeço em 2023

Porta-vozes das principais empresas do setor falam sobre as expectativas para esse novo ano.

Por Renata Putinatti

Estamos vivendo dias que representam uma nova era: finalmente podemos dizer que a pandemia ficou no passado. Esse período difícil trouxe aprendizados, novas maneiras de fazer negócio, acelerou a transformação digital e impôs a inovação como motor principal de qualquer segmento. Em 2023 paira aquela boa expectativa de recomeço, de casa arrumada e de normalidade: eventos presenciais, consultórios a todo vapor, universidades com aulas presenciais, pesquisas retomadas, mercado aquecido.

Depois de tantos desafios nos últimos três anos, o mercado celebra 2023 com muito otimismo. As empresas preparam expansões, lançamentos de produtos, investimento em negócios internacionais e ampliação de estrutura física. A Odontologia fez a lição de casa, olhou para além do problema no presente e soube se preparar para o futuro – e agora colhe os frutos. A seguir, confira as declarações dos porta-vozes das principais empresas do setor e suas expectativas para este ano.

“A empresa vem crescendo em um ritmo exponencial, triplicando o negócio nos últimos dois anos, isso com base na forte captura de market share no Brasil e por conta do crescimento internacional – já são mais de 30 mercados em que a marca atua. Para 2023, esperamos novamente um crescimento forte no Brasil, com novas linhas sendo lançadas e um avanço de três dígitos no mercado internacional, com a aceleração nos Estados Unidos, Europa e América Latina, onde já atuamos com força. Também há a chegada da marca em vários países da Europa Central e Leste, Ásia e África.”
Felipe Leonard, CEO da SIN Implant System.

“A Implacil De Bortoli viverá uma nova fase em 2023. Motivada pelo crescimento acelerado nos últimos anos, a empresa confirma sua expansão com a inauguração da unidade II em Alphaville (SP), com área de 6.000 m² para duplicar a capacidade de produção, novos escritórios e um moderno centro de convenções – com um auditório de 120 lugares, duas salas para hands-on e uma extensa área de convivência – para receber os especialistas que forem nos visitar ou participar dos cursos de imersão do Instituto Nilton De Bortoli, que funcionará no mesmo local. A unidade I, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo, seguirá funcionando normalmente. Com esta ampliação, a Implacil espera atender às demandas da Implantodontia, que segue em expansão no Brasil e no mundo, mantendo o foco em Ciência e inovação no desenvolvimento de novos produtos, educação continuada, apoio às pesquisas científicas e contínua atenção da nossa equipe aos clientes. Para isso, oferecemos uma linha de produtos exclusivos que, em associação com empresas de renome que representamos, entregam uma solução completa ao clínico.”
Aluizio Canto, CEO da Implacil De Bortoli.

“Seguimos otimistas para 2023, uma vez que as projeções de mercado indicam um cenário melhor de retomada da economia global do que aquele anteriormente sugerido após o período da pandemia. Continuamos trabalhando para o fortalecimento e desenvolvimento das indústrias brasileiras, que buscam destaque na fabricação de insumos tecnológicos e de qualidade a um custo acessível para o mercado nacional e competitivo para mercados internacionais. Provavelmente, teremos mais lançamentos ao longo desse ano, o que trará mais solidez, destaque e crescimento à Plenum Bioengenharia – uma vez que vamos ampliando o leque de soluções cada vez mais personalizadas para os cirurgiões-dentistas. O calendário de excelentes eventos de Implantodontia e inovação para 2023 favorecerá a exposição e divulgação das nossas inovações.”
Alberto Blay, presidente da Plenum.

“O ano de 2023 será histórico para a nossa empresa, pois completamos 30 anos de produção de implantes dentários. Desde 1993, não paramos de crescer, especialmente nos últimos dois anos, em que a saúde virou um tema mais presente do que nunca para a sociedade. Se formos falar em soluções digitais, o Virtuo Vivo, nosso escâner digital, teve número recorde de vendas em 2022 e acreditamos que em 2023 será ainda mais utilizado nos consultórios do País. A Yller, com a linha de resinas e biomateriais, vem com diversos lançamentos, principalmente focados nas impressões 3D, que facilitam o dia a dia dos profissionais da área. Em 2022, trouxemos o implante cerâmico Zi, que é um produto revolucionário no mercado de estética brasileiro, com a tradição, qualidade e segurança dos produtos da Neodent. Nesse ano de celebração, espero ter a oportunidade de encontrar todos no Neodent Congress, nosso maior evento científico internacional.”
Matthias Schupp, CEO da Neodent e EVP Grupo Straumann América Latina.

“Em 2023, a FGM está com o olhar voltado ao mercado externo. Hoje, atuamos em mais de 100 países e nosso objetivo é alcançar 125 países em três anos, um crescimento de 25%. No momento, o foco está nos mercados da América Latina e Estados Unidos, onde traçamos uma estratégia de convergência entre os canais digitais e presenciais para a expansão da empresa em 2023, assim como parcerias em private label. Além da expansão no mercado externo, em 2023, também estamos dando sequência na ampliação da nossa presença no mercado brasileiro. Em 2022, a empresa abriu uma loja conceito em São Paulo (SP) com espaço para cursos, demonstrações e experimentações. Agora, em 2023, abre as portas de sua segunda loja, localizada em Porto Alegre (RS), que contará com todo o portfólio de implantes da marca e será um novo canal de interação entre a FGM e os profissionais de Odontologia. O objetivo é chegar a dez unidades espalhadas pelo País nos próximos anos.”
Bianca Mittelstädt, CEO da FGM Dental Group.

“Em 2023, acreditamos que as oportunidades superarão os desafios impostos pela instabilidade macroeconômica, inflação e eventual recessão em muitos países em decorrência do impacto da Covid-19 nas cadeias de fornecimento, assim como a guerra da Ucrânia. As corporações que não tiverem um plano de crescimento sustentável e ações de contingências podem sofrer grandes perdas neste cenário. Por outro lado, vemos com muito otimismo as perspectivas no segmento dental. Existe uma conscientização coletiva do cuidado com a saúde bucal e estética, que contribui para a melhora da autoestima. Diante deste cenário, prevemos um aumento acima de dois dígitos na quantidade de tratamentos odontológicos neste ano e, consequentemente, mais oportunidades para empresas com produtos de qualidade e serviços de excelência. Em breve, a Geistlich lançará novas soluções complementares para regeneração óssea e tecidual, visando elevar o padrão-ouro para os pacientes, garantindo resultados satisfatórios a longo prazo e evitando retrabalho e prejuízos para os dentistas. Nossa motivação está fundada nos principais valores da empresa, como pioneirismo, inovação e embasamento científico.”
Rodrigo Didario, general manager Brazil da Geistlich Pharma do Brasil.

“A Dérig está enxergando 2023 como um tempo de grandes oportunidades e conquistas. Ao longo desse ano, disponibilizaremos ao mercado novas soluções, especialmente no que diz respeito à reabilitação de maxilas atróficas. A Odontologia Digital, como não poderia deixar de ser, também será foco permanente da companhia, seguindo nossa tradição de buscar sempre o que há de mais inovador. Estaremos concentrados em desenvolver soluções que representem o estado da arte em ancoragem e reconstruções estético-funcionais. Além disso, estamos desenvolvendo novas parcerias que, com certeza, contribuirão sobremaneira para o crescimento da participação de mercado da empresa. Para o último trimestre do ano, temos como objetivo o início do planejamento estratégico visando à mudança da planta atual para uma nova planta fabril, mais adequada às necessidades dos nossos clientes e colaboradores. Por tudo isso, esperamos que 2023 seja de grandes conquistas para a Dérig e, principalmente, para todos aqueles que nos cercam.”
Orlando Meirelles, diretor executivo/CEO da Dérig Implantes.

“Em 2022, tivemos um crescimento expressivo e, seguindo essa tendência, estamos otimistas para 2023. Acreditamos na manutenção do ritmo de crescimento por um movimento forte de cuidado dentário, apesar das incertezas econômicas. Vamos ampliar ainda mais nossa participação no mercado de biomateriais, lançando ao longo do ano novos produtos e aumentando a abrangência do nosso portfólio. Estes produtos irão facilitar o trabalho dos dentistas e melhorar a recuperação do paciente. É o momento de inovar, aumentar nossa capilaridade e trazer força para a marca Baumer, provendo soluções completas com a melhor qualidade possível.”
Bruno Baumer, gerente de mercado da Baumer.

“A Curaprox é uma empresa que se preocupa em primeiro lugar com a saúde das pessoas. A alta tecnologia e sofisticação sempre foram características marcantes de seus produtos. Para 2023, continuaremos investindo em atividades educacionais e valorizando os cirurgiões-dentistas. O atendimento impecável, a constante valorização dos clientes e a consciência social e ambiental também serão pilares para a nossa atuação em 2023. No cenário pós-pandemia, o atendimento omnichannel ganhou impulso e será a tendência do mercado para os próximos anos. Esperamos um significativo crescimento do nosso e-commerce e das parcerias institucionais.”
Milton Ramalho, Erik Vidal e Hugo Lewgoy, diretores da Curaprox Brasil.

“Tivemos uma forte performance em 2022, conseguindo expandir a adoção de nossas soluções entre profissionais de Odontologia no Brasil, ajudando os dentistas na promoção de saúde bucal de seus pacientes. Expandimos significativamente o lançamento da linha de escovas elétricas Philips Colgate SonicPro e continuamos a proporcionar informação científica e educação à comunidade odontológica sobre nossas tecnologias e produtos. Para 2023, temos expectativas ainda maiores – começando com o 40º Ciosp, onde engajamos milhares de dentistas e estudantes por meio de palestras e atividades de experimentação e imersão. Também estamos respondendo ao crescimento do comércio eletrônico com novas iniciativas: além da nossa plataforma Colgate PRO, destinada à venda de produtos para os consultórios, vamos lançar o Colgate Direto, uma solução inovadora que proporcionará aos dentistas uma plataforma para recomendar produtos de higiene bucal a seus pacientes. Com alguns cliques, eles poderão confirmar a compra e receber os produtos em casa, com toda a conveniência e agilidade. Estamos muito otimistas e, com certeza, começando outro excelente ano de trabalho junto a todos os nossos parceiros, incluindo dentistas, universidades, professores, associações e distribuidores.”
Fabiano Carvalho, diretor de relações profissionais da Colgate-Palmolive Brasil.

“O ano de 2023 promete ser desafiador e, ao mesmo tempo, repleto de oportunidades para empresas com foco em pensamento criativo, alta performance, sustentabilidade e globalização. Humanização dos processos, marketing multiplataformas, diferenciais competitivos e valorização real dos clientes serão fundamentais em todos os setores. No nosso plano de negócios para este ano estão a inauguração da importadora, exportadora e distribuidora de produtos da New Dental Care, com 1.500 m², na cidade de São Paulo (SP), bem como a inauguração de um escritório em Miami para iniciar as operações nos Estados Unidos. Ambos estão previstos e confirmados para o mês de abril. Manteremos a nossa fábrica atual em Ribeirão Preto (SP) e iniciaremos as obras para a construção da nova fábrica, com previsão de inauguração em 2024. Além disso, consolidaremos colaborações com grandes empresas do setor de Odontologia que tenham sinergia com nossos produtos no segmento premium de alta performance, para alavancar nossos negócios de maneira escalonável e em conjunto.”
Fábio Bezerra, sócio-fundador da New Dental Care.