O implante cerâmico Zi, novo lançamento da Neodent, tem como diferencial um sistema que combina flexibilidade e estabilidade.
A Neodent acaba de anunciar o lançamento mundial do implante cerâmico Zi (Neodent Zirconia Implant System), que chegará em março em todos os mercados simultaneamente.
Além das propriedades estéticas da zircônia, o novo produto tem como diferencial um sistema que combina flexibilidade e estabilidade. A flexibilidade se dá pela solução de duas peças, com a conexão patenteada ZiLock, projetada com um parafuso mais longo, que proporciona um encaixe seguro entre o implante e o pilar de zircônia. Esse fator também melhora o desempenho da zircônia e otimiza a distribuição de força ao longo da conexão interna. A ligação é feita com seis ressaltos e seis pontos, o que resulta em um posicionamento preciso do cilindro, protegendo contra a rotação.
Já a estabilidade é permitida pelo design cônico da peça, projetada para o imediatismo previsível em todos os tipos de ossos. Esse desenho foi desenvolvido para imitar o formato da raiz do dente e obter alta estabilidade primária.
Foram cinco anos de desenvolvimento desse implante, em uma cooperação de pesquisa e tecnologia envolvendo equipes da Alemanha, Suíça e Brasil. O Zi – disponível nas medidas 10 mm, 11,5 mm e 13 mm – tem superfície trabalhada com recursos tecnológicos de alta precisão para alcançar um perfeito acoplamento entre o pilar e o implante. “Nossa intenção era oferecer uma solução pioneira em nível mundial, sempre aliando segurança, qualidade e a garantia de um produto competitivo. A Neodent sai na frente por ter uma tecnologia de manufatura injetada que oferece maior resistência à zircônia. Isso está aliado ao uso do pilar angulado sobre o implante e ao inovador sistema ZiLock, que reduz os impactos do sistema mastigatório”, afirma Geninho Thomé, presidente científico da Neodent.
O implante cerâmico apresenta resistência e qualidade semelhantes ao de titânio, mas com o diferencial do ganho de estética devido à coloração branca do material, que confere aspecto mais natural, sobretudo para ser utilizado na região anterior.
Geninho Thomé comenta que, durante a fase de pré-lançamento, a tecnologia foi reconhecida por profissionais do mundo todo, inclusive do Brasil, e aprovada por unanimidade por equipes lideradas por grandes nomes da Implantodontia. A partir de abril, a Neodent inicia uma série de MasterClasses on-line apresentando o novo produto e oferecendo treinamento para mostrar as características desse implante de zircônia e os protocolos quanto à preparação do leito receptor. As inscrições podem ser feitas no site da empresa.
Nova certificação da Comunidade Europeia
A Neodent é a primeira empresa brasileira na área de Implantodontia a receber a nova certificação European Medical Device Regulation (EU-MDR 745/2017), necessária para que os produtos continuem a ser comercializados nos países membros da Comunidade Europeia após 2024 – quando as certificações antigas perderão a validade. Foram impostos procedimentos mais rígidos de qualidade, assim como exigências de conformidade em todos os processos.
Dentre as preocupações da Comunidade Europeia estão a garantia da segurança clínica do produto e a avaliação de sua biocompatibilidade seguindo metodologias de testes estabelecidas por normativas internacionais, demonstrando ser compatível biologicamente e não agente de alergias ou com risco de rejeição. Matéria-prima, desenho e indicação de uso também são avaliados.
A Neodent criou o time de segurança clínica multidisciplinar, que desenvolveu o projeto de conformidade com os requisitos exigidos durante três anos e meio. “O mercado europeu é considerado desafiador pelo nível de exigência. E, ao passar por essa certificação com sucesso e sem a necessidade de alterar os produtos, podemos afirmar que a Neodent já apresentava níveis rigorosos de desenvolvimento e controle de qualidade muito antes de ser exigida para isso”, comemora o CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann na América Latina, Matthias Schupp.