Um guia técnico para orientar a substituição de micropilares cônicos em uma prótese total fixa implantossuportada

Um guia técnico para orientar a substituição de micropilares cônicos em uma prótese total fixa implantossuportada

Compartilhar

Uma seleção dos artigos científicos mais relevantes publicados recentemente nos periódicos internacionais.

Hess TA, Ramos Jr. V, Buglione D. A technique to guide replacement of multiunit abutments supporting an existing implant-supported fixed complete denture. J Prosthet Dent 2020;124(3):270-3.

Por que é interessante: algumas vezes, durante um procedimento de limpeza rotineira ou por inúmeras razões, o paciente pode apresentar um pilar danificado ou um parafuso protético fraturado que demanda a troca do pilar por um novo. No entanto, nem sempre os implantes estão em uma posição ideal e, quando um pilar angulado é usado, essa troca de componente é ainda mais complicada para o dentista.

Desenho experimental: esse artigo não é um estudo, mas sim um guia com passo a passo descritivo para uma correta aplicação do método durante a consulta odontológica de substituição de micropilares cônicos angulados. Para tanto, os autores utilizam fotos didáticas e passos citados numericamente para um fácil entendimento.

Os achados: embora não seja uma complicação comumente documentada, a fratura ou dano do pilar de uma prótese múltipla exige substituição. Remover ou reposicionar corretamente o micropilar de um implante pode ser particularmente difícil, especialmente de um implante posterior ou angulado. Uma gaze deve ser usada para proteger a garganta do paciente durante a remoção dos parafusos protéticos e pilares. Uma chave de torque em ângulo reto permite ao dentista apertar ou afrouxar o parafuso e é fortemente recomendada em oposição ao posicionamento e torque manual.

Conclusão: a técnica descrita no presente estudo auxilia na captura com precisão do atual posicionamento da indexação do micropilar angulado. Ela também auxilia na correta substituição por um novo pilar angulado, sem uma abordagem de tentativa e erro envolvendo múltiplas inserções e apertos do parafuso do pilar.

Veja o artigo original aqui.

João Paulo Mendes Tribst
Mestre e doutorando em Odontologia Restauradora, especialidade Prótese Dentária – Unesp/São José dos Campos.