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Transformação digital e novas tecnologias para captação de pacientes em Odontologia

Fábio Bezerra aborda um caminho lógico e bem estruturado de uso racional da tecnologia em favor da diferenciação profissional do cirurgião-dentista.

A Odontologia brasileira é reconhecidamente uma das melhores do mundo. Mas, infelizmente, o acesso a tratamentos complexos de alta performance usando tecnologia high end, como os realizados em Implantodontia, Reabilitação Oral, Ortodontia e Harmonização Orofacial, é restrito a aproximadamente 5% da população economicamente ativa. Isso torna o mercado odontológico cada vez mais competitivo.

Em uma matemática simples, somente 12 milhões de brasileiros têm condições financeiras de submeter-se a tratamentos que envolvam alta tecnologia e que tenham maior valor agregado. Se somarmos a este cenário o fato de que temos mais de 640 faculdades de Odontologia em funcionamento – número superior ao número de faculdades de Odontologia do mundo inteiro somadas – colocando cada vez mais profissionais no mercado semestralmente, em um país que já possui aproximadamente 400 mil cirurgiões-dentistas ativos – que representam mais de 20% do total global –, nos deparamos com um cenário desafiador para que os nossos consultórios e clínicas sejam economicamente viáveis.

Não importa se você possui um consultório, vários consultórios em sua clínica ou uma rede de clínicas. Todos, sem exceção, estamos lidando com o maior de todos os desafios, que é manter os nossos pacientes e conquistar novos clientes em um ambiente em que as redes sociais e a internet consomem inúmeras horas de geração de conteúdo em busca de autoridade, diferenciação e captação de novos clientes.

Nesta coluna – e nas próximas – abordaremos um caminho lógico e bem estruturado de uso racional da tecnologia em favor da nossa diferenciação profissional, já que ser bom tecnicamente, em minha opinião, é muito mais uma obrigação do que uma virtude na atualidade, o que não é suficiente para garantir o sucesso do nosso negócio.

Não adianta sermos bons se o nosso público-alvo não souber disto. Também não adianta continuarmos com as mesmas estratégias e esperar que resultados diferentes aconteçam.

É preciso entender que o mercado de hoje é diferente do que era alguns anos atrás, e será diferente nos próximos anos. Por isso, existe a necessidade de uma transformação profissional digital de maneira imediata para que você, sua equipe e seu negócio ganhem destaque localmente, no Brasil ou globalmente.

O caminho lógico envolvendo ferramentas e estratégias digitais personalizáveis, aplicáveis e escaláveis para o seu negócio segue uma ordem cientificamente consistente: diferenciação digital em múltiplos canais de mídia on-line (omnicanalidade), definição do seu público-alvo (personas), estratégia personalizada de captação de leads (Google ADS apoiado em ferramentas de geolocalização e segmentação look a like), assistentes virtuais com inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (PLN), landing pages, funis de venda e conversão de clientes. Fique atento e pesquise sobre estes temas, pois eles poderão ser caminhos importantes para o sucesso do seu negócio e carreira profissional.