Técnica para estabelecer bom contorno cervical em casos unitários de implantes imediatos
Post published:17 de julho de 2022
Caso clínico apresentado por Ivete Sartori e Elisa Sartori descreve uma sequência de tratamento adotada em uma indicação de exodontia do elemento 36.
Quando um elemento dental é perdido, sabe-se que a manutenção do contorno dos tecidos é de extrema importância para que a coroa implantossuportada se assemelhe ao dente natural e os tecidos moles tenham bom comportamento. Assim, frente à indicação de exodontia de um elemento dental, busca-se indicar a técnica de implantes imediatos com provisionalização imediata para que a coroa provisória consiga manter os contornos determinados pela coroa dental.
Depois do período de osseointegração, os contornos obtidos podem ser mantidos pelo correto contorno da coroa definitiva. O caso clínico a seguir descreve uma sequência de tratamento adotada em uma indicação de exodontia do elemento 36 (Figuras 1 a 11).
Ivete Sartori Mestra e doutora em Reabilitação Oral – Forp/USP; Professora dos cursos de especialização em Implantodontia – Fundecto/USP, dos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade Ilapeo, dos cursos de aperfeiçoamento em Implantodontia da APCD (Bauru) e da Clínica Mollaris, em Portugal. Orcid: 0000-0003-3928-9430.
Autora convidada:
Elisa Mattias Sartori Especialista em CTBMF – Universidade do Sagrado Coração; Mestra e doutora em CTBMF – Unesp Araçatuba; Doutorado sanduíche e pós-doutorado – Universidade de Michigan (EUA); Professora em cursos de especialização, mestrado e doutorado – Faculdade Ilapeo. Orcid: 0000-0002-3423-3617.