Odontologia funcional ou estética? Conceitos diferentes que se completam no sorriso do paciente.
Uma das primeiras lições que aprendemos na faculdade é que estética e função devem caminhar juntas, sempre em benefício do paciente. No entanto, os procedimentos estéticos acabam sempre se destacando na programação dos congressos e dos cursos livres, independentemente da especialidade, figurando entre os temas que mais geram interesse na Odontologia.
Na prática, esse conhecimento valoriza o trabalho, gera satisfação ao paciente e pode ser traduzido em prestígio profissional. Todos nós conhecemos alguns colegas cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária que conseguiram construir uma grande reputação e carreiras de merecido sucesso a partir dos resultados estéticos e do refinamento técnico de seu trabalho.
Normalmente, a origem dessa veneração inflamada pelos belos sorrisos é atribuída aos pacientes, que chegam ao consultório mostrando a foto da Bruna Marquezine ou da Margot Robbie, mas é possível que essa explicação seja apenas uma parte da realidade. Cirurgiões-dentistas, TPDs e pacientes assistem aos mesmos filmes e séries, além de frequentarem as mesmas redes sociais. Ou seja, mesmo que os profissionais tenham olhos mais treinados para enxergar defeitos e qualidades que os pacientes sequer desconfiam que existem, estamos todos juntos no mesmo baú de referenciais de beleza, compartilhando gostos e admirações, conscientemente ou inconscientemente.
Dessa forma, é sempre uma satisfação poder oferecer um sorriso saudável e bonito para nossos pacientes, embora o desafio técnico também seja crescente. Pensando nisso, preparamos essa edição do suplemento ImplantNews com foco em um conjunto de casos clínicos conduzidos por colegas experientes e cujo trabalho é de comprovada qualidade.
Nas páginas a seguir, você encontrará situações com diferentes níveis de complexidade e abordagens distintas. Em algumas delas, o planejamento envolve a integração de diferentes especialidades, provando que a complexidade do trabalho em equipe também precisa ser superada quando se espera um resultado superior.
Não existe tratamento odontológico que ofereça o rosto, o físico e o carisma da Margot Robbie aos nossos pacientes. No entanto, o multiverso da Odontologia está cada vez mais rico e repleto de opções terapêuticas para proporcionar sorrisos encantadores, esculpidos especialmente para cada indivíduo.
Paulo H. O. Rossetti
Editor científico de Implantodontia. Orcid: 0000-0002-0868-6022
Antônio Wilson Sallum
Editor científico de Periodontia. Orcid: 0000-0002-7158-984X
Marco Antonio Bottino
Editor científico de Prótese Dentária. Orcid: 0000-0003-0077-3161