A confecção de provisórios com resina bisacrílica é um método prático e rápido para a confecção de provisórios, principalmente nos casos de laminados e coroas. As limitações são a dificuldade no reembasamentos das margens e na remoção dos excessos marginais, além da alteração de cor e fragilidade em fina espessura para longos períodos de uso. Os provisórios de resina bisacrílica geralmente são aderidos aos preparos por sistemas adesivos em pequenas áreas de condicionamento ácido, auxiliando na retenção, porém tornando sua remoção difícil.
Uma forma de facilitar a sua remoção é a realização de pequenos sulcos na superfície da resina, sem tocar na superfície do preparo dental. Preferencialmente, devem ser usadas pontas montadas diamantadas em baixa rotação, com o auxílio de contra-ângulos multiplicadores. O rompimento dos pontos de contato interproximais deve ser feito com pontas diamantadas finas e, com o auxílio de instrumentos com pontas rígidas, como um hollemback, realizamos leves movimentos de torção fraturando a resina superficialmente.
Caso clínico
Paciente com dentes 11 e 21 escurecidos e tratados endodonticamente, com amplas restaurações em resina composta. A queixa principal era a insatisfação com a cor e forma dos dentes anteriores.