O I Fórum Brasil Inovador, organizado pela empresa, reuniu especialistas de diversas áreas da saúde para avaliar os caminhos da tecnologia, em especial na Odontologia.
A Plenum Bioengenharia realizou um encontro para discutir o impacto das inovações tecnológicas sobre os setores odontológico e médico no que diz respeito à melhora no atendimento e melhora de vida da população como um todo. O I Fórum Brasil Inovador aconteceu no dia 31 de outubro na sede da Plenum, em Jundiaí (SP), e reuniu renomados especialistas na área da saúde e integrantes dos setores público, privado e da academia.
De acordo com Alberto Blay, presidente e fundador da Plenum, o Fórum é uma iniciativa que enfatiza o desejo de buscar soluções que impulsionem o crescimento da Odontologia, unindo indústria, órgãos do governo e universidades com foco no futuro da educação, da ciência e da evolução tecnológica. “Tenho imenso orgulho em ver a inovação ganhando cada vez mais espaço no ecossistema de saúde do Brasil. Esse encontro reforça nosso compromisso de fortalecer a cadeia produtiva brasileira e promover soluções inovadoras para o setor de saúde, beneficiando toda a sociedade”, detalha Blay.
O Fórum foi iniciado com o Painel Odontológico, que contou com a participação de Magda Feres (Harvard Medical School Boston, EUA), Giussepe Romito (Faculdade de Odontologia da USP), Bianca Pulino (Hospital Sírio Libanês) e Raphael Guerra (Hospital Sírio Libanês).
O moderador foi Jamil Shibli, que discutiu a importância do biomimetismo para o corpo humano e como o setor privado pode interagir com as instituições de ensino superior.
Na atividade, Feres e Romito enfatizaram a importância dessa simbiose entre academia e empresa, voltados para obter o bem comum, principalmente na área da saúde pública brasileira. Na sequência, um ponto abordado por Guerra foi o tratamento de pacientes fissurados que, com o avanço da inovação dos materiais cerâmicos customizados, podem ter seu tempo de tratamento reduzido e melhora da autoestima. Por fim, Bianca ressaltou a importância do desenvolvimento da Plenum frente a outras instituições internacionais que ainda estão engatinhando no desenvolvimento de materiais impressos customizados, como o caso da Suíça, na Universidade de Basel.
O Fórum ainda foi palco do Painel Médico, que reuniu médicos, professores e gestores para debater a importância do avanço tecnológico das manufaturas aditivas e novos biomateriais, como polímeros e cerâmicas. Além disso, pontos como a integralização da saúde no Brasil e facilidades de tratamento foram discutidos no contexto atual da saúde brasileira.