AUTORES
Rafael Ortega-Lopes
Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp. *Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp.
Claudio Ferreira Nóia
Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp.
Henrique Duque de Miranda Chaves Netto
Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp.
Valdir Cabral Andrade
Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp.
Castelo Pedro Vemba Cidade
Mestrando em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – FOP-Unicamp.
Renato Mazzonetto (in memoriam)
Ex-professor titular da Área de CTBMF – FOP-Unicamp.
RESUMO
Quando o tema refere-se a enxertos e reconstruções ósseas em grandes proporções, sabe-se que o osso autógeno ainda é o biomaterial de escolha do profissional, sendo a região de crista ilíaca a mais utilizada como área doadora. Porém, dentre as desvantagens da sua utilização destaca-se o alto potencial de reabsorção deste enxerto, que em alguns casos pode ser observado no momento da colocação do implante, inviabilizando a sua inserção. O presente trabalho teve como objetivo apresentar um relato de caso clínico de reconstrução óssea de maxila severamente reabsorvida com a utilização de enxerto ósseo autógeno de crista ilíaca, apresentando considerações clínicas que otimizaram esta modalidade de tratamento. A prévia compressão da porção medular do enxerto em bloco, o preenchimento com osso particulado autógeno dos espaços entre os blocos inseridos, bem como a redução do tempo entre a enxertia e a inserção dos implantes foram determinantes na ausência de reabsorção do osso autógeno observada no momento do segundo tempo cirúrgico, adotando-os como protocolo cirúrgico para este tipo de reabilitação.
Unitermos – Atrofia; Maxilares; Implantes dentários.
ABSTRACT
This study aimed to present a case report on the reconstruction of a severely resorbed maxilla using the autogenous iliac crest bone graft, highlighting clinical considerations to optimize this treatment modality. Previous compression of the marrow portion added to the filling with particulate autogenous bone between block grafts, as well as less time between grafting and implant placement were instrumental in the absence of bone resorption at the second-stage moment, adopting this protocol for this procedure.
Key Words – Atrophy; Jaws; Dental implants.
Recebido em set/2011
Aprovado em fev/2012