Para Maristela Lobo, é importante que o cirurgião-dentista saiba avaliar as diferentes posturas labiais do seu paciente, considerando posições estáticas e dinâmicas.
Vou começar esse texto com uma frase de Imannuel Kant: “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha”. Quando peço aos colegas e alunos para elencarem os elementos que compõem o sorriso estético e harmonioso, poucos são aqueles que conseguem especificar características sem recorrer à percepção abstrata do “senso estético”.
Um sorriso considerado estético e agradável apresenta características como exposição radial ao sorrir, alinhamento dental, cor clara dos dentes, dominância de incisivos centrais, dominância de papila entre os incisivos centrais, ascendência de papilas da linha média em direção aos dentes posteriores, curvatura dos dentes superiores coincidindo com a curvatura do lábio inferior, forma dos dentes adequada para a face, comissuras bucais subindo em direção ao arco zigomático, tubérculo do lábio (estômio) mais baixo do que as comissuras, volume labial adequado e ausência de assimetrias estáticas e dinâmicas.
Como o ato de sorrir é um processo dinâmico, a beleza do sorriso não depende apenas do correto posicionamento dentário e esquelético, mas também da disposição equilibrada do periodonto de proteção e da anatomia e funcionamento da musculatura perioral. O primeiro ponto de observação é o fato de que o nosso paciente apresenta mais de um tipo de sorriso. Identificar, registrar e categorizar esses sorrisos torna-se fundamental. É um exercício de observação diagnóstica.






A posição do lábio durante as dinâmicas de sorriso e fala está diretamente relacionada à infraestrutura interna da boca, isto é, à configuração tridimensional da maxila e da mandíbula, o fenótipo periodontal e a posição dos dentes. É importante que o cirurgião-dentista saiba avaliar as diferentes posturas labiais do seu paciente, considerando posições estáticas e dinâmicas, a fim de diagnosticar atividades musculares excessivas e outros fatores associados ao comportamento funcional e estético do lábio.

Mestra em Odontologia (área de Cariologia) e doutora em Clínica Odontológica (área de Dentística) – FOP-Unicamp; Especialização em Periodontia – EAP-APCD; Professora do curso de pós-graduação lato sensu em Odontologia; Coordenadora da especialização em Periodontia Senac SP e Mandic SP; Coordenadora da especialização e do mestrado especial em Harmonização Orofacial e coordenadora da especialização em Periodontia – SLMandic.
Orcid: 0000-0003-0595-8851.