You are currently viewing O interessante (e complexo) universo dos biomateriais

O interessante (e complexo) universo dos biomateriais

É sempre interessante poder observar a evolução da Implantodontia em uma linha do tempo, escalando degrau por degrau ao longo das décadas até os dias de hoje. No entanto, precisamos admitir que, sem os procedimentos de enxertia, a reabilitação com implantes estaria restrita a um grupo bastante limitado de pacientes. E a própria Periodontia também evoluiu muito nesse contexto com os procedimentos em tecidos duros e moles. E essa foi a mola propulsora para o desenvolvimento de uma enorme variedade de biomateriais voltados para a Odontologia.

Inegavelmente, a inserção dos biomateriais na rotina do cirurgião-dentista acrescentou uma camada extra de complexidade aos tratamentos de reabilitação oral. Cada opção de material disponível no mercado tem suas próprias características, que se encaixam (ou não) dentro de um certo conjunto de técnicas e objetivos clínicos. Sendo assim, conhecer profundamente a aplicação dos principais biomateriais, e manter-se atualizado com as inovações nesse campo, tornou-se uma missão obrigatória para todos os profissionais que atuam na Implantodontia e na Periodontia.

Para ajudar o especialista nessa desafiante tarefa, a ImplantNews decidiu reservar um suplemento inteiro para mostrar uma visão atualizada dos biomateriais em seus principais formatos. Convidamos um grupo especial de professores para a produção desse conteúdo, que cada um deles teve liberdade para apresentar conforme seus critérios. O material produzido foi tão farto que foi necessário expandir o suplemento.

Você pode conferir o resultado deste interessante trabalho nas páginas a seguir, que preparamos pensando especialmente em você, leitor. Esperamos que aproveite a leitura e que estes conteúdos sejam úteis em sua rotina clínica já a partir de amanhã. Por fim, vale lembrar também que o tema biomateriais está sempre presente de forma abundante nas edições regulares da ImplantNews. Portanto, essa discussão não se encerra por aqui. Fique sempre atento às novidades que publicamos em cada edição.