You are currently viewing O conhecimento que constrói sorrisos

O conhecimento que constrói sorrisos

Editorial: a construção coletiva é uma ótima forma de agregar conhecimento e qualidade nas nossas práticas cotidianas. 

É sempre uma satisfação poder olhar em nossas estantes e encontrá-las repletas de volumes da ImplantNews, PerioNews e PróteseNews. Nós, editores científicos e autores deste editorial, enxergamos em cada uma dessas edições um tijolo que se somou a outras contribuições de colegas e ajudou na construção da Odontologia que conhecemos hoje, em 2021, fruto do trabalho de milhares de cirurgiões-dentistas, professores e pesquisadores.

Não podemos esquecer que vivemos em sociedade, portanto quase tudo é fruto de construções coletivas: nossa família, nosso consultório, o meio ambiente em nosso planeta. Podemos até ter um desejo vaidoso de fazer tudo de nosso jeito, mas sabemos intimamente que isso é impossível, afinal ninguém faz nada sozinho. Por isso, a empatia, a comunicação e a negociação devem ser as habilidades mais importantes para o século 21.

Inspirados pelo espírito da soma e da contribuição, apresentamos nessa edição mais alguns tijolinhos preparados pelas muitas mãos que escrevem a ImplantNews. Além do habitual conteúdo de sempre, repleto de artigos originais bem apurados e dos materiais enviados pelos colegas colunistas, temos como novidade o e-book “Conceitos de prótese sobre implante”, que passa a ser publicado integralmente na revista em formato de fascículos. A obra foi desenvolvida por professores e alunos do curso de pós-graduação do ICT da Unesp, voltada tanto para especialistas recém-formados como para a atualização de clínicos experientes. Um verdadeiro presente aos leitores da ImplantNews.

Outra novidade é a incorporação definitiva dos QR codes na revista, que agora também estarão presentes nos artigos originais, direcionando a consulta às referências para o ambiente digital, onde será mais fácil acessar a íntegra dos manuscritos citados, sempre que a editora deixá-los disponíveis. Com essa medida, a revista otimiza a utilização das páginas impressas e potencializa o alcance da pesquisa bibliográfica.

Eis aí mais um belo exemplo provando que ninguém faz nada sozinho, um aforismo que se faz necessário sobretudo na área da produção científica. Afinal, o conhecimento clínico – que é o foco da ImplantNews – é estabelecido a partir de sólidos estudos produzidos anteriormente em outras publicações do mundo todo.

Mais uma edição na estante, mais um tijolinho no muro e mais uma série de ideias e informações disseminadas com sucesso. Esperamos que esse conteúdo e todos esses tijolos sejam cada vez mais úteis para você, leitor, que é o engenheiro responsável pelo futuro dessa grandiosa obra chamada saúde bucal brasileira.

Acesse as outras edições do “Editorial” da ImplantNews clicando aqui.