Neodent e Smilink: aquisição reflete crescimento do setor de Odontologia estética e corretiva, em especial de alinhadores transparentes.
A Neodent anunciou, em agosto, a aquisição da companhia brasileira de alinhadores ortodônticos Smilink. Fundada em 2018, em São Paulo, a startup conta com clínicas parceiras em mais de 14 cidades brasileiras, mais de 80 colaboradores e um histórico de mais de quatro mil pacientes tratados. A compra reforça a estratégia internacional do Grupo Straumann de fortalecer sua posição na Odontologia Digital.
Segundo Pablo Prado, vice-presidente da Unidade de Negócios Ortodônticos do Grupo Straumann América Latina, a proposta é permitir que a Smilink possa se desenvolver e expandir seus negócios de forma independente, sem que seja absorvida pela outra empresa do grupo, de maior porte, que atua no mesmo segmento de alinhadores transparentes, a ClearCorrect. No ano passado, o grupo adquiriu a alemã Dr. Smile.
A partir da aquisição, a Smilink irá concentrar o modelo de negócios na parceria com cirurgiões-dentistas e irá transferir gradualmente os pacientes das três unidades próprias para clínicas de profissionais parceiros. “Entendemos que, uma vez atingido o público-alvo dos alinhadores, é fundamental que o profissional seja quem leva adiante o tratamento clínico do paciente. Nós acreditamos em um modelo no qual o cirurgião-dentista sempre é o protagonista do atendimento ao paciente, impulsionando a criação de valor dentro do consultório de nossos parceiros”, disse Prado.
São Paulo, Paraná e Estados Unidos
Com isso, a Smilink passa a fazer parte das marcas presentes no novo showroom, inaugurado em julho pelo Grupo Straumann em São Paulo, que contempla também um centro logístico, um espaço de treinamento para parceiros e um centro de inovação para tecnologias e processos. Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, o espaço vai reunir também as marcas Neodent, ClearCorrect e Straumann, que estão sob o guarda-chuva do grupo suíço.
Paralelamente ao seu trabalho de se aproximar dos cirurgiões-dentistas, a empresa segue com sua estratégia de fortalecer sua marca também entre os pacientes. Recentemente, a Neodent anunciou que patrocinaria os três maiores clubes de futebol de Curitiba: Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube.
Por fim, conforme destaca o CEO da Neodent, Matthias Schupp, a companhia também vem obtendo um sucesso significativo em sua iniciativa de expandir a marca comercialmente no cenário internacional. Com uma produção de implantes em crescimento para 2021, a Neodent está com novos planos e metas para a expansão no continente norte-americano. Atualmente, com 50% da produção voltada para exportação e a empresa viu nos EUA uma oportunidade de mercado para os próximos anos. Em 2020, mesmo com a pandemia, a empresa teve um crescimento de 14% nas exportações para o país. E a projeção para 2021, que já trazia otimistas 31% de aumento, passou para 70%. Nesse ritmo, em 2022, o faturamento da Neodent nos EUA poderá ultrapassar as vendas dentro do Brasil.