Odontologia brasileira fecha 2022 de maneira positiva e com otimismo para 2023. Veja as últimas novidades do mercado.
Por Haroldo Vieira
O ano de 2022 registrou uma intensa movimentação no mercado odontológico brasileiro. Muitas empresas cresceram, diversas marcas se desenvolveram e alargaram suas fronteiras exportando para muitos países, casos da Neodent, SIN, FGM e muitas outras.
De maneira geral, a Odontologia manteve-se firme, como um segmento forte e seguro, mesmo em meio a condições econômicas não muito favoráveis.
Já com os olhos em 2023, podemos antever um ano de intensa movimentação, com novas oportunidades no mundo corporativo, considerando uma melhor distribuição de renda, faculdades formando cerca de 20 mil alunos por ano e novos recursos para tratamentos estéticos, como a Harmonização Orofacial, além da digitalização galopante do setor.
Por enquanto, registramos aqui algumas mudanças e avanços interessantes do cotidiano desse mercado.
Eventos novos e tradicionais com força total:
Vem aí o Index23 – Innovation Dental Exhibition. Realizado em setembro, será o primeiro evento da VMCom destinado a desmistificar a Odontologia Digital, explicando como determinados produtos podem render melhores resultados. Além disso, o ciclo de palestras sinaliza bons caminhos para um real crescimento profi ssional nesta área.
Outro campeão de público confirmado para junho no Anhembi é o Abross 2023, evento voltado para implantodontistas. Totalmente reformatado, o encontro terá em paralelo o Guide 2023, o Simpósio sobre Implante Cerâmico e o Consenso 2023 sobre biomateriais. Em conjunto, os eventos somarão mais de 2.000 congressistas de todos os quadrantes do Brasil.
Já em janeiro, o Ciosp 2023 estará de volta ao Expo Center Norte, com um novo layout e, sobretudo, recuperando o mesmo volume de público pré-pandemia, quando bateu 70 mil participantes e mais de 300 empresas expositoras. Em dezembro de 2022, já registrava 54 mil pré-inscritos e 100% da exposição locada para mais de 250 empresas. Parabéns à APCD, que está voltando aos bons tempos.
Mudança das cadeiras
Cintia Helena Avila e Erika de Carvalho mudam de posição em demandas
A executiva de contas da ImplantNews, Cintia Helena Avila, foi promovida para o atendimento de contas do evento Index2023. Erika Carvalho, parceira da VM Cultural há muito tempo, assumirá o atendimento integral dos anunciantes dessa revista líder em Implantodontia.
Tiago Souza
Diretor Latam da Denstply Sirona, também ex-executivo da Philips Medical, Tiago Souza deixa a empresa em busca de um novo desafio, devendo permanecer no mercado odontológico.
Debora Furlani
Depois de 15 anos cuidando da gerência de marketing da Geistlich do Brasil, Debora Furlani acaba de assumir a diretoria de marketing da Implacil De Bortoli, empresa que mais cresce no setor de implantes e que tem Aluízio Canto como CEO.
Falando em Implacil
A empresa está de malas prontas para a sua nova sede em Alphaville, na Grande São Paulo, onde ocupará uma área construída de mais de 8 mil m², planejada para dobrar a capacidade produtiva, parte de um plano arrojado para exportar para determinados países em larga escala.
Brasileiros pelo mundo
Aldo Brugnera Junior, um dos pioneiros da tecnologia laser em Odontologia, com mais de 30 anos de experiência, é o presidente da Comissão Científica do evento da World Federation for Laser Dentistry, confirmado para abril, na Polônia. A programação do encontro terá palestra do prof. Jamil Shibli, falando da importância do laser em procedimentos complexos em Periodontia.
Guto Giordani
Quem também está fazendo sucesso fora do Brasil, principalmente na Europa, é o Gustavo Giordani. Hoje um dos mais requisitados palestrantes brasileiros, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial foi destaque na grade do IN 2022 e, na sequência, já ministrou cursos na Romênia, Polônia, Turquia, Guatemala, Portugal, México e Espanha. Parabéns, Guto, por levar a Odontologia brasileira bem mais longe.
Morelli na Implantodontia
Após anos de estudo, a Morelli está preparando o lançamento de um implante cerâmico. A empresa, que detém mais de 40% do mercado de Ortodontia clássica, planeja os últimos ensaios clínicos para 2023 com um possível lançamento no fi nal do ano.
IDS 2023
Maior feira de Odontologia no mundo, o IDS 2023 está confirmado entre 14 e 18 de março, em Colônia, na Alemanha. No último mês de novembro, as direções do Grupo Koelnmesse, responsável pela produção do evento, e da VDDI (Associação da Indústria Alemã), estiveram no Brasil para trazer mais informações sobre a feira, que espera receber cerca de 170 mil visitantes de 160 países. A participação brasileira na feira também é vista com otimismo pela organização.
Mercado consumidor
Fontes da indústria brasileira confirmam que o mercado de implantes dentários cresceu mais de 30% nos últimos 18 meses, beirando quatro milhões de implantes vendidos no mercado doméstico. Esse crescimento é por conta do represamento da pandemia de Covid-19, quando muitos tratamentos foram adiados e, sobretudo, pela democratização do preço da reabilitação oral com implantes, largamente oferecida pela Odontologia empresarial, transformando este procedimento em commodity da clínica geral.
Mercado de idosos
Cresce os olhos da classe odontológica para um mercado consumidor em expansão. Hoje, o Brasil tem uma população adulta de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2030, essa população atingirá mais de 40 milhões de pessoas mais esclarecidas e preocupadas em ter uma boa saúde bucal.