Marketing integrado na Odontologia: unindo o offline e o online na busca de resultados efetivos.
Para iniciar este artigo, preciso dizer que marketing nunca se limitou a “fazer propaganda”. Aliás, é perfeitamente possível, e eu mesmo faço isso constantemente: fazer marketing sem usar nenhum tipo de divulgação.
Para alguns pode soar estranho, mas é isso mesmo: marketing é identificar estratégias para se inserir em um mercado em movimento. Entre as estratégias que compõe o marketing, temos a escolha dos serviços/produtos, a definição do público-alvo, a precificação (sim, isso é marketing), a escolha do local do consultório, a “cara” que se dá a toda comunicação e estrutura física, e por aí vai. Uma destas estratégias se chama “plano de comunicação”, que é a escolha de como tornar nossa marca, nome e serviço conhecidos na região e desejados pelo público-alvo.
A comunicação, portanto, é apenas uma ferramenta que o marketing pode ou não utilizar. Dito isso, e considerando que muitos leitores equivocadamente confundem e misturam os conceitos de marketing e comunicação/propaganda, vou “adotar o erro” e usar o termo “marketing” em sua versão mais popular.
Feita essa licença, vamos lá. O mundo do marketing passou por uma transformação significativa nas últimas décadas, impulsionada principalmente pela ascensão da internet e das mídias sociais. No entanto, isso não significa que as técnicas de comunicação off-line devem ser esquecidas, especialmente para profissionais de saúde. Na verdade, a combinação de estratégias de marketing off-line e on-line pode ser extremamente eficaz na construção de uma próspera prática odontológica.
A RELEVÂNCIA DO MARKETING OFF-LINE NA ODONTOLOGIA
Principalmente quem mora em grandes centros e trabalha com público jovem ou em classes socioeconômicas mais elevadas, tem a impressão de que todo o mundo está 100% conectado no Instagram, no TikTok ou no X (novo nome do Twitter). Só que isso não é verdade.
Como consultor de negócios para profissionais de saúde, tenho auxiliado recentemente diversos cirurgiõesdentistas e médicos que alcançaram resultados extraordinário de modo majoritariamente off-line.
Há regiões e “público” que não estão conectados à internet o tempo todo. Há uma parcela significativa da população que prefere informações impressas, como panfletos ou cartões de visita, para tomar decisões de cuidados com a saúde bucal. Pergunte, por exemplo, aos seus pais, como eles preferem ver o cardápio do restaurante, só para ilustrar o que estou dizendo.
Para boa parte da população no Brasil, materiais impressos transmitem maior sensação de credibilidade e confiança. Eles são tangíveis e podem estabelecer uma conexão mais pessoal com os pacientes em potencial. Além disso, para cirurgiões-dentistas que atendem em locais mais afastados ou zonas rurais, o marketing off-line pode ser particularmente valioso. Tive um caso de resultado explosivo em uma clínica odontológica na periferia de São Paulo usando o “Zé da bike”: um homem simples e morador do próprio bairro, que andava de bicicleta com um microfone anunciando todo tipo de publicidade que o pagam para fazer, de ovos a poltronas reclináveis, de roupas da moda a consultório odontológico. O que eles tinham tentado com redes sociais e Google gastando uma fortuna sem resultados, conseguimos em três semanas com menos de R$ 400 usando o que realmente se comunicava com aquela região!
Então, quebre mitos e abra os olhos. Observe o seu caso, seu público, seu estilo pessoal e sua região para escolher as mídias e estratégias que façam sentido aí. E, por favor, pare de copiar os “coleguinhas”, pois o que funciona para um costuma não funcionar para outro. E, ao considerar opções off-line, se este for o seu caso, analise a possibilidade de usar panfletos informativos sobre os serviços que você oferece, anúncios em jornais e revistas locais (revistas ultranichadas de hobistas e de condomínio podem ser interessantes em alguns casos), participação em eventos com estandes próprios, patrocínio de eventos esportivos locais, seminários e palestras presenciais (funciona muito), outdoor e rádio, entre outros.
Em resumo, a combinação de estratégias de marketing off-line e on-line pode ser altamente eficaz para aqueles que desejam estabelecer e expandir suas práticas. Ambos os métodos têm seus pontos fortes, e integrá-los em uma estratégia de marketing abrangente pode ajudar a alcançar uma audiência mais ampla e diversificada.
Lembre-se de adaptar suas táticas de acordo com as necessidades da sua clínica e o perfil do seu público-alvo, acompanhando o desempenho de suas campanhas para ajustar sua estratégia conforme necessário. E considere aqui, também, o respeito ao código de ética e o bom senso.
Plínio Tomaz
Cirurgião-dentista; Consultor e Mentor de Gestão e Negócios em Saúde.
IG: @plinio.tomaz