You are currently viewing Manejo cirúrgico-protético para obter estética rosa em reabilitações totais

Manejo cirúrgico-protético para obter estética rosa em reabilitações totais

Estética rosa: caso clínico alia tecnologia da cirurgia guiada, laser de alta potência e material confecção da etapa provisória.

A busca pela harmonia entre a estética rosa e os elementos dentais, assim como a pesquisa por parâmetros cirúrgicos e protéticos que assegurem um perfil de emergência natural nas próteses implantossuportadas, tornou-se uma das tarefas mais complexas da Implantodontia moderna1. O perfil de emergência ideal passou a ser um dos maiores desafios das próteses sobre implantes, um verdadeiro divisor de águas entre reabilitações meramente funcionais e os casos de excelência guiados por conceitos mais atuais, como a Perio-Implantodontia2 e a Odontologia Restauradora Biomimética3.

A exigência estética, e não apenas funcional, é uma condição imprescindível na clínica atualmente. A busca do mimetismo extremo, seja na substituição imperceptível de um elemento unitário ou na reabilitação completa de um rebordo edêntulo, é hoje um requisito indispensável na maioria dos casos.

Nesse contexto, a colaboração entre as especialidades, o desenvolvimento de novos desenhos de implantes, a criação de componentes protéticos mais versáteis e o surgimento de novos equipamentos, que facilitaram etapas cirúrgicas e protéticas, impulsionaram o surgimento da Perio-Implantodontia2 – não como uma nova especialidade, mas como uma linha de conduta na busca pela excelência, integrando áreas de conhecimentos que se complementam.

No entanto, essa excelência de resultados não se dá apenas pelo acesso a bons materiais ou instrumentais, mas, sobretudo, pela capacidade do operador em corretamente indicá- -los e utilizá-los a seu favor. Dessa forma, diferentes tecnologias passaram a ser usadas, auxiliando na mimetização da natureza – em especial, os sistemas CAD/CAM4 e o laser de alta potência (cirúrgico) no manejo dos tecidos peri-implantares5.

Os lasers de alta potência atuam através da ablação dos tecidos, alguns deles com grande afinidade por hemoglobina e melanina, o que determina sua indicação primária para tecidos moles5. Ao mesmo tempo em que promovem um “corte” no tecido (vaporização), fazem também a coagulação e o selamento, resultando em cirurgias sem sangramento.

Outro efeito que pode ser atribuído ao laser de alta potência (com meio ativo de diodo) é a sua ação residual de fotobiomodulação nos tecidos adjacentes, promovendo um reparo tecidual de melhor qualidade, com maior rapidez, menor edema e diminuição da sintomatologia dolorosa, proporcionando um pós-operatório muito mais confortável5.

Uma vantagem importante desse tipo de abordagem é a obtenção de um perfil gengival estável e previsível. No caso clínico apresentado aqui (Figuras 1 a 9), aliou-se a tecnologia da cirurgia guiada (para o posicionamento ideal dos implantes), o laser de alta potência (para a determinação do novo perfil gengival) e um material com características excepcionais de biocompatibilidade e resistência para confecção da etapa provisória (que serviu de guia para os tecidos na fase inicial do reparo)4. Essa combinação possibilitou uma reabilitação protética mais delicada e compatível com as expectativas estético-funcionais da paciente.

O manejo cirúrgico dos tecidos moles, através da ablação com laser, permitiu a obtenção de um contorno gengival muito próximo ao natural e com estabilidade a longo prazo. O desenho desse perfil foi modelado com a adaptação imediata de uma prótese provisória PF-16 confeccionada em resina à base de PMMA (polimetilmetacrilato), com o formato desejado das “ameias interdentais” e os espaços necessários para a acomodação das futuras papilas.

A obtenção da forma gengival festonada passa a ser um somatório de fatores previsíveis nos casos em que temos: 1) adequado posicionamento tridimensional dos implantes dentários; 2) manejo gengival gentil, respeitando-se os princípios biológicos; 3) provisionalização apropriada, com um bom acabamento da peça que estará em contato direto com o rebordo gengival.

Enfim, independentemente das técnicas oferecidas pela literatura, essa tríade de sucesso proposta pelo grupo ImplantePerio2 para casos estéticos unitários também deve pautar o planejamento e a execução das reabilitações de arcos totais. Além disso, podemos constatar que a correta indicação do uso dos lasers de alta potência permite acelerar o tempo de reparo dos tecidos peri-implantares, melhorar a experiência do pós-operatório e garantir estabilidade entre tecidos moles e a reabilitação protética cerâmica final, sendo assim uma opção de tratamento eficaz, segura e previsível nos casos em que a estética é fator determinante do sucesso e da aceitação pelo paciente.

Referências

  1. Cosyn J, Wessels R, Garcia Cabeza R, Ackerman J, Eeckhout C, Christiaens V. Soft tissue metric parameters, methods and aesthetic indices in implant dentistry: a critical review. Clin Oral Implants Res 2021;32(suppl.21):93-107.
  2. Joly JC, de Carvalho PFM, da Silva RC. Perio-Implantodontia Estética (1ª ed.). São Paulo: Quintessence Editora, 2015.
  3. Magne P, Belser U. Biomimetic restorative dentistry (2ª ed.). UK: Quintessence Editora, 2022.
  4. Skorulska A, Piszko P, Rybak Z, Szymonowicz M, Dobrzyński M. Review on polymer, ceramic and composite materials for CAD/CAM indirect restorations in dentistry-application, mechanical characteristics and comparison. Materials (Basel) 2021;14(7):1592.
  5. Al-Delayme RMA. Preservation of keratinized gingiva around dental implants using a diode laser when uncovering implants for second stage surgery. Eur Oral Res 2019;53(3):106-12.
  6. Misch CE. Implantes dentais contemporâneos (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.