You are currently viewing Individualização de pinos de fibra de vidro: melhor prognóstico clínico para dentes com condutos amplos

Individualização de pinos de fibra de vidro: melhor prognóstico clínico para dentes com condutos amplos

Artigo discute a reabilitação realizada com pinos de fibra de vidro e a reanatomização de pinos de fibra de vidro com resina composta direta.

AUTORES

Vinícius Felipe Wandscher
Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Ciências Odontológicas – UFSM; especialista em Prótese Dentária e professor do curso de Odontologia – Faculdade CNEC.
Orcid: 0000-0002-2542-3590.

Anderson Almeida Castilho
Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia Restauradora, Especialista em Implantodontia e professor dos cursos de especialização em Prótese Dentária – ICT-Unesp; Professor dos cursos de especialização em Implantodontia – APCD-Jacareí.
Orcid: 0000-0002-9121-2222.

Humberto Lago de Castro
Cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia Restauradora, especialista em Implantodontia e professor coordenador dos cursos de especialização em Prótese Dentária – ICT-Unesp; Professor coordenador dos cursos de especialização em Implantodontia – APCD-Jacareí.
Orcid: 0000-0001-6881-9985.

Alison Flávio Campos dos Santos
Cirurgião-dentista e mestrando do programa de pós-graduação em Odontologia – Unitau.
Orcid: 0000-0002-9022-4424.

Marina Amaral
Cirurgiã-dentista, mestra e doutora em Odontologia Restauradora – ICT-Unesp; Especialista em Prótese Dentária e professora do Depto. de Odontologia e do programa de pós-graduação em Odontologia – Unitau.
Orcid: 0000-0002-4301-2760.

RESUMO

A reabilitação de dentes com ampla destruição coronária ainda é alvo de discussões no meio científico. A ancoragem de material restaurador precisa ser providenciada por meio de retentores intrarradiculares. Dentes com condutos alargados e paredes dentinárias fragilizadas exigem técnicas diferenciadas de reabilitação, especialmente em casos de grande envolvimento estético. Neste artigo, discutiu-se a reabilitação realizada com pinos de fibra de vidro e a reanatomização de pinos de fibra de vidro com resina composta direta, para melhor adaptação a condutos alargados. Também foi apresentado o caso clínico de um incisivo central com conduto amplo e escurecimento coronário devido à presença de um núcleo metálico fundido, restaurado com pino de fibra de vidro individualizado.

Palavras-chave – Prótese parcial fixa; Cimentação; Técnica para retentor intrarradicular.

ABSTRACT

The rehabilitation of tooth with great coronary tissue loss is still under discussion in clinic and science. The anchorage of restorative material must be given by an intraradicular post. Tooth with wide root canals and thin root dentin walls require specific rehabilitation techniques, mainly in cases where esthetic is involved. In this report, we discuss the rehabilitation with glass fiber posts, and the individualization of glass fiber posts with direct composite resin to best fit to wide root canals. Also, we present a clinical case of a central incisor with wide root canal and tooth darkening due to the use of a cast metallic post, restored with individualized glass fiber post.

Key words – Fixed partial denture; Cementation; Post and core technique.

Recebido em mar/2021
Aprovado em abr/2021