Maior evento de Reabilitação Oral com implantes da América Latina, o IN 2022 recebeu mais de sete mil pessoas em São Paulo.
O IN 2022 – Latin American Osseointegration Congress foi um sucesso. O clima de celebração, entusiasmo e alegria pela retomada do formato presencial contagiou cada metro quadrado do Distrito Anhembi, que foi palco dessa grande festa da Implantodontia, entre os dias 15 e 17 de setembro. O reencontro foi marcado pela tradicional e intensa troca de conhecimentos, sempre com foco no aprimoramento científico e na utilização de novas tecnologias.
O maior congresso da especialidade na América Latina chega à sua 10a edição com números expressivos. Ao todo, mais de sete mil pessoas estiveram presentes nos três dias. Foram 3.293 congressistas que ganharam a companhia de 2.056 cirurgiões-dentistas visitantes da ExpoIN 2022.
Um dos destaques do congresso foi a grade científica, que contou com 205 ministradores consagrados do Brasil e demais países. Os especialistas expuseram novas técnicas e abordagens clínicas com diversidade temática e alta qualidade de conteúdo em 125 conferências Direto ao Ponto, 24 cursos de imersão, seis aulas magnas, seis cursos especiais integrados, quatro módulos de imersão em Implantodontia Digital e dezenas de palestras sobre tecnologia aplicada.
O sucesso desta edição do IN ganha ainda mais destaque por superar três anos de pausa forçada. Neste período, o evento foi adiado por conta da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, alcançou todos os objetivos. “O IN é sempre uma data especial dentro do calendário de eventos odontológicos, promovendo edições inesquecíveis desde 2006. Esta é mais uma edição que ficará na memória de quem vivenciou esta experiência”, comemora Haroldo Vieira, coordenador executivo do evento.
De acordo com Francisco Todescan, presidente do IN 2022, o congresso teve alta aceitação entre congressistas, ministradores e empresas. “Tivemos uma edição com uma programação feita com muito cuidado, discutindo com critério os assuntos mais novos e relevantes da atualidade. Alcançamos mais de 90% de aprovação do público. Isso nos dá a sensação de dever cumprido”, aponta Todescan.
O coordenador científico internacional do IN 2022, Paulo Rossetti, ressalta a força do congresso após mais uma edição. “O retorno dos congressos IN neste ano de 2022 é especial. Foram dois anos de ausência, muita expectativa e ansiedade. Ele mostra que a América Latina quer seguir junta, compartilhar informações, discutir, refletir e melhorar a nossa Implantodontia”, aponta Rossetti.
“As atividades científicas foram realizadas em alto nível, especialmente pelo cuidado e dedicação com que os ministradores se prepararam. Muita ciência e prática clínica foram apresentadas e discutidas, pensando sempre no melhor resultado para os nossos pacientes”, registrou José Cícero Dinato, coordenador científico nacional do congresso.
A seguir, confira em detalhes tudo o que aconteceu no IN 2022.
IN 2022 trouxe um intercâmbio de informação
Uma das particularidades que faz o IN ser tão especial é o fato de reunir profissionais de todas as áreas da Reabilitação Oral, vindos de todo o Brasil e de diversos países – principalmente da América Latina. Mesmo em um ano instável econômica e politicamente, ficou clara a preocupação dos profissionais de Odontologia em investir na atualização de conhecimento. Essa percepção é comprovada pelos números: a edição 2022 do evento alcançou mais de sete mil pessoas entre congressistas e visitantes da exposição promocional. Os brasileiros vieram dos 26 estados e do Distrito Federal – totalizando 576 cidades. Dentre os estrangeiros de 12 países diferentes, a delegação do Chile contou com o maior número de congressistas, seguida por Bolívia, Argentina e Equador.
O que dizem os congressistas
“Essa é minha terceira edição do IN. Cada vez que venho a esse evento, me surpreendo mais com a diversificação de empresas. Percebemos que a Implantodontia está em expansão.”
José Junior (Manaus/AM)
“Esse evento abrange vários assuntos compartilhados por profissionais do mundo todo, fazendo com que nós possamos colocar em prática, em nosso consultório, técnicas que oferecem resultados melhores aos pacientes.”
Franz Shimoya (Friburgo/SC)
“Eu venho há muitos anos no IN e a cada edição ele melhora ainda mais.”
Delfi no Damas Soares (Lago Sul/DF)
“Estou muito feliz de participar deste congresso porque aqui estão as melhores empresas de Implantodontia e Prótese Dentária. Sou professora e trouxe alguns alunos para terem contato com instrumentais, equipamentos e novas tecnologias.”
Juliana Cadaval (Santo André/SP)
“É minha primeira vez em um congresso de Implantodontia. O IN é muito completo, bem organizado e me interessei bastante pela palestra do professor Sérgio Jayme.”
Juliana Quintino Trizzi (Araçatuba/SP)
“O congresso é muito bom, com vários expositores e um programa bem amplo de cursos.”
Antonio Bezerra (Recife/PE)
“Procuro sempre participar do IN. Vejo o evento crescendo, tudo sempre embasado em Ciência e, neste ano, com muitos produtos de fluxo digital para conhecermos.”
Isaac Araújo (Teresina/PI)
“Estou surpreso com a estrutura e as atividades. Aqui conseguimos nos atualizar em assuntos relacionados ao nosso dia a dia e, também, à tecnologia.”
Felipe Carvalho (Natal/RN)
“Gostei muito da aula do professor Oswaldo Scopin e acho ótimo que sejam realizadas várias palestras simultâneas.”
Hugo Pacheco (Santa Cruz/Chile)
“A programação é muito diversificada e com um nível muito bom.”
Kelen Jorge (Belo Horizonte/MG)
“Venho ao IN desde 2011 que, com certeza, é o melhor congresso de Implantodontia da América Latina.”
Guillermo Renault (Assunção/Paraguai)
“Gostei muito do congresso. Estou conseguindo fazer a conexão da pesquisa com os casos clínicos. As aulas dos professores Paulo Perri e Oswaldo Scopin foram muito boas.”
Lais Kawamata de Jesus (Araçatuba/SP)
“Muitas palestras e estandes interessantes, com uma programação bem completa. Gostei muito das aulas sobre manejo de tecidos, biomateriais e biologia óssea.”
Raphael Carvalho (Manaus/AM)
O melhor da ciência nos cursos de imersão
Os cursos de imersão foram uma das atividades mais concorridas no IN 2022. Durante duas horas, grandes nomes da Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária mundial abordaram temas de suma importância, embasados em profundas revisões da literatura e extensa aplicação clínica. Ao todo, foram 24 cursos com a participação de ministradores brasileiros e estrangeiros, vindos da Itália, Estados Unidos, Lituânia, Alemanha e Hungria. Confira os pontos de maior destaque de cada aula.
Tomas Linkevicius (Lituânia)
Em uma apresentação on-line, o professor falou sobre o conceito de perda óssea zero, explicando o impacto da espessura da mucosa na estabilidade da crista óssea e como evitar o excesso de cimento com desenho ou reposicionamento das margens da restauração protética. Também, justificou que a zircônia é o melhor material de contato com os tecidos moles peri-implantares.
José Alfredo Mendonça
A aula abordou os espaços críticos para fixação de implantes, levando em consideração desde a reconstrução óssea até a estética rosa. O professor elucidou estratégias de planejamento com implantes estreitos, associados ou não à ROG, e enxertos subepiteliais para a solução de casos considerados insolúveis de implantes unitários ou múltiplos próximos.
Victor Clavijo
Em sua análise sobre o fluxo digital e o perfil peri-implantar, a proposta foi demonstrar como os recursos digitais podem auxiliar e otimizar o resultado final do perfil peri-implanter nos casos clínicos entre dentes e implantes.
Ricardo Kern
Foi feita uma abordagem sobre o tratamento de deficiências estéticas em implantes unitários com retalho de tecido conjuntivo periosteal vascularizado palatino. Para isso, o professor apresentou demonstrações e indicações clínicas, além de explicar sobre a técnica para tratar implantes esteticamente comprometidos em maxila.
German Gallucci (Estados Unidos)
Com foco na Implantodontia Digital, o professor detalhou a avaliação de risco, o plano de tratamento, os protocolos cirúrgicos e as reabilitações estético-protéticas, de acordo com diferentes situações clínicas, evidência científica e tecnologia digital.
Isabella Reis
Baseando-se em um rico material, a professora discorreu sobre o manejo clínico da peri-implantite, oferecendo aos participantes opções de soluções terapêuticas eficazes, sempre mencionando as melhores evidências disponíveis para tratar essa condição.
Jamil Shibli
A aula retratou os aumentos ósseos verticais e horizontais utilizando enxertos cerâmicos produzidos por impressão 3D. Para isso, o conteúdo envolveu explicações sobre o workflow digital para impressão 3D de blocos cerâmicos customizados, facilitando e aumentando a previsibilidade do procedimento, e reduzindo a morbidade do paciente.
Alessandro Pozzi (Itália)
O professor trouxe uma discussão completa sobre o planejamento de cirurgia estética guiada, navegação dinâmica e prótese guiada, detalhando o trabalho em região anterior de pacientes edêntulos e com dentição terminal. Nesse sentido, ele explicou sobre as técnicas recém-publicadas DASS, DyNAV e socket shield guiado por navegação, que podem contribuir muito para aprimorar o tratamento de cenários clínicos complexos na zona anterior, bem como na dentição terminal e edentulismo completo.
Fábio Bezerra
A proposta foi apresentar o protocolo DSD ClicGuide para tratamentos complexos em Implantodontia, fazendo uma análise completa da face e do sorriso do paciente. Dessa forma, o ministrador destacou o fluxo digital da técnica DSD ClicGuide de guias multi-steps utilizando a face como referência e o desenho digital do sorriso para reabilitações orais complexas em Implantodontia.
José Carlos Rosa
Fazendo uma retrospectiva dos 15 anos da técnica Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI), o professor avaliou os avanços desse procedimento e como os enxertos minimamente invasivos podem de fato melhorar os resultados na Implantodontia. Durante a aula, também foi mostrado o passo a passo da técnica, as indicações e a importância de utilizar enxerto ósseo da tuberosidade maxilar.
Sérgio Jayme
O professor subiu ao palco para falar sobre o planejamento e as resoluções de casos complexos, apresentando alternativas de tratamento para maxila atrófica e mandíbula posterior atrófica, com reconstruções ósseas, split crest, lateralização do nervo alveolar e outras grandes saídas para cada situação clínica. Tudo isso ricamente ilustrado com casos clínicos.
Marcos Hayashi
O curso enfatizou o trabalho em torno da maxila atrófica posterior, por isso fez uma abordagem completa englobando desde tomadas de decisões para tratamento minimamente invasivo, passando por planejamento, opções de enxertos ósseos e como alcançar o sucesso e solucionar possíveis complicações.
Wael Att (Estados Unidos)
O tema da aula foi o fluxo de trabalho digital 2.0, com foco nos aspectos funcionais e estéticos em casos de próteses totais sobre implantes. A apresentação trouxe uma visão geral sobre as tecnologias disruptivas na reabilitação de implantes, enfatizando a sinergia entre os componentes cirúrgicos, funcionais e estéticos em casos de arcada total.
Francisco Todescan
O professor Francisco Todescan substituiu a participação do norte-americano Joseph Kan, que não pôde participar do IN 2022 por questões pessoais. Em seu curso de imersão, o brasileiro fez uma profunda retrospectiva dos últimos 20 anos das técnicas de colocação imediata de implantes em zona estética, destacando os pontos de evolução para alcançarmos o patamar atual.
Oswaldo Scopin
A abordagem principal foi o perfeito equilíbrio entre estética e função na reabilitação oral sobre dentes e implantes. A discussão levou em consideração parâmetros clínicos e laboratoriais que afetam a longevidade e a estabilidade oclusal através da alteração de DVO na reabilitação oral adesiva contemporânea.
Frank Schwarz (Alemanha)
Uma exposição completa sobre como a saúde peri-implantar impacta os tratamentos e por que é preciso tanta atenção a essa questão. O professor concentrou-se na prevenção e no tratamento das principais complicações cirúrgicas, biológicas e técnicas que estão diretamente relacionadas ao estabelecimento e à manutenção da saúde peri-implantar.
William Frossard
Para discorrer sobre a previsibilidade estética e funcional em prótese sobre implantes, o professor levou em consideração diversos fatores explicados por meio de casos clínicos, sempre enfatizando sobre a importância do correto planejamento e diagnóstico.
Sérgio Scombatti
O professor fez um guia prático para o uso clínico de biomateriais em Periodontia e Implantodontia, mostrando uma metodologia embasada cientificamente para a escolha de biomateriais nas diversas situações clínicas. De maneira prática e direta, a proposta foi auxiliar o clínico na rotina do consultório.
Gustavo Giordani
A aula teve o propósito de ressaltar a integração interdisciplinar estética usando a tecnologia para alcançar resultados melhores. Nesse sentido, o ministrador demonstrou como executar o fluxo de trabalho digital de maneira rápida e previsível, combinando implantes, Periodontia cirúrgica e reabilitação estética.
João Paulo Lobo
O manejo de tecidos moles foi explorado desde o planejamento até o uso de implantes e as situações de reabilitações complexas. A abordagem destacou como trabalhar com mais assertividade a união entre estética branca e rosa, para entender, executar e planejar de maneira digital e analógica a manipulação de tecidos moles sobre implantes e reabilitações complexas.
Istvan Urban (Hungria)
Em uma das apresentações mais aguardadas do IN 2022, o professor focou nas perspectivas sobre o aumento vertical e horizontal. Mesmo de forma on-line, foi possível falar sobre a anatomia cirúrgica do assoalho bucal, os princípios cirúrgicos do aumento alveolar, o fechamento sem tensão após o aumento alveolar vertical e as reconstruções de tecidos moles após o aumento alveolar.
Luciana Sargologos
Com foco na execução cirúrgica precisa e previsível do protocolo MIS Mguide Guided Surgery, a professora fez um passo a passo do sistema MIS de implantes, explicando sobre o protocolo de documentação (tomografia e arquivos STL), com planejamento e execução.
Bruno Kraft
A aula mostrou estratégias cirúrgicas e protéticas para reabilitação de arcos totais com implantes usando as ferramentas da Odontologia Digital para definir o processo de tomada de decisões. Abrangendo implantes imediatos e carga imediata, foi realizada a trajetória desde o planejamento até a finalização dos casos.
Maurice Salama (Estados Unidos) e Marcelo Montenegro (Estados Unidos)
A dupla encerrou o ciclo de apresentações desse formato. No palco, eles falaram sobre a jornada guiada digitalmente desde o plano 3D à cirurgia e conversão imediata na prótese definitiva. Então, foi feita uma abordagem das situações mais comuns da reconstrução com prótese total sobre implantes, ilustrando com planejamento digital, cirurgia, conversão imediata e prótese final.
Painéis científicos no IN 2022
Os painéis científicos abrem novas possibilidades de tratamento, pesquisa e inovação. O IN 2022 contou com 256 trabalhos no formato digital, que ficaram expostos em telas interativas para que os congressistas pudessem ler e consultar. Este material foi produzido, majoritariamente, por alunos de cursos de pós-graduação de importantes instituições de ensino, com a orientação de seus mestres e coordenadores.
A comissão organizadora do IN 2022 anunciou os trabalhos vencedores em uma breve cerimônia realizada no último dia do encontro e os vencedores foram contemplados com prêmios em dinheiro. A seguir, confira quem foram os três primeiros colocados em cada categoria.
Categoria: Pesquisa
1º lugar
Avaliação do reparo ósseo peri-implantar em ratos orquiectomizados tratados com vitamina D isolada ou associada à teriparatida sistêmica
Nathália Dantas Duarte, Pedro Henrique Silva Gomes-Ferreira, Paula Buzo Frigério, Joseph Deering, Kathryn Grandfield e Roberta Okamoto
2º lugar
Avaliação do potencial osteopromotor de membranas absorvíveis de colágeno suíno utilizadas em defeitos críticos de calvárias de ratos. Estudo histológico, imuno-histoquímico e microtomográfico
Vinícius Ferreira Bizelli, Edith Umasi Ramos, Allice Santos Cruz Veras, Giovana Rampazzo Teixeira, Leonardo Perez Faverani e Ana Paula Farnezi Bassi
3º lugar
Análise pré-clínica de um novo enxerto sintético derivado de vidro bioativo na regeneração óssea e na estabilidade de implantes dentários
Ísis de Fátima Balderrama, Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira, Edgar Dutra Zanotto, Nataly Carniel Câmara, Morgana Rodrigues Guimarães Stabili e Elcio Marcantonio Júnior
Categoria: Caso Clínico
1º lugar
Uso de fração celular estromal para reconstrução óssea e cerâmica
Ricardo Hochheim Neto, Jonathan Maffezzolli, Moira Pedroso Leão e Leonel Alves de Oliveira
2º lugar
Fluxo digital: presente e futuro. Relato de caso: implante de conexão cônica Ankylos Dentsply
Gianina Viani Avendaño e Francisco Perez
3º lugar
Canalis sinuosus: uma nova abordagem cirúrgica para evitar complicações
Rogerio Nagai, Alexandre Miyahira, Wilson Roberto Sendyk, Debora Pallos e Yeon Jung Kim
Mesas-redondas multiplicam conhecimento
Sempre um sucesso de público, as quatro mesas-redondas desta edição do IN reuniram mestres brasileiros e estrangeiros no mesmo palco. No centro dos debates, temas atuais e de amplo interesse na Odontologia, dentre eles: os processos digitais em consultórios e laboratórios, a remodelação óssea ao redor do implante, a peri-implantite e a cirurgia guiada.
Para discutir o tema “O laboratório de prótese e o consultório digitais”, a mesa-redonda presidida por José Geraldo Malaguti contou com a participação de quatro profissionais com experiências clínicas e de pesquisa, que expuseram suas análises de maneira clara e sistemática. Newton Sesma abordou os possíveis caminhos a seguir no fluxo digital de casos reabilitadores complexos, enquanto Sidney Kina, que possui ampla experiência em materiais cerâmicos e Odontologia Estética, destacou os novos horizontes das restaurações implantossuportadas na era digital. Na sequência, Franco Villela baseou sua apresentação na literatura e nos seus trabalhos, realizando um importante apanhado sobre os processos do fluxo digital na Odontologia Restauradora. Para fechar essa primeira mesa-redonda, German Gallucci veio dos Estados Unidos para trazer o seu conhecimento sobre reabilitação total com implante, compartilhando análises valiosas e alguns casos clínicos.
Com coordenação de Carlos Araujo, a mesa-redonda “Remodelação óssea mínima ao redor da plataforma do implante” contou com apresentações que salientaram, com variações, as técnicas para atingir esse objetivo. Alessandro Januário começou falando sobre o impacto da conversão do fenótipo peri-implantar em implantes imediatos, citando aspectos relacionados à saúde e estética. Valdir Muglia, de maneira bastante didática, mostrou em detalhes as técnicas de provisionalização em carga imediata, chamber concept e one abutment at one time. Já Marcos Motta se ateve aos fatores que levam ao sucesso da remodelação óssea em área estética. Por fim, José Cavalcanti discorreu sobre como alcançar e manter a estética peri-implantar e também a perda óssea cervical zero.
A terceira mesa-redonda, sobre “Peri-implantite”, foi presidida por Paulo Rossetti. Elcio Marcantonio Jr. destacou os problemas nas estatísticas de prevalência e incidência da peri-implantite, a importância de conscientizar o paciente sobre a adesão ao programa de manutenção, a necessidade de individualizar o tratamento mediante o padrão de progressão da doença, a localização do implante e a urgência de uma revisão no código legislativo sobre a tipificação do tratamento com implantes dentários. A seguir, o alemão Frank Schwarz fez uma exposição de mitos e verdades, e das conclusões mais atuais sobre o tema, abordando que o uso ou não de pilares protéticos intermediários em implantes de hexágono externo não afeta a prevalência de peri-implantite; não há relação entre o tipo de material/desenho do componente protético e risco maior de peri-implantite; titânio e zircônia possuem o mesmo nível de placa e sangramento à sondagem, entre outros compartilhamentos muito relevantes. Marcelo Napimoga destacou que os contatos oclusais excessivos desencadeiam o sistema inflamatório e ativam respostas dolorosas na ATM, além da falta de exercício para os ossos ativar a esclerostina e gerar reabsorção óssea, efeito também observado quando os implantes dentários são colocados abaixo da faixa de torque recomendada. Encerrando a mesa-redonda, Marco Aurélio Bianchini comentou que o desenho do implante com pescoço liso e estreito evita o acúmulo de placa; e que a implantoplastia com broca diamantada, seguida de borracha de polimento e material para descontaminação, em sistemas de diâmetro estreito, não acusa fratura das fixações em nível clínico. Ele finalizou dizendo que a remoção do implante é a última coisa a ser pensada, pois os resultados com implantoplastia e procedimentos ressectivos têm mostrado estabilidade longitudinal clínica.
Presidida por Salomão Ostetto, a mesa-redonda sobre “Cirurgia guiada” encerrou essa atividade e reuniu grandes nomes da Implantodontia Digital. O primeiro a se apresentar foi Felipe Borba, que resgatou casos clínicos interessantes para ilustrar a cirurgia guiada flapless para edêntulos totais. Na sequência, o italiano Alessandro Pozzi trouxe uma reflexão atualizada para uma navegação mais dinâmica em situações de dentição terminal e edentulismo completo. Já Sergio Bernardes, de forma bastante esclarecedora, destacou os benefícios e limitações da cirurgia guiada convencional, levando em consideração aspectos clínicos e também novas possibilidades estéticas. Ao final, Leandro Nunes enfatizou a associação da regeneração tecidual ao planejamento digital e à cirurgia guiada.
Conferências Direto ao Ponto
Formato já tradicional em todas as edições do IN, as Conferências Direto ao Ponto trouxeram os temas mais relevantes e atuais da Reabilitação Oral com Implantes para os congressistas. Ao todo, mais de 120 aulas foram ministradas por professores brasileiros e estrangeiros durante os três dias de evento.
Com duração de 30 minutos, essa atividade mostrou ser uma importante ferramenta de atualização de informações, técnicas e abordagens de forma bastante objetiva. Diversas aulas tiveram lotação máxima em seus auditórios, como aconteceu com o professor português João Caramês, diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, que abordou as estratégias na reabilitação total sobre implantes.
Aulas magnas têm grandes mestres e sessões especiais
O ciclo com seis Aulas Magnas foi um presente especial aos participantes do IN 2022, que puderam assistir a uma série de apresentações de grandes nomes da Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária.
Dario Adolfi abriu a atividade ao compartilhar sua experiência sobre a importância dos componentes protéticos para a estabilidade primária dos tecidos peri-implantares. Outro convidado foi Marcelo Calamita, que falou sobre questões que ameaçam a longevidade do tratamento restaurador. Fechando o primeiro dia desta atividade, Hugo Nary subiu ao palco para fazer uma análise retrospectiva das mudanças ocorridas na Implantodontia nos últimos 30 anos.
No segundo dia, a manhã começou com a aula de Geninho Thomé sobre as novas tecnologias e inovações que podem ser aplicadas na Implantodontia. Na sequência, foi a vez de Luiz Fernando Martins André discutir a Implantodontia totalmente digital e mostrar que essa pode ser uma realidade para todos.
Por fim, finalizando o ciclo das Aulas Magnas, Paulo Perri abordou em detalhes o enxerto sinusal, passando desde as técnicas cirúrgicas mais utilizadas até as possíveis complicações.
Atividades especiais do IN 2022
O IN é reconhecido pela programação ampla, completa e com aulas simultâneas. Ao longo dos três dias de evento, foram apresentadas algumas atividades especiais. Confira o que aconteceu em cada uma delas.
Tributo ao Dr. César Arita
O IN 2022 foi palco de uma importante homenagem a César Augusto Arita, um renomado cirurgião-dentista e implantodontista que contribuiu para o desenvolvimento da especialidade no Brasil. Falecido em 2012, o professor deixou um grande legado para a Odontologia brasileira. Entre eles está o Instituto César Arita, um centro de excelência na realização de cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento nas áreas de Reabilitação Oral, Odontologia Estética e implantes.
Na atividade, que marcou os dez anos de falecimento de César Arita, os professores Marcio D’Ávila, Pedro Issy, Ricardo Moreno e Thiago Tomaselli lideraram as palestras. “César Arita foi nosso professor e nos deixou um legado de transmitir conhecimentos”, conta Thiago Tomaselli, membro do Instituto César Arita e responsável pela abertura dos cursos na entidade, ao lado de Arita, em 2003.
GRAM in concert
O GRAM – International Group of Graftless Rehabilitation of Atrophic Maxillae também marcou presença na grade oficial do IN 2022. Com foco na realização de uma releitura dos avanços na reabilitação de maxilares atróficos, os professores Abílio Coppedê, Maurício Motta, Salomão Ostetto e Thiago de Mayo tiveram um espaço especial no Auditório 2 do Anhembi.
Com duas horas de duração, a atividade GRAM in concert detalhou os passos, as abordagens e as principais técnicas para o tratamento de pacientes totalmente edêntulos. “Hoje, as técnicas graftless (sem enxerto) são uma realidade. Os espaços de divulgação, que eram limitados, vão ganhando amplitude e aceitação no meio científico. Estar no IN 2022, em um momento nobre, foi muito marcante e significante. Tivemos o auditório lotado e uma resposta muito positiva dos colegas presentes”, disse Abílio Coppedê, membro diretor do GRAM.
Bahia Day
A Harmonização Orofacial é uma especialidade que está se expandindo em ritmo acelerado na Odontologia. Por isso, a atividade Bahia Day reuniu profissionais de HOF que atuam na Bahia com dois objetivos: mostrar que essa técnica garante resultados cada vez melhores e mais estéticos na Reabilitação Oral, além de divulgar o FACE Congress Salvador, que acontecerá de 15 a 17 de março de 2023, na capital baiana.
Todos os congressistas tiveram acesso livre à aula ministrada por Viviane Rabelo, Marcelle Rossi, Robson Mendonça e Guilherme Guimarães e coordenada por Luis Rogério Duarte. A discussão girou em torno de como a reabilitação estético-funcional pode ser uma importante ferramenta em casos de picnodisostose (PYCD), uma rara displasia esquelética que gera deformidades craniofaciais. A aula foi ricamente ilustrada com um caso clínico completo, desde o planejamento 3D até a finalização por meio de técnicas da Harmonização Orofacial.
Imersão em Implantodontia Digital
No último dia do evento, o Auditório 9 foi reservado para uma atividade totalmente voltada para a discussão dos avanços tecnológicos. A imersão em Implantodontia Digital foi dividida em quatro módulos ministrados por José Cícero Dinato, Mike Bueno, Thiago Dinato, Lucas Capeletti, Diego Klee, Lincoln Queirós, Guilherme Saavedra e Ivete Sartori.
De forma bastante aprofundada, os professores falaram sobre o fluxo digital completo nas reabilitações de arco total, os limites das indicações do fluxo digital, cirurgia guiada em unitários e integração das imagens obtidas via scanners e tomografias.
Cursos especiais integrados
Ao todo, seis cursos especiais integrados fi zeram parte da programação científica do IN 2022. A proposta foi realizar apresentações conjuntas, passando por todas as especialidades envolvidas em uma reabilitação oral e mostrando a relevância da multidisciplinaridade na Odontologia.
No palco, estavam referências em suas áreas de atuação. A primeira aula foi sobre excelência estética e estabilidade tecidual na reconstrução peri-implantar, com os professores Julio César Joly, Paulo Fernando Mesquita e Robert de Carvalho. Em seguida, Guaracilei Maciel Vidigal Jr. e Mario Groisman falaram sobre procedimentos minimamente invasivos na regeneração de tecidos duros e moles.
Daniel Hiramatsu e André Vilela discorreram sobre a era da integração entre Implante-Perio-Prótese, enquanto José Carlos Garófalo e Leonardo Buso abordaram os princípios de diagnóstico, planejamento e adesão na reabilitação oral moderna.
Por fim, Maristela Lobo e Roger Kirschner explicaram sobre a inter-relação clínica da Implantodontia e da Harmonização Orofacial. Encerrando essa atividade, Giuseppe Romito e Enilson Sallum destacaram como a interface entre Periodontia e Implantodontia está associada ao sucesso clínico em longo prazo.
Corporate session: um espaço para as empresas
A Corporate Session foi uma importante oportunidade para lançamentos de novas tecnologias, produtos e serviços para os congressistas. Nesta edição, oito grandes empresas patrocinadoras oficiais do congresso ofereceram palestras corporativas na voz de seus consultores científicos e convidados.
Ao todo, Neodent, Conexão, FGM, Straumann, Critéria, Plenum, Implacil De Bortoli e Nobel Biocare levaram 34 ministradores em suas atividades no formato Corporate Session do evento, com explanações sobre as principais novidades de cada marca. As atividades tiveram acesso livre e gratuito, por ordem de chegada, para todos os congressistas confirmados e convidados.
ExpoIN 2022: mais de 80 empresas, novidades e bons negócios
A ExpoIN 2022 – exposição promocional que ocupou uma área de 6.500 m² – foi descrita pelos expositores como um grande sucesso. Eles elogiaram não apenas a quantidade de visitantes – que superou a meta planejada pela organização –, mas também a qualidade dos profissionais presentes.
Durante os três dias, o que se viu foram estandes movimentados, produtos sendo lançados, corredores cheios e olhares atentos às aulas oferecidas pelas empresas. As companhias participantes da ExpoIN 2022 – 81 no total – puderam divulgar e comercializar produtos, ampliar parcerias e mostrar ao mercado suas novidades. Todas capricharam nos estandes para receber os congressistas com muito conforto e ainda reforçaram a programação de aulas com professores renomados. Confira imagens de alguns dos estandes:
O IN 2022 em números
10ª edição
3.293 congressistas
2.056 dentistas visitantes
205 ministradores
134 ministradores corporativos
81 empresas expositoras
1.984 membros dos staff das empresas
118 membros da comissão organizadora
Somando as categorias de participantes, 7.790 pessoas estiveram no IN 2022.
Formatos
125 Conferências Direto ao Ponto
24 Cursos de imersão
6 Cursos especiais integrados
6 Aulas Magnas
4 Módulos de imersão em Implantodontia Digital
Livro oficial: páginas de conhecimento
Com o tema “Tecnologias produtivas na Reabilitação Oral com Implantes”, o livro oficial do IN 2022, coordenado pelo editor científico da ImplantNews, Prof. Dr. Paulo Rossetti, aborda as recentes mudanças e incorporações tecnológicas, uma área em constante evolução, onde os professores e alunos são eternos aprendizes e os consumidores fi nais têm que desaprender e aprender todos os dias.
Com 220 páginas e 16 capítulos, a obra é uma edição exclusiva do IN 2022, tem capa dura, lombada quadrada e formato especial. Todos os participantes do Clube dos 2.500, composto pelos primeiros congressistas a garantirem sua vaga no evento, tiveram direito a um exemplar.
Especialistas não-participantes do IN que desejarem comprar o livro oficial, entrar em contato com Alexandre Becsei – (11) 99374-6026.
Próxima edição
O IN 2024 acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo, espaço que será totalmente reformado.