Com mais de 30 anos no mercado odontológico, a Implantec acaba de inaugurar nova sede em São Paulo e investe no desenvolvimento clínico e científico da Odontologia.
Uma empresa que investe em alta tecnologia para os profissionais da Saúde sem perder a essência familiar. Essa é a Implantec, uma companhia com mais de 30 anos de serviços prestados no mercado odontológico brasileiro, sempre oferecendo produtos e serviços de primeira linha para aprimorar a experiência e a rotina clínica dos cirurgiões-dentistas.
Considerada uma das referências na difusão de tecnologia de ponta para os profissionais da Reabilitação Oral, a Implantec tem em seu portfólio uma vasta gama de soluções, que abrangem aparelhos de piezocirurgia, centrífugas para PRF (fibrina rica em plaquetas), ultrassons para profilaxia, Endodontia e Periodontia, e refletores odontológicos, além de contra-ângulos, motores de implantes e instrumentos para cirurgia em geral. Essa carteira de produtos foi ampliada recentemente, com a incorporação de um biomaterial de última geração.
Consolidada no segmento odontológico, a história da empresa está diretamente ligada à trajetória profissional de Jarbas Alves, fundador e atual presidente da empresa. Desde 1991, com a missão de trazer boas soluções para os profissionais da Odontologia, Jarbas acumulou importantes cases, como a importação de produtos de KaVo KERR, Evonik Degussa e Zimmer Biomet, entre outras, além de ter o reconhecimento da comunidade odontológica.
Com o crescimento e desenvolvimento latentes, e mirando expansão e projeção nacional, a Implantec Health Care Technology foi fundada oficialmente em 2006, utilizando a junção das palavras “implante” e “tecnologia”. A cidade escolhida para sediar a empresa foi Belo Horizonte (MG). E foi na capital mineira que a companhia deu importantes passos rumo à nacionalização – e internacionalização – da marca.
De acordo com Jarbas Alves, a empresa nasceu com foco total na qualidade dos produtos ofertados aos profissionais. “A Implantec começou a criar oportunidades através de produtos premium e, com o contato internacional, trouxemos esses produtos para o Brasil. Surgiu, então, a ideia de trabalhar com esse cliente premium porque o mercado brasileiro tende a buscar o produto mais barato. Assim, nós decidimos trazer apenas o melhor, independentemente do valor”, explica o fundador.
Com essa estratégia em prática, a Implantec deu passos relevantes ao fechar contratos para a importação e distribuição de soluções odontológicas. O primeiro produto comercializado foi da Mectron, empresa italiana pioneira da piezocirurgia, abrindo caminho para uma parceria com a francesa Process for PRF, empresa de Joseph Choukroun, além de contratos com DMC, NSK, G.Comm e, mais recentemente, com a sul-coreana Purgo, de biomateriais.
Nova sede reforça expansão da Implantec
O crescimento nos negócios despertou um caminho natural: ampliar a estrutura física com a construção de uma nova sede. Assim, no final de 2023, a Implantec inaugurou o seu escritório no bairro Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. No espaço, altamente tecnológico, é possível encontrar os principais produtos comercializados pela empresa, disponíveis para atividades hands-on, em que os clientes podem conhecer a tecnologia, realizar a adaptação e desenvolver a técnica de aplicação antes de levar aos pacientes.
Segundo o CEO da Implantec, Orlando Campos, a inauguração faz parte dos planos de expansão da marca. “A nova sede está ligada à entrada da empresa em um mercado grande, como São Paulo, que é uma porta para o mundo, e está relacionada ao desejo de trabalhar com o lado técnico e científico, trazendo o que há de melhor em termos de conhecimento para crescermos juntos com os profissionais, sendo parceiros que trarão essa experiência”, conta.
A definição de uma nova sede fez parte do pensamento estratégico da Implantec, que começou em uma discussão que envolveu a identidade organizacional, a missão da empresa e a forma como ela se relaciona com o mercado. “Dentro desta elaboração de identidade, fizemos um mapa que vai nos guiar nos próximos sete anos. E estabelecemos o conhecimento técnico como um fator de extrema importância para construir essa excelência. São três pilares: liderança, com metas alcançadas; o conhecimento técnico muito forte – e, por isso, temos um comitê de alto gabarito; e a gestão, que vai fazer com que esses aspectos tragam resultados”, complementa Orlando Campos.
Além do espaço científico, destinado aos clientes e às atividades hands-on, a nova sede da Implantec também tem um escritório que comporta as equipes de marketing e de vendas. A empresa também já começou a trabalhar o aperfeiçoamento da comunicação da marca, assim como outros processos, como estoque, departamento financeiro e sistemas organizacionais.
Congresso sobre regeneração recebe grandes nomes
Uma das novas coordenadas da Implantec é o investimento em conhecimento clínico e científico. Para isso, a companhia realizou, no dia 24 de janeiro, o 1º Implantec Regen Congress, um simpósio completo sobre regeneração óssea. O evento contou com a participação de grandes nomes da Odontologia brasileira, como Mario Groismann, Sérgio Jayme, Angelo Menuci Neto, Marcelo Nunes e Hugo Nary Filho, e foi uma excelente oportunidade para os cirurgiões-dentistas explorarem técnicas avançadas e soluções inovadoras neste campo promissor.
A grade do congresso foi produzida pelos professores Angelo Menuci Neto e Marcelo Nunes, que levaram em conta a relevância dos profissionais, assim como suas experiências com os produtos e conhecimento científico. No primeiro período do evento, o foco foi em evidências científicas. Na segunda etapa, destaque para a prática clínica.
“Exploramos alguns temas clínicos, em que grandes especialistas mostraram a sua experiência e casuística clínica, baseados na abordagem científica do primeiro período. Então, os congressistas puderam fazer uma relação entre as duas etapas. Como se chega ao sucesso? Com protocolos, principalmente realizados por um profissional que saiba fazer a leitura correta do paciente”, detalha Marcelo Nunes.
A programação foi aberta com Denise Andia, que falou sobre a influência das condições sistêmicas nas terapias regenerativas. Na sequência, Marcelo Nunes debateu os fundamentos biológicos no uso dos substitutos ósseos na regeneração óssea, e Angelo Menuci Neto discorreu sobre o fenômeno piezoelétrico e suas aplicações clínicas.
Hugo Nary Filho abordou as reconstruções ósseas e substitutos ósseos, enquanto Sérgio Jayme deu dicas para os implantes condenados pela peri-implantite. Reynaldo Reis destrinchou a engenharia tecidual biofuncional e o PRF. Mario Groismann e Eduardo Groismann discutiram os implantes imediatos e os fatores que determinam a indicação da técnica. Por fim, Marcos Tomazi falou sobre a lateralização minimamente invasiva do nervo alveolar inferior com a técnica in-block em uma retrospectiva de dez anos de evolução. Após as atividades, houve um coquetel de encerramento.
Angelo Menuci Neto acredita que os eventos passam a ser uma tendência para o compartilhamento de conhecimento clínico e científico da Implantec. “Não tem como voltar, a empresa está investindo bastante em ciência, e vai seguir investindo em pesquisa e em divulgação, para trazer mais luz ao conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre como aqueles produtos que a empresa importa e representa podem contribuir nos resultados clínicos. É um caminho sem volta”, explica.
Um portfólio vasto em soluções. E com novidades
Com mais de 300 itens à disposição dos clientes em seu e-commerce, a Implantec conta com um amplo leque de produtos. Essa variedade começa pelos aparelhos Piezosurgery White e Piezosurgery Touch, destinados à cirurgia piezoelétrica e que combinam duas frequências secundárias. Eles são indicados para osteotomias, osteoplastias e perfurações ósseas, com a promessa de segurança intraoperatória e corte apenas do osso, mantendo intactas estruturas como o tecido subcutâneo, vasos sanguíneos, mucosa e nervos.
O Combi Touch, por sua vez, é um aparelho de ultrassom odontológico destinado à profilaxia e à Periodontia, oferecendo conforto para os pacientes, em especial aqueles que apresentam hipersensibilidade. Ainda na linha da Mectron, o Micropiezo tem um design compacto com máxima ergonomia, reduzindo a fadiga para o operador.
Na linha destinada ao PRF, é possível encontrar a Centrífuga Duo Quattro, de origem francesa, considerada pela empresa como um marco da terceira geração dos concentrados sanguíneos. Já com foco na visão durante as cirurgias, os refletores odontológicos Iris View possuem oito luzes de LED convergentes em 80 planos de luz distintos e são equipados com câmera com resolução full HD, com foco automático e um poderoso zoom óptico de até 30x, superior ao microscópio (27x).
Essa rica gama de produtos ganhou, recentemente, a companhia dos biomateriais da Purgo, empresa sul-coreana. A linha THE Graft é uma matriz óssea mineral natural e porosa, produzida a partir da retirada de todos os componentes orgânicos do osso porcino. A empresa considera o produto como o novo padrão-ouro de enxertos ósseos xenógenos, já que apresenta uma estrutura natural, sendo físico e quimicamente similar à matriz óssea mineralizada humana, além de possuir similaridade de 98,8% com o DNA humano.
Um futuro em expansão
Com um portfólio vasto e novas diretrizes empresariais, a Implantec planeja um crescimento no mercado odontológico, com foco em médio e longo prazos. “O que a Implantec busca, hoje, é proporcionar a melhor experiência para o cirurgião-dentista com o seu paciente, o que é feito através da tecnologia, disponibilizando o que há de melhor. A nossa visão tem alcance de longo prazo porque queremos ter dois em cada três profissionais da área de saúde como nossos parceiros. A ideia é nos tornarmos uma referência em relação à tecnologia e bem estar no segmento”, projeta Orlando Campos, CEO da empresa.
A ideia da empresa é seguir ampliando a carteira de produtos, especialmente através de congressos internacionais importantes. A seleção de novidades acontece, muitas vezes, por indicação dos cirurgiões-dentistas parceiros, e a avaliação é feita de forma coletiva, analisando a viabilidade, aplicabilidade na rotina clínica e comprovação científica.
Apesar do desenvolvimento exponencial, a Implantec não vai perder uma característica marcante: ser uma empresa familiar. Fundada por Jarbas Alves, a companhia vê os filhos participarem das decisões e tem planos para o futuro. “Nós temos os nossos objetivos traçados até 2030. A Implantec é uma empresa familiar, que vai ser continuada pelos meus filhos e, espero, até pelos meus netos”, planeja o fundador. “A base da nossa empresa é familiar, como o Jarbas começou. E também entendemos como família quem está trabalhando conosco, todo o corpo técnico”, finaliza o CEO Orlando Campos.
Matéria sob demanda desenvolvida pela VMBranded.