You are currently viewing Implacil e Osstem: uma união promissora
Kevin Lee, novo co-CEO, e Nilton De Bortoli Junior durante a cerimônia de integração.

Implacil e Osstem: uma união promissora

Terceira maior empresa de implantes do mundo, a multinacional sul-coreana Osstem adquiriu 100% da Implacil De Bortoli, em um movimento que promete agitar o mercado da Implantodontia brasileira.

A multinacional sul-coreana Osstem adquiriu a Implacil De Bortoli, a terceira maior empresa de implantes dentários do Brasil. Uma cerimônia oficial de integração foi realizada no dia 18 de junho na sede da Implacil, em Alphaville (SP), com a presença de representantes das duas companhias, além de consultores, clientes e importantes nomes da Odontologia brasileira. A negociação, que não teve os valores divulgados, é vista como um movimento estratégico para ampliar a participação de mercado no Brasil, mas também em países emergentes, além de Europa e Estados Unidos.

Terceira maior empresa do mundo no segmento de implantes, a Osstem teve receitas anuais que totalizaram US$ 874 milhões em 2023, valor que representa um aumento de 14,7% em comparação com o ano anterior. A atuação fora da Coreia do Sul foi responsável por quase 70% dos ganhos totais, reforçando sua atuação em 92 países.

Fundada em 1982, a Implacil De Bortoli apresentou um crescimento exponencial na última década e obtém, atualmente, mais de 14% do mercado brasileiro de implantes. O portfólio da empresa tem aproximadamente 1.300 produtos, abrangendo implantes dentários, componentes protéticos, kits cirúrgicos e biomateriais. As duas unidades fabris possibilitam uma produção anual de 9,1 milhões de unidades, atendendo mais de 13 mil cirurgiões-dentistas em todo o País.

Esta negociação impacta positivamente o mercado de Reabilitação Oral do Brasil. Em médio prazo, a Osstem tem planos de manter os produtos comercializados pela Implacil De Bortoli e ampliar o portfólio, que vai desde implantes até cadeiras dentárias, passando por dispositivos de raio X, ferramentas e software CAD/CAM. Desta forma, os clientes passam a ter soluções integradas, completas e conectadas. Além disso, os produtos da Implacil De Bortoli devem ampliar consideravelmente o volume de exportações para mercados competitivos, como Estados Unidos e países da Europa, onde a Osstem já atua com reconhecido sucesso. Isso deve resultar na criação de empregos e na fomentação de um ecossistema ainda mais completo para os profissionais da Reabilitação Oral.

Em princípio, a multinacional sul-coreana manterá toda a estrutura diretiva atual. Aluizio Canto segue como CEO, ganhando a companhia de Kevin Lee, da Osstem, que será co-CEO. Já Nilton De Bortoli Junior continua sua atuação como diretor científico. As demais estruturas, industrial e comercial, também serão gerenciadas pelo mesmo grupo que fez da empresa brasileira um grande sucesso.

Aluizio Canto segue à frente da Implacil nesta nova fase da empresa.

 

Segundo Aluizio Canto, o clima de celebração é justificado pelo promissor caminho para a Implacil De Bortoli nos próximos anos. “As duas empresas têm valores semelhantes, foram fundadas por cirurgiões-dentistas, aqui no Brasil e na Coreia do Sul, e têm o objetivo em comum de oferecer os melhores produtos e serviços para a excelência na clínica diária e no tratamento com implantes. Essa união será marcante para a Implantodontia brasileira, em um primeiro momento, mas tenho certeza de que terá impactos na Implantodontia mundial”, analisa o CEO.

Um dos planos da Osstem é fazer com que a Implacil De Bortoli seja a fornecedora número um de implantes e tecnologias para Reabilitação Oral no Brasil. A operação da empresa sul-coreana já existente no País, com vendas de equipamentos, seguirá sua jornada corporativa sem mudanças.