Ivete Sartori e Elisa Sartori mostram a instalação de implantes e coroas, com as vantagens do estudo digital na reposição de elementos perdidos.
Dando sequência ao conteúdo discutido na coluna anterior, vamos agora seguir mostrando a instalação de implantes e coroas. Após a remoção do arco do aparelho ortodôntico e facetas, o guia cirúrgico foi provado. A adaptação foi confirmada pela observação da resina ajustada aos dentes nas janelas de inspeção.
No caso descrito a seguir, é possível observar a vantagem que o estudo digital tem trazido para a condução de situações que necessitam da reposição de elementos perdidos. O estudo virtual e a possibilidade de transferência para o ambiente clínico ajudam a otimizar os resultados. Vale salientar ainda o fato da técnica ter permitido o passo a passo, mesmo o paciente usando o aparato ortodôntico fixo.
Ivete Sartori
Mestra e doutora em Reabilitação Oral – Forp/USP; Professora dos cursos de especialização em Implantodontia – Fundecto/USP, dos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade Ilapeo, dos cursos de aperfeiçoamento em Implantodontia da APCD (Bauru) e da Clínica Mollaris, em Portugal.
Orcid: 0000-0003-3928-9430.
Autora convidada:
Elisa Mattias Sartori
Especialista em CTBMF – Universidade do Sagrado Coração; Mestra e doutora em CTBMF – Unesp Araçatuba; Doutorado sanduíche e pós-doutorado – Universidade de Michigan (EUA); Professora em cursos de especialização, mestrado e doutorado – Faculdade Ilapeo.
Orcid: 0000-0002-3423-3617.