Editorial: leitores da revista ImplantNews vão perceber como caminhos podem ser encontrados nos momentos mais peculiares.
O famoso Plano Marshall foi um protocolo de dez anos para a recuperação econômica das cidades europeias depois da 2ª Guerra Mundial, afetadas pela consequente crise na produção de alimentos e desenvolvimento industrial. Podemos dizer que o mesmo aconteceu na reinvenção do Japão pós-guerra, na reconstrução pós-tsunami e no vazamento radioativo em Fukushima. Os eventos do furacão Katrina, nos EUA, não ficaram muito longe, com toda Nova Orleans debaixo d’água. Infelizmente, o Rio Grande do Sul passa por um período climático tão tenebroso quanto. Mas, com as demonstrações de heroísmo e coragem que vimos até agora, amparadas pela ajuda externa dos outros entes da Federação, incluindo a classe odontológica, é certo que esse estado maravilhoso reencontrará seus caminhos.
Nesta edição da ImplantNews, nossos leitores vão perceber como caminhos podem ser encontrados nos momentos mais peculiares. É assim na entrevista com Vagner Ortega, líder no segmento do ensino em Odontologia Digital na SLMandic, ao comentar quais são as vitórias e as dificuldades nesse processo de transformação. Recomendamos também a continuação deste dilema analógico e digital na coluna “Interface”, comandada por Oswaldo Scopin.
Ainda, vamos corroborar nas vozes de Poliana Duarte, Guilherme Duarte e Leonardo Buso a razão pela qual a osseodensificação encontrou um caminho robusto para um velho problema na região posterior da maxila: a densidade óssea ruim. Nesse sentido, outra terapia que sedimenta cada vez mais passos são os implantes curtos e extracurtos, como demonstrado nas ideias de Elcio Marcantonio Junior e colaboradores. E por que não ressaltar a inovação de Guaracilei Vidigal, ao propor a técnica de regeneração sem literalmente usar qualquer biomaterial? É muito mais do que um caminho.
Pela primeira vez, na matéria de capa, vamos adentrar no mundo da inteligência artificial e quais trilhas têm sido percorridas por quem a vivencia na prática. Na seção “Literatura Internacional”, o QRCode é o seu caminho digital para a melhor atualização disponível.
No “Caderno Científico – Retrospectiva” sobre Periodontia, vamos relembrar um caminho contemporâneo cirúrgico importante: a técnica da tunelização. De quebra, vamos reavivar outro caminho clássico elegante: o crescimento gengival espontâneo pelo simples desgaste radicular. Já nos artigos científicos atuais, nem sempre a busca por caminhos se mostrará linear, como no tratamento da peri-implantite, sob quatro anos de acompanhamento.
O IN24 se aproxima e, com ele, os diversos caminhos para se chegar à melhor reabilitação oral que nossos pacientes merecem.
Boa leitura.
Paulo H. O. Rossetti
Editor científico de Implantodontia.
Orcid: 0000-0002-0868-6022
Antônio Wilson Sallum
Editor científico de Periodontia.
Orcid: 0000-0002-7158-984X
Marco Antonio Bottino
Editor científico de Prótese Dentária.
Orcid: 0000-0003-0077-3161