“Seu futuro ainda não está escrito. O de ninguém está. Seu futuro será o que você quiser. Então faça dele algo bom”, Dr. Brown, personagem do filme De volta para o futuro.
Se um dia, ao acordar, alguém lhe der a chance de escolher: “Você gostaria de regressar para 1993, 2003, 2013 ou ficar em 2023?”. É óbvio que você não tem o DeLorean do Marty McFly, do filme De volta para o futuro. Mesmo assim, essa trilogia mostra que o mundo é feito de decisões e nós colheremos o que plantarmos.
Se quisermos aumentar a velocidade da colheita, precisaremos refletir com a grande consciência coletiva: os pais da administração. Veja Peter Drucker, por exemplo, quando disse “eu conheço dois tipos de empresas: as que se reinventam e as que desaparecem”. Ou pelo grande Jim Collins, que escreveu os motivos pelos quais empresas quebram: “se não está ruim agora, é questão de tempo”. E que tal Clayton Christensen, autor do conceito de inovação disruptiva: “empresas que estão fazendo a mesma coisa por muito tempo não percebem a chegada da concorrência”.
De certa maneira, todos nós somos empresas, na vida pessoal e profissional. E se não tomarmos duas ou três boas decisões ao longo do dia, passo a passo criaremos o nosso “queijo suíço”. É como tentar passar um jato de água pelo cano que está cheio de furos e nunca foi consertado. Não vai funcionar.
Para a mudança acontecer, alguém precisa nos tirar da zona de conforto. Ou somos nós que precisamos tirar alguém do conforto. Muitas vezes, seremos os chatos do momento, mas depois, daqui a dez ou 20 anos, há grande chance de sermos eternamente gratos pelo que fizemos (ou que nos fizeram). Basta passear pelas décadas abaixo para percebermos que o algo bom, em todos os aspectos da nossa vida, só aparece quando saímos da zona de conforto:
1993: o aparelho de telefonia celular chega ao estado de São Paulo, o Tratado de Maastricht entra em vigor abrindo caminho para a União Europeia, a Unidade Real de Valor (URV) é lançada como indexador e se tornaria o Plano Real no Brasil.
2003: a rede LinkedIn se torna o maior mural de empregos do planeta; e o Projeto Genoma Humano é finalizado.
2013: o Telegram surge como opção ao WhatsApp, com maior capacidade para carregamento de vídeos e número de participantes por grupos.
2023: chega o evento Index23, em setembro, que trará grandes oportunidades nos campos da Tecnologia Aplicada. Também está confirmado o Prof. Dr. José Cícero Dinato como presidente do IN 2024, cuja gestão prevê conteúdo para uma Odontologia mais integrativa, tendo como base a Reabilitação Oral.
E aí, vai fazer o que de bom no seu futuro?
Excelente 2023 e boa leitura!
Paulo H. O. Rossetti
Editor científico de Implantodontia.
Orcid: 0000-0002-0868-6022
Antônio Wilson Sallum
Editor científico de Periodontia.
Orcid: 0000-0002-7158-984X
Marco Antonio Bottino
Editor científico de Prótese Dentária.
Orcid: 0000-0003-0077-3161