You are currently viewing Confecção de guias cirúrgicos para aumento da coroa clínica e instalação de implante

Confecção de guias cirúrgicos para aumento da coroa clínica e instalação de implante

Guias cirúrgicos: autores apresentam caso clínico de confecção de guia para instalação de implante na região do dente 37.

O aumento de coroa clínica é um procedimento de resultados previsíveis amplamente descrito na literatura odontológica. A utilização das ferramentas apropriadas de planejamento no ambiente digital e de guias cirúrgicos confeccionados em impressoras 3D proporciona mais precisão nas incisões e resultados clínicos mais satisfatórios.

Para o planejamento do caso apresentado a seguir, foi realizada uma tomografia para visualizar a disposição dos tecidos moles e duros internos, bem como o escaneamento intraoral, registrando a posição exata de dentes e gengiva (Figuras 1).

De posse dos arquivos em formato DICOM e STL, foi realizado um enceramento virtual a partir das imagens previamente captadas no escaneamento intraoral, de forma a ser obtida uma proposta mais estética e harmônica para o sorriso do paciente em questão, incluindo o aumento da coroa clínica. O resultado previsto é apresentado virtualmente na boca do paciente, que pode aprovar ou não o planejamento e a execução do procedimento (Figura 2). Uma vez aprovado o planejamento, imprime-se o guia cirúrgico (impressora FlashForge Hunter, dOne 3D, e resina Prizma) e o procedimento de aumento de coroa pode ser realizado (Figuras 5 a 9).

Outra possibilidade clínica que vem ganhando cada vez mais adeptos é o uso de guias cirúrgicos para a instalação de implantes. Aqui, atuando dentro das indicações adequadas e com o planejamento correto, além da precisão proporcionada pelo fluxo digital, o profissional pode realizar a instalação dos implantes sem a abertura do retalho, o que significa menor morbidade, maior conforto e uma recuperação mais rápida para o paciente.

Assim como descrito anteriormente, o fluxo digital da cirurgia guiada inicia-se com a tomografia e escaneamento intraoral do paciente. Sobre a tomografia, planeja-se a posição do implante. Sobre o escaneamento intraoral, desenha-se o guia cirúrgico. Uma vez posicionado o implante (levando em consideração espaço, tipo de osso, posição do nervo e afins), desenha-se o guia cirúrgico que é posteriormente impresso e levado para o procedimento cirúrgico. A seguir, confira um caso clínico de confecção de guia para instalação de implante na região do dente 37 (Figuras 10 a 12).