Como proceder em dentes com trincas que apresentam dor?
Post published:22 de outubro de 2022
“Como devo proceder em dentes com trincas que apresentam dor: indicar a exodontia e instalação de implantes ou realizar o tratamento endodôntico e restaurar com resina direta ou cerâmica?”. Ingrid Mendonça (Araçatuba/SP).
A presença de trincas em esmalte e dentina é frequente devido ao acidente mastigatório ou ao apertamento dentário em vigília ou durante o sono. Este tipo de situação é relatado com frequência e está relacionado ao aumento de ansiedade e tensão na população em geral.
A tomada de decisão é individualizada para cada caso e deve levar em consideração expectativas quanto ao tratamento e também o perfil psicossocial do paciente. Como o prognóstico a longo prazo é crítico, podendo ocorrer a fratura dentária completa, é recomendada a instalação de implantes em pacientes que não controlam a atividade parafuncional ou não admitem “falhas” no tratamento. No caso de pacientes conscientes e que desejam manter os seus dentes naturais, mesmo sabendo do risco de fratura após a realização do tratamento endodôntico, recomenda-se realizar restaurações com recobrimento de cúspides, preferencialmente com onlays confeccionadas em material polimérico, como resinas compostas CAD/CAM, por serem mais resilientes e minimizarem a propagação de trincas no substrato dentário, proporcionando maior longevidade clinicamente.
Eduardo Miyashita Professor titular do Depto. de Odontologia, disciplina de Prótese Dental – Unip/SP; Doutor em Odontologia Restauradora – Unesp/SJC. Orcid: 0000-0002-1098-714X.