You are currently viewing Colgate: dentifrício e enxaguante bucal podem neutralizar 99,9% do SARS-CoV-2

Colgate: dentifrício e enxaguante bucal podem neutralizar 99,9% do SARS-CoV-2

Nos estudos, os cremes dentais Colgate Total 12 mostraram eficácia após dois minutos de contato, enquanto enxaguantes bucais tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos.

Estudos de um programa de pesquisa da Colgate revelaram que dentifrícios com fórmulas contendo zinco e enxaguantes bucais com cloreto de cetilpiridínio (CPC) neutralizam em até 99,9% o SARS-CoV-2. A análise incluiu estudos clínicos entre pessoas infectadas para avaliar a eficácia dos produtos de higiene bucal na redução da quantidade de coronavírus na boca, potencialmente retardando a transmissão de Covid-19.

Nos estudos, os cremes dentais Colgate Total 12 neutralizaram 99,9% do vírus após dois minutos de contato. Os enxaguantes bucais Colgate Total 12, Colgate Plax e Colgate PerioGard tiveram nível de eficácia semelhante após 30 segundos. Concluída em outubro, a pesquisa foi conduzida em parceria com a Universidade de Medicina Rutgers em Nova Jersey e o Regional Biosafety Laboratories, ambos nos Estados Unidos.

Os resultados sugerem que alguns cremes dentais e enxaguantes bucais podem ajudar a reduzir a propagação do SARS-CoV-2, ao diminuir temporariamente a quantidade de vírus na boca. “Estamos nos estágios iniciais das pesquisas clínicas, mas os dados preliminares laboratoriais e clínicos são muito promissores. Embora a escovação e o enxágue não sejam um tratamento ou uma forma de proteger totalmente um indivíduo da infecção, podem restringir a transmissão e retardar a disseminação do vírus, complementando os benefícios obtidos com o uso de máscaras, distanciamento social e lavagem frequente das mãos”, explica a Maria Ryan, chief clinical officer da Colgate.

Simultaneamente, foi realizado um estudo clínico patrocinado pela Colgate e conduzido no Instituto Albert Einstein, em São Paulo (SP), envolvendo cerca de 50 pacientes hospitalizados com Covid-19. Foi demonstrada a capacidade do creme dental Colgate Total 12 com zinco, o enxaguante bucal Colgate Total 12 e Colgate Periogard com CPC, de reduzir significativamente a quantidade do vírus na boca temporariamente.