A Dentsply Sirona apresentou ao mercado brasileiro a tecnologia patenteada Ossix, com três soluções de biomateriais projetadas para oferecer flexibilidade clínica, facilidade de uso e solução de desafios regenerativos comuns.
As novidades contam com a tecnologia Glymatrix, de ligação cruzada de colágeno, semelhante ao processo natural de glicação no corpo humano, com comprovação clínica. A tecnologia usa açúcares para reticulação de moléculas de colágeno, produzindo uma matriz de colágeno biodegradável que pode ser adaptada para fornecer produtos de propriedades físicas variadas e longevidade personalizada.
“Esses biomateriais possibilitam ligações cruzadas entre as fibras colágenas por meio de um açúcar natural, a ribose. Assim, são muito mais biocompatíveis, mesmo tendo um tempo de barreira maior. Além disso, eles têm capacidade ossificante e, quando expostos ao meio bucal, os estudos mostraram que há bem menos prejuízo ao processo regenerativo do que com o uso de outras membranas”, reforça Sérgio Scombatti, speaker da empresa e pesquisador na área de Biomateriais há 25 anos.
De acordo com a Dentsply Sirona, os três biomateriais Ossix promovem o crescimento ósseo e de tecidos moles, têm alta biocompatibilidade, possuem o perfil de alta segurança, efeito barreira de quatro a seis meses, mantêm o volume e são de fácil aplicação e manuseio. A tecnologia Glymatrix conta com mais de 100 publicações científicas em todo o mundo.
Confira as características de cada um dos produtos
– Ossix Plus é uma membrana de barreira de colágeno ossificante reticulada, para procedimentos de regeneração óssea guiada (ROG) e regeneração tecidual guiada (RTG). Promove o efeito barreira a longo prazo (quatro a seis meses), é resistente à degradação quando exposta (três a cinco semanas) e tem resultados previsíveis e de longo prazo. A membrana possui cerca de 2 mm de espessura e é feita a partir de colágeno suíno, sendo recomendada para tratamentos de recessão, elevação do seio aberto, preservação de alvéolo sobre enxerto ósseo e aumento ósseo.
– Ossix Volumax é uma estrutura de colágeno ossificante volumizante para ROG e RTG. Pode ser usada em procedimentos com ou sem enxerto ósseo para fornecer entre 2 mm e 4 mm de volume, senso uma estrutura 3D fabricada a partir de fibras de colágeno tipo I reticuladas com açúcar extraídas e purificadas de tendões suínos. É recomendada para defeitos de deiscência, conceder volume real na zona estética, preservação do alvéolo, perda óssea bucal e aumento lateral e vertical, entre outros.
– Ossix Bone é um bloco tipo esponja, poroso, mantenedor de espaço, feito a partir de colágeno reticulado com açúcar e matriz de hidroxiapatita, fornecendo um ambiente espaçoso para vascularização, proliferação celular e maturação óssea, e contribuindo para a ossificação. Promove o osso verdadeiro sem remanescentes, reabsorção ou integração, além de ter fácil usabilidade e boa relação custo-benefício. Para cada tamanho de Ossix Bone (dimensões disponíveis: 5 mm x 5 mm x 5 mm; 5 mm x 5 mm x 10 mm; e 5 mm x 10 mm x 10 mm), há indicações de uso diferentes, que vão desde a preservação de alvéolos dentários de raiz única, implante imediato de um único dente com uma lacuna nas paredes ósseas, preservação do alvéolo dentário multirradicular e aumento ósseo lateral ou vertical de grande extensão.