AUTORES
Elena Krieger
Médico chefe sênior, Departamento de Ortodontia – Centro Médico da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Mainz, Alemanha.
Sandra Hornikel
Médico chefe sênior, Departamento de Ortodontia – Centro Médico da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Mainz, Alemanha.
Joachim Wegener
Especialista em Prótese Dentária, Departamento de Prótese – Centro Médico da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Mainz, Alemanha.
Wilfried Wagner
Professor e chefe, Departamento de Cirurgia Craniomaxilofacial – Centro Médico da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Mainz, Alemanha.
Heinrich Wehrbein
Professor e chefe, Departamento de Ortodontia – Centro Médico da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Mainz, Alemanha.
RESUMO
Resultados estéticos e funcionais podem ser melhorados significativamente quando uma abordagem de tratamento protética e ortodôntica combinada é usada em casos que necessitam de reabilitação oral extensa. Este paciente apresentado neste relato de caso foi tratado no final de sua adolescência com implantes dentários para reposição dos incisivos superiores. Dez anos depois, todo o segmento anterior da maxila estava em infraoclusão comparado ao resto da dentição e da linha labial. Já que o acompanhamento protético em si não poderia alcançar um resultado funcional e estético adequado, a paciente foi tratada ortodonticamente antes de trocar a restauração. Um aparelho fixo foi usado para intruir os dentes anteriores inferiores e alinhar verticalmente os incisivos laterais superiores que estavam em infraposição.
Unitermos – Complicações; Crescimento; Implante; Infraoclusão; Ortodontia.
Originalmente publicado em: Quintessence Int 2012;43(1):9-14.