Tecnologia piezoelétrica: três casos clínicos com exodontias minimamente invasivas demonstram como simplificar procedimentos cirúrgicos.

O primeiro caso (Figuras 1 a 5) mostra a exodontia minimamente invasiva com a ponta SFTV-O, que foi utilizada como um periótomo ultrassônico, rompendo as fibras atrésicas do ligamento periodontal sem danos ao tecido ósseo alveolar. A ponta SFTV2-O foi utilizada em osteotomias delicadas e odontossecção nas áreas envolvendo raízes anquilosadas ou fraturadas. Adicionalmente, o descolamento do retalho foi realizado com a ponta SLTV-O.
A paciente apresentava fenda palatina (tratada em cirurgia anterior com enxerto autógeno) e mordida aberta. A cirurgia ortognática para fechamento da mordida foi descartada em virtude da impossibilidade do tratamento ortodôntico, pois a paciente apresentava um caso raro de anquilose dental envolvendo todos os dentes. O tratamento proposto foi exodontia dos dentes superiores e reabilitação com prótese implantossuportada.
CASO CLÍNICO 1
No segundo caso (Figuras 6 a 9), demonstramos como a ponta SCP promove osteotomias em formato circulares, permitindo a instalação de implantes em rebordos com pouca altura em relação ao assoalho do seio maxilar, evitando cirurgias mais invasivas de enxertia óssea.
CASO CLÍNICO 2
Adicionalmente, no terceiro caso (Figuras 10 e 11) mostramos como este mesmo procedimento pode ser realizado com exodontia e implante imediato.
CASO CLÍNICO 3
Túlio Del Conte Valcanaia
Doutor em CTBMF – PUC-RS; Mestre e especialista em CTBMF – UFPel; Professor e coordenador de pós-graduação – Unival