Congresso idealizado por José Carlos Rosa, ROX recebe mais de 500 participantes em São Paulo para acompanhar grandes nomes da Odontologia mundial.
O Sheraton São Paulo WTC Hotel foi palco de um importante evento para discutir os próximos passos da regeneração tecidual. O ROX – Rosa Experience 2024 aconteceu entre os dias 21 e 24 de março, e recebeu mais de 500 participantes vindos de 21 países, interessados nas mais recentes abordagens sobre tecidos peri-implantares sob a ótica de grandes nomes da reconstrução tecidual. O evento foi idealizado por José Carlos Rosa, cirurgião-dentista com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Periodontia, Implantodontia, Cirurgia e Prótese Dentária, em parceria com a Editora Napoleão.
Com atividades nos formatos de palestra e de hands-on, com aulas práticas, o ROX contou com a participação de ministradores de renome internacional. Istvan Urban, da Hungria, detalhou a técnica de regeneração óssea guiada (ROG), enquanto Giovanni Zucchelli, da Itália, debateu a regeneração de tecidos moles. Por fim, Fouad Khoury, da Alemanha, mergulhou no mundo da reconstrução com osso autógeno. Além deles, o próprio José Carlos Rosa abordou a Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI), técnica criada por ele. “Desde o embrião do projeto Rosa Experience, eu firmei o compromisso de trazer os melhores professores do mundo para o Brasil com a ideia de proporcionar aos especialistas brasileiros o contato com as novas tendências da Odontologia mundial, com especial destaque para a reconstrução de tecidos duros e moles peri-implantares”, explica Rosa, que também foi o coordenador científico do evento.
Ao longo dos quatro dias, os avanços da regeneração óssea e tecidual foram discutidos em profundidade, trazendo novas perspectivas aos palestrantes e oferecendo um desenvolvimento das habilidades cirúrgicas em contato direto com professores, que vieram ao Brasil com o propósito de compartilhar suas experiências clínicas e acadêmicas. Além da programação científica, o evento também contou com uma feira comercial, onde 16 empresas expositoras compartilharam novidades e lançamentos.
Rosa acredita que a programação científica, com atividades consistentes, foi o grande diferencial do congresso. “O formato do ROX, inédito no Brasil, visava aprofundar o conhecimento com aulas mais extensas, e não apenas palestras. Foram quatro dias de atividades com quatro professores, tempo suficiente para efetivamente aprendermos algo novo”, complementa.
SUCESSO E NOVA EDIÇÃO
De acordo com a organização do evento, o ROX foi considerado um sucesso. As inscrições se encerraram quatro meses antes do congresso, que teve auditórios cheios e mais de 300 cirurgiões-dentistas na lista de espera. Além disso, foram treinados mais de 250 profissionais no formato hands-on.
Os resultados foram animadores e viabilizaram o anúncio da próxima edição para 2025, novamente em São Paulo. A exemplo deste primeiro evento, a segunda edição também reunirá importantes nomes em regeneração óssea e tecidual do mundo. Estão confirmados Joseph Kan (EUA), Luca De Stavola (Itália) e Markus Hüerzeler (Alemanha). “Depois do grande sucesso do primeiro ROX, o nosso compromisso aumentou. Será uma oportunidade única de participar de aulas teóricas e hands-on de alto nível, em contato direto com grandes mestres”, finaliza Rosa.