You are currently viewing Instalação de implante em contato com fragmento de raiz anquilosada. Revisão da literatura associada a relato de caso clínico com acompanhamento de um ano

Instalação de implante em contato com fragmento de raiz anquilosada. Revisão da literatura associada a relato de caso clínico com acompanhamento de um ano

AUTORES

Marcelo Acácio Pinheiro de Oliveira
Especialista em Implantodontia – Escola de Odontologia de Cuiabá.

Thallita Pereira Queiroz
Mestre e doutora em CTBMF – Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp; Professora das disciplinas de Cirurgia, Terapêutica e Clínica Integrada, e da Pós-graduação em Implantodontia – Uniara, Araraquara; Professora da Especialização em Implantodontia – Escola de Odontologia de Cuiabá.

Walter Betoni Júnior
Mestre e doutor em CTBMF – Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp; Professor da disciplina de Cirurgia – Unic e Univag, Cuiabá; Coordenador da Especialização em Implantodontia – Escola de Odontologia de Cuiabá.

RESUMO

O propósito deste estudo foi realizar uma revisão da literatura associada ao relato de um caso clínico sobre uma técnica alternativa de instalação de implantes sobre raízes retidas com a finalidade de preservação do arcabouço tecidual ósseo. Um paciente do sexo masculino, 24 anos, apresentou-se com queixas de dificuldade mastigatória e deficiência estética pela ausência do dente 37, o qual, segundo o paciente, havia sido extraído há aproximadamente três anos por fratura coronária. Ao exame radiográfico foi notada presença da raiz residual com aspecto de anquilose no local da exodontia. A fim de preservar tecido ósseo e tornar o tratamento reabilitador mais simples e previsível, foi proposto ao paciente a instalação do implante sobre o fragmento de raiz retida. A fresagem foi realizada sobre o fragmento radicular e o implante foi instalado com torque de 60 Ncm. Após quatro meses foi realizada a reabilitação implantossuportada definitiva. No acompanhamento pós-operatório de um ano verificou-se ausência de radioluminescência peri-implantar e permanência do fragmento radicular em contato com a superfície do implante sem qualquer alteração da normalidade. Com base nas evidências da literatura e do caso clínico relatado, pôde-se concluir que a instalação de implantes sobre fragmentos de raízes residuais anquilosadas, desde que seguidos os protocolos cirúrgicos adequados, é um tratamento viável e seguro. Além disso, constitui uma alternativa eficaz para manter o arcabouço tecidual ósseo e evitar cirurgias invasivas de reconstrução tecidual.

Unitermos – Anquilose dental; Raiz dentária; Implantes dentários.

ABSTRACT

The aim of this study was to perform a literature review and a clinical case report demonstrating dental implant placement on ankylosed root fragments to preserve bone tissue. A 24 years-old male patient presented with masticatory and esthetic concerns due to the lack of teeth 37 that had been removed three years ago. Residual, ankylosed root fragments were observed on the periapical radiograph. The osteotomy was performed at this site and the implant installed with a final 60Ncm torque. After four months, a definitive restoration was delivered. No peri-implant radiolucency was observed and root fragments were still in contact with the dental implant at the one-year follow-up. According to the literature review and this clinical case description, it can be concluded that this procedure is safe when adequate surgical protocols are observed. Also, it is effective to preserve bone tissue avoiding large tissue reconstruction.

Key Words – Tooth ankylosis; Tooth root fragment; Dental implantation.

Recebido em abr/2013
Aprovado em abr/2013