Marketing pessoal: Plínio Tomaz traz dez recomendações para que o cirurgião-dentista construa uma boa imagem profissional.
Você é um cirurgião-dentista talentoso e dedicado, mas pode ser que não esteja conseguindo atrair tantos pacientes quanto gostaria. Ao contrário do que muitos colegas pensam, a razão para isso raramente está na pouca habilidade clínica, mas sim na falta de um bom marketing pessoal e habilidades não clínicas. Afinal de contas, é preciso se destacar em meio a uma competição cada vez maior.
Por isso, entender e praticar o personal branding ajuda muito a alavancar sua carreira. Pensando nisso, separei dez dicas valiosas para ajudar você a melhorar seu marketing pessoal:
1. Defina sua marca pessoal: identifique seus valores pessoais/morais e as características que o diferenciam como cirurgião-dentista. Desenvolva uma imagem consistente e corajosa que represente quem você é e como você deseja ser percebido pelos pacientes e pela comunidade local. Sua forma de pensar, sua posição e escolhas diante do mundo dizem muito a seu respeito, e isso tem o poder de agregar ou desagregar pessoas. Em alguns casos, a marca pessoal é tão forte que é capaz de gerar um movimento ou uma “tribo” em torno de ideias e posições.
2. Aperfeiçoe sua comunicação verbal: aprimore suas habilidades de comunicação oral para transmitir confiança e clareza ao se relacionar com os pacientes, ou mesmo em palestras e oportunidades de construir uma imagem positiva. Seja empático, escute atentamente e explique os procedimentos de forma acessível, criando uma conexão positiva com cada pessoa. Pessoas com boas habilidades de comunicação costumam abrir mais portas e avançar mais rápido na carreira.
3. Cuide de sua aparência profissional: a forma como você se apresenta é importante para transmitir profissionalismo. Mantenha uma boa higiene pessoal, vista-se com respeito e adequação ao ambiente. Adote um estilo próprio, sempre transmitindo uma imagem confiável e competente. Um consultor de imagem pode lhe ajudar nisso, inclusive apontando as melhores cores que harmonizam com seu rosto, por exemplo.
4. Seja presente nas redes sociais profissionais: utilize plataformas como LinkedIn e Instagram para compartilhar sua expertise e se conectar com outros profissionais e pacientes em potencial. Publique conteúdo relevante e de qualidade, demonstre sua experiência e construa relacionamentos profissionais sólidos.
5. Invista em um site pessoal atualizado e atraente: tenha um site profissional que represente sua marca pessoal. Apresente informações sobre sua formação, especialidades, experiência e depoimentos de pacientes satisfeitos. Um site bem projetado e informativo ajuda a estabelecer sua confiança como cirurgião-dentista e a construir uma imagem profissional positiva.
6. Construa relacionamentos profissionais: estabeleça parcerias estratégicas e um bom relacionamento profissional (e interpessoal) com outros médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos etc. Compartilhe conhecimentos, indique pacientes, sempre que possível, e seja um colaborador ativo na comunidade profissional, fortalecendo sua imagem como um cirurgião-dentista confiável, interessado, parceiro e conectado no mundo moderno. Networking é essencial ao sucesso profissional e deve ser praticado continuamente.
7. Seja reconhecido pelo que faz: busque oportunidade para palestrar em eventos odontológicos (ou mesmo leigos, para público em geral), escrever artigos para publicações especializadas ou participar de programas de rádio ou TV local, podcasts etc. Demonstre sua expertise e compartilhe seu conhecimento, tornando-se uma referência respeitada no campo da Odontologia. Quanto maior for sua autoridade real em um determinado assunto, mais espaço você irá conquistar, maior será o preço que pode praticar e mais pacientes você receberá por encaminhamento de outros profissionais da saúde.
8. Cultive relacionamentos com pacientes: crie uma experiência positiva para seus pacientes, indo além do tratamento clínico (que é sua obrigação). Seja atencioso, mostre interesse genuíno e construa relacionamentos duradouros. O “boca a boca” positivo vindo de pacientes satisfeitos será uma poderosa ferramenta de marketing pessoal. Na verdade, a melhor de todas!
9. Peça e compartilhe depoimentos: solicite depoimentos escritos ou em vídeo de pacientes satisfeitos e compartilhe esses testemunhos em seu ambiente clínico (dentro de sua clínica). Os depoimentos reforçam e ajudam a estabelecer confiança com pacientes recém-chegados.
10. Invista em educação continuada: demonstre seu comprometimento com o aprimoramento profissional participando de cursos, workshops e conferências na área odontológica. Mantenha-se atualizado sobre as últimas técnicas e avanços, transmitindo confiança e competência aos pacientes. Mostrar que está sempre estudando em congressos e cursos ajuda a construir uma imagem positiva.
Personal branding não se limita aos itens acima, mas tenho certeza de que estas dez recomendações serão suficientes para que você monte um bom plano de ações para construir uma boa imagem profissional.
Plínio Tomaz
Cirurgião-dentista; Consultor e Mentor de Gestão e Negócios em Saúde.
IG: @plinio.tomaz