You are currently viewing WFLD 2024: o mundo do laser se encontra no Brasil

WFLD 2024: o mundo do laser se encontra no Brasil

A 18ª edição do congresso mundial de laser, da WFLD, vai reunir grandes nomes em São Paulo para debater o uso deste importante recurso na Odontologia.

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a cidade de São Paulo será a capital mundial do laser em Odontologia. A World Federation for Laser Dentistry (WFLD) escolheu o Brasil para sediar a 18a edição de seu tradicional congresso mundial de laser, que acontecerá no Centro de Convenções Rebouças. Com a presença de mais de 50 speakers de nível internacional, o evento vai mergulhar no universo desta tecnologia em ascensão, destacando suas indicações de uso, vantagens e abordagens mais consagradas nos mais diversos contextos da Odontologia.

O presidente desta edição será o cirurgião-dentista Aldo Brugnera Junior, que trabalha ativamente na construção de uma programação científica diversificada e qualificada. Ao longo dos três dias, a tecnologia laser será discutida em profundidade. “Desenhamos uma programação científica avançada que permitirá que os profissionais experientes tenham um contato direto com as novas pesquisas e inovações tecnológicas, enquanto os iniciantes poderão assimilar as reais possibilidades clínicas usando diferentes técnicas com a tecnologia laser”, explica Brugnera.

O Brasil foi escolhido para sediar o congresso pela sua relevância na Odontologia mundial, considerada uma das mais qualificadas do planeta, e também por ter a maior população odontológica do mundo. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, são mais de 410 mil cirurgiõesdentistas em atividade. No entanto, o País ainda tem um longo caminho a ser percorrido para disseminar e ampliar a utilização da tecnologia laser na rotina clínica.

REABILITAÇÃO ORAL EM DESTAQUE

A programação científica do WFLD Congress abrange a utilização da tecnologia laser em diversas especialidades odontológicas. Os profissionais da Reabilitação Oral poderão acompanhar as novidades de abordagens em cirurgia periodontal, prevalência do laser em Implantodontia, novas tendências do uso desta tecnologia na Odontologia Restauradora Estética, descolagem de restaurações cerâmicas com laser, debate sobre evidências da terapia fotodinâmica na osteonecrose dos maxilares e laser de alta potência na Odontologia Estética, entre outros temas relevantes.

O coordenador científico do congresso, Jamil Shibli, ressalta a importância do especialista em Reabilitação Oral conhecer e utilizar essa importante ferramenta na prática clínica. “O laser está se tornando insubstituível para alguns tratamentos, como o da peri-implantite, na Odontologia Restauradora e na reabilitação. Ele é minimamente invasivo e potencializa tratamentos. E com o avanço da tecnologia, os especialistas têm ampliado a utilização do laser dentro do consultório”, destaca.

De acordo com Shibli, o laser deixou de ser utilizado apenas em cirurgias e ganhou um aspecto mais amplo na rotina dos cirurgiões-dentistas. “Além do laser de alta potência, existem lasers que fazem a fotobiomodulação, que estimulam a regeneração óssea, tratam neuralgias do trigêmeo, parestesias, entre tantas outras indicações. Desta forma, o laser deixou de ser um equipamento adicional, passando a ser a base de um consultório odontológico”, pontua.

ATIVIDADES PARALELAS

Uma importante novidade do WFLD Congress são as atividades paralelas. Os participantes poderão escolher a adesão tradicional, que dá direito às mais de 50 conferências com renomados speakers do Brasil e do mundo, mas também poderão adquirir o curso de imersão de nível internacional sobre tecnologias laser e outros dois cursos de imersão que debatem o uso do laser na Harmonização Orofacial, tanto para introdução ao tema quanto para aplicações avançadas.

Independentemente do formato escolhido, o congressista terá acesso à exposição promocional do evento, com mais de 30 empresas confirmadas, durante os três dias. Também estarão à disposição do congressista 20 atividades no formato de apresentações orais, 15 workshops corporativos e 60 painéis científicos, além de coffee breaks temáticos e confraternização com profissionais vindos de mais de 20 países, ampliando o networking para identificar experiências de crescimento profissional com o laser.

LASER NA ODONTOLOGIA E A HISTÓRIA DO EVENTO

Os primeiros estudos envolvendo o uso de laser em Odontologia remetem à década de 1960. No entanto, foi em 1988 que a tecnologia de seu mais importante salto, com a primeira edição do congresso, ainda sob a titulação International Society for Lasers in Dentistry (ISLD), em Tóquio. Hoje, mais de três décadas depois, o volume de procedimentos terapêuticos e regenerativos com a tecnologia laser é tão abrangente que está presente no cotidiano de quase todas as especialidades dessa profi ssão, com crescimento constante das indicações de uso.

A última edição do congresso da WFLD foi realizada em abril de 2023, em Wroclaw, na Polônia. Na ocasião, o evento reuniu mais de 500 participantes oriundos de mais de 40 países ao redor do mundo. Em 2024, na edição brasileira, a expectativa é de que o sucesso seja ainda maior. “O cirurgião-dentista que trabalha com Reabilitação Oral deve ir ao congresso. Para quem ainda não utiliza o laser, é a melhor oportunidade para entender melhor o equipamento e, depois, adquiri-lo. Para quem já o utiliza, é importante conferir as novidades, novas tendências e as perspectivas, especialmente de modalidades terapêuticas”, finaliza Jamil Shibli.