CAPÍTULO 2 – ABRAÇANDO TODAS AS OPORTUNIDADES
O lançamento do livro “Reconstrução Tecidual Estética”, em 2009, fechou com chave de ouro o nosso primeiro ciclo. Não imaginávamos o que viria pela frente. Os anos seguintes foram insanos e incríveis, com muitos projetos paralelos. Certamente passamos mais noites juntos em quartos de hotéis do que em casa ao lado das nossas famílias. Esse era o preço a ser pago em prol do desenvolvimento do projeto. A compreensão e o apoio incondicional das nossas amadas esposas merecem reconhecimento. Seguraram firmes e fortes as pontas com filhos pequenos para que pudéssemos decolar.
Lançamos o inédito curso de imersão em Cirurgia Plástica Peri-imlplantar, que literalmente abriu portas em todos os cantos do Brasil. Uma verdadeira caravana itinerante com direito ao estresse contínuo do despacho de contêineres com kits de instrumentais, biomodelos e materiais de consumo. Parecíamos uma banda de rock’n roll em turnê, sem o merecido estafe de apoio. Tínhamos que assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Alívio danado cada vez que reconhecíamos nossas tralhas nas esteiras dos aeroportos. Foram quase 80 edições e mais de 1.500 alunos participando desse memorável projeto, sempre contando com a confiança de incríveis parceiros que respondiam eficientemente pela organização dos eventos. Rodamos todas as regiões e, seguramente, mais de 70% dos estados do País. Eram semanas intensas, envolvendo cinco dias de aulas e muitos hands-on. Os dias eram longos e cansativos, mas tínhamos energia de sobra para o terceiro turno com direito a boa comida, cerveja e muitas risadas. Construímos amizades sólidas e duradouras. Com o passar dos anos, trocamos as gravatas por camisetas polo, admitindo que já nos sentíamos seguros e respeitados.
Em nossos momentos de insônia e inquietação, discutíamos a necessidade de termos uma estrutura própria para demarcarmos melhor o território. Até então, sobrevivíamos como um grupo itinerante que realizava cursos em instituições de ensino terceirizadas ou salas de hotéis. Havia chegado a hora de arregaçar as mangas para empreender.
A oportunidade apareceu e não podíamos perder tempo. Foram necessários apenas dois telefonemas e uma visita para transformarmos a Shine em ImplantePerio. A escola já existia, mas precisava de vários ajustes para atender às nossas necessidades. Obras a toque de caixa, com data e hora marcada para acolhermos a primeira turma de alunos estrangeiros para treinamento clínico, outro importante business que se tornou presente em nossa trajetória e que foi reflexo da publicação do livro em outros idiomas. Como sempre, ao apagar das luzes o curso aconteceu e o grupo de espanhóis degustou de comida caipira feita na hora, com direito a fumaça e cheiro de fritura dentro da sala de aula. Doses de amadorismo, mas repletas de boa vontade, e mais um desafio vencido.
Claro que não poderíamos deixar de celebrar a inauguração do ImplantePerio em São Paulo. Organizamos, em 2011, um modesto evento na Apesp, em Moema, somente para convidados íntimos que nos acompanharam ao longo da jornada. Grade científica composta por professores amigos e um belo coquetel com direito a muito espumante e whisky 12 anos, que avançou muito além do horário programado. Como mimo aos participantes, um singelo bonsai simbolizando abundância, prosperidade e tranquilidade.
Validamos muitos modelos de cursos de imersão em nosso quartel general, na Rua Peixoto Gomide, número 285, mas precisávamos de um projeto mais robusto. Já não queríamos mais conduzir cursos tradicionais, como especializações, e resolvemos apostar em um modelo diferente de curso clínico de longa duração. Em 2012, lançamos o robusto curso de “Excelência em Perio-Implantodontia”, com 18 meses de duração, focando como público-alvo especialistas que buscavam algo a mais sobre o universo da Reconstrução Tecidual. Oportunidade única de produzirmos riquíssima documentação de centenas de casos que, até hoje, nos acompanham em aulas e publicações.
Sempre nos preocupamos em manter a vanguarda com possíveis inovações. Em 2013, lançamos a primeira megaimersão no Centro Cultura Inglesa, em Pinheiros, apostando em um projeto diferente de reciclagem para fidelização e aproximação dos ex-alunos. Conseguimos colher bons frutos, visto que não são raros os alunos que já fizeram inúmeros cursos conosco. Pela primeira vez, envolvemos empresas patrocinadoras e começamos a entender sobre a possibilidade de negócios sinérgicos.
Simultaneamente a tudo isso, começaram a surgir os primeiros convites para cursos internacionais, que progrediram exponencialmente. Era a oportunidade que faltava para a globalização da filosofia da Perio- Implantodontia. Tornou-se uma via de mão dupla, possibilitando que levássemos a informação Brasil afora e que trouxéssemos os alunos para treinamento em nossa casa. Novos idiomas, novas culturas, novos parceiros e a velha vontade de seguir adiante com alegria e comprometimento. Viva a Perio-Implantodontia, e aguarde os próximos capítulos!
Julio Cesar Joly
Mestre e doutor em Periodontia – FOP-Unicamp; Coordenador dos mestrados em Implantodontia e Periodontia – SLMandic; Coordenador do Instituto ImplantePerio.
Paulo Fernando Mesquita de Carvalho
Mestre em Periodontia – SLMandic; Coordenador do Instituto ImplantePerio.
Robert Carvalho da Silva
Mestre e doutor em Periodontia – FOP/Unicamp; Coordenador do Instituto ImplantePerio.