You are currently viewing Um “algoritmo” para cada geração

Um “algoritmo” para cada geração

Editorial: algoritmos da revista ImplantNews despejam a melhor pluralidade de assuntos na Reabilitação Oral para os profissionais.

Responda: qual é o seu algoritmo preferido, aquele que aumenta os seus níveis de serotonina? Nenhum de nós saberá, e nunca seremos apresentados formalmente a esse algoritmo. Entretanto, é o mecanismo sutil comandando o terreno subconsciente das nossas preferências. Conforme os produtos em que você clica – ou faz comportamento de manada –, o algoritmo cria uma sequência e reapresenta outros por similaridade. Ato mecânico para gerar uma audiência democrática e deixar todos felizes. Mas cadê os seus filtros mesmo? Nas gerações passadas, por exemplo, seus avós, tios e seus pais eram os algoritmos reais. Provavelmente, você ouviu grandes conselhos e desenvolveu a sua capacidade para filtrar, ficando livre dos “hypes”.

Veja, não é porque uma música está em uma dessas playlists modernetes de apps que ela é boa e deve ser ouvida, correto? Está bem, você até pode ouvir, mas fique com seu filtro ligado. Sejamos pragmáticos: filtro não é algo que se fala, é algo que se treina. Na sua revista ImplantNews, somos três gerações em todos os setores, cada uma com seu “filtro no algoritmo musical”: vamos da harmonia dos Beatles, dos solos de guitarra do Prince ou das sutilezas do David Bowie, passando pela doçura na voz e piano da Billie Eilish, ou pelas letras proféticas do Zé Ramalho, e talvez chegando à performance hipnótica da Dua Lipa. Claro que isso “bagunça” a programação do nosso algoritmo. A vantagem é o resultado final: a edição que você tem em mãos nesse momento.

E como são nossos “algoritmos de carne e osso” que despejam a melhor pluralidade de assuntos na Reabilitação Oral, você já ficará antenado sobre tudo o que há de novo no uso do laser na Odontologia, inclusive com informações do congresso da WLFD no Brasil. Ainda em eventos, a espera está acabando: vem aí o IN24. Acompanhe também a entrevista especial com Leandro Nunes e sua jornada educacional no ITI. Convidamos também o Marcelo Nunes, com a participação especial do Lucas Capelletti, para dar uma filtrada nas possibilidades de resolução peri-implantar, deixando os resultados mais longevos.

Ao mesmo tempo, você acompanha a jornada dos nossos colunistas para deixar o seu dia mais tranquilo, com o Guaracilei expandindo as possibilidades na RAPG, o Élcio voltando à etiologia e tratamento nos defeitos de tecido mole, o Sérgio Scombatti enfatizando os benefícios da magnificação na microcirurgia periodontal, o Diego Klee reforçando a indicação para implantes tipo cone-morse, o Bianchini no dilema da Periodontia cirúrgica X não cirúrgica, o Morita sobre o dilema do desafio digital nos laboratórios, a turma do ImplantePerio comemorando seus 20 anos, a Ivete mostrando a importância da fotografia no planejamento da prótese sobre implantes, o Bezerra nos alertando sobre a espiral da morte nos implantes dentários, a Maristela Lobo esmiuçando a anatomia na métrica do perfil facial. Além deles, o Nivaldo Vanni conta as novidades nos canabinoides terapêuticos e o Plinio Tomaz traz dicas para aumentar a sua renda.

Ainda, a retrospectiva dos 20 anos chega com força total, apoiada pelos artigos recentes e a seção Literatura Internacional. E, como a nossa curadoria científica é uma das melhores do planeta, você descobrirá no túnel do tempo, disponível na versão on-line, dentre outros fatos importantes, por exemplo, quando e como foi criado o guia original de redução óssea para pacientes totalmente desdentados, as tentativas de se colocar implante dentário através de raízes retidas e um estudo interessante sobre papilas entre dentes e implantes (aliás, assunto temático dos 20 Anos de Reflexões nesta edição).

Para finalizar: nessa jornada dos 20 anos, infelizmente, perdemos um dos nossos filtros editoriais: Luiz Antonio Gomes, peça fundamental nos primeiros simpósios que abriam essa publicação. Descanse em paz, sabendo que a nossa missão continua (com filtros).

Boa leitura.