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Programas de prevenção com vendas recorrentes para maximizar o valor empresarial na Odontologia

Nesta edição da coluna, deixaremos um de pouco lado as questões técnicas e científicas, que são os pilares fundamentais para a prática de uma Odontologia de excelência, para abrirmos uma discussão sobre o lado empresarial dos nossos consultórios e clínicas.

Afinal, um dos maiores desafios que os cirurgiões-dentistas encontram atualmente é manter as agendas preenchidas com clientes qualificados e que gerem receita para maximizar esse faturamento sem aumentar os custos, uma vez que o sucesso profissional também depende de resultados financeiros positivos e crescentes para que possamos prosperar em nossa profissão.

Para contextualizar a importância da valorização da prevenção e venda recorrente, vale a pena salientar a transformação do mercado odontológico brasileiro, que apresentou um crescimento exponencial do número de faculdades e cursos de graduação nas duas últimas décadas. Já são mais de 600 em atividade no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), colocando no mercado um número aproximado de 50 mil novos colegas a cada ano. Esse aumento significativo de profissionais na área odontológica, concentrados principalmente nas grandes cidades das regiões Sudeste e Sul, exige uma adaptação estratégica significativa para sobreviver e prosperar em um ambiente competitivo.

Programas de prevenção com vendas recorrentes representam uma mudança paradigmática de como os serviços de saúde bucal são praticados, comercializados e consumidos pelos nossos clientes. Eles podem ser uma alternativa excepcional para o sucesso profissional, fenômeno este que está acontecendo em diferentes áreas da Medicina e demais áreas da Saúde em todo o mundo. Como exemplo, tratamentos preventivos em Dermatologia já representam quase 80% de todos os tratamentos realizados nesta área médica, assim como presenciamos o crescimento de mais de 560% na procura por procedimentos de Harmonização Orofacial (HOF) nos últimos três anos, onde prioritariamente são realizados tratamentos preventivos.

Por definição, venda recorrente é uma modalidade na qual o cliente realiza pagamentos periódicos para continuar tendo acesso a um determinado produto ou serviço. Em Odontologia, pode ser aplicado quando implementamos um programa de prevenção que ofereça cuidados cientificamente comprovados, diagnóstico e terapia de suporte personalizadas de acordo com o risco de cada indivíduo e periodicidade de retorno que garantam a saúde bucal dos nossos clientes. Esse modelo não apenas garante uma fonte de receita estável e previsível, mas também redefine a experiência do cliente, incentivando a adesão contínua ao tratamento e à prevenção, elementos-chave para o sucesso clínico dos tratamentos a longo prazo, além de um crescimento empresarial sustentável e escalável.

Em contraste com o modelo tradicional baseado em transações únicas, onde o paciente faz o tratamento e não retorna para as revisões, o programa de vendas recorrentes oferece vantagens significativas, como o diagnóstico precoce de doenças bucais, elimina a necessidade de tratamentos mais complexos, melhora a relação do profissional com o paciente e reduz consideravelmente os custos com os tratamentos, uma vez que o paciente pode se programar e fazer pequenos investimentos mensais para que tenha a sua saúde bucal sempre em dia.

Alguns diferenciais empresariais importantes de um programa de prevenção são a redução da ociosidade, a praticidade para implementação sem a necessidade de investimento em equipamentos ou contratação de pessoal e a alta escalabilidade, pois transforma a necessidade de captação contínua de novos clientes em uma estratégia de manutenção dos clientes sob os seus cuidados por maiores períodos de tempo, além de poder reativar a sua base de clientes que não voltaram para o seu consultório após a finalização dos tratamentos.

A Odontologia praticada com foco no cliente, assim como a atenção contínua com a sua saúde utilizando cuidados preventivos, valoriza a nossa profissão, beneficia os nossos pacientes, torna a Odontologia mais inclusiva e mantém os nossos consultórios com agendas qualificadas.