You are currently viewing Procedimentos cirúrgicos e protéticos para o implante dentário de corpo único: uma opção social

Procedimentos cirúrgicos e protéticos para o implante dentário de corpo único: uma opção social

AUTORES

Evelyn Júri Rezende Lacerda
Mestre e especialista em Implantodontia, professora coordenadora do Curso de Implantodontia, Especialização – Funorte, Barbacena/MG e Ubá/MG.

Hesio Magri de Lacerda
Mestre e especialista em Implantodontia, professor coordenador do Curso de Implantodontia, Especialização – Funorte, Barbacena/MG e Ubá/MG.

RESUMO

Os implantes de corpo único, também conhecidos como implantes de ativação imediata, atravessaram o período da história de transição entre a Implantodontia convencional à osseointegrada, adequando-se no que se refere ao tipo de metal (titânio) e tratamento de superfície. Porém, o protocolo protético manteve-se a mercê da criatividade de cada cirurgião-dentista. Por meio de uma transferência, com analogia aos casquetes de moldagens sobre os dentes naturais, esse relato de caso clínico abordou desde a cirurgia até a prótese, mostrando ser uma opção viável no arsenal de procedimentos implantodônticos.

Unitermos – Implantes de corpo único; Fixação bicortical; Procedimentos para transferência.

ABSTRACT

Single-body implants, also known as immediate activation fixtures, has survived to the transition period between conventional and contemporary osseointegration philosophies. However, all prosthodontic procedures depends on individual creativity. This clinical case report demonstrates all surgical steps and a clinical procedure similar to the resin coping impression technique over natural teeth that can be a viable option for the implant practitioner.

Key Words – One-piece dental implants; Bicortical fixation; Transferring procedures.

Recebido em nov/2012
Aprovado em mar/2013