You are currently viewing Planejamento digital e provisórios: conquiste o caso na etapa de transição

Planejamento digital e provisórios: conquiste o caso na etapa de transição

Diego Klee mostra que é importante investir na etapa de transição, evitando surpresas que serão mais difíceis de serem resolvidas e que resultarão em prejuízo.

As novas tecnologias em Odontologia oferecem alternativas inovadoras para os profissionais. A Prótese Dentária na era digital ganhou novas perspectivas, tornando os procedimentos protéticos mais rápidos, precisos e eficazes. Entretanto, as etapas de planejamento e as próteses de transição (provisórios) permanecem decisivas para que os resultados almejados sejam atingidos. Quanto mais detalhados forem estes processos, maiores são as chances de sucesso dos tratamentos protéticos reabilitadores.

As ferramentas de planejamento virtual dos sorrisos são capazes de trazer previsibilidade estética aos tratamentos. Com fotografias intra e extraorais, a representação visual do plano de tratamento poderá ser executada com softwares desenvolvidos para esta finalidade, buscando virtualmente a harmonização entre dentes, gengiva, lábios e face. Desta forma, é possível identificar as melhores alternativas para cada caso e simular resultados que podem ser apresentados aos pacientes.

No caso clínico mostrado aqui (Figuras 1 a 5), foi realizado o planejamento estético virtual empregando a plataforma Smilecloud Biometrics (www.smilecloud.com), sendo apresentado e aprovado pela paciente. Utilizando as informações deste planejamento inicial, progride-se para a confecção e instalação das próteses fixas de transição, que é outra importante etapa da reabilitação protética, pois exerce um papel fundamental no diagnóstico e plano de tratamento, sendo uma fase intermediária indispensável para a confecção das próteses definitivas.

Em tratamentos protéticos reabilitadores, as próteses de transição são decisivas, mas, muitas vezes, desprezadas por sua curta existência. Enquanto a equipe profissional e o paciente não estiverem satisfeitos com o resultado funcional e estético da etapa de transição, esforços devem ser envidados no sentido de resolver essas demandas, mesmo que a troca destas próteses seja a alternativa. Não se deve arriscar alterações nas próteses definitivas, pois o resultado poderá comprometer todo o tratamento. É importante investir na etapa de transição, evitando surpresas que certamente serão mais difíceis de serem resolvidas e que resultarão em prejuízo ao profissional.