Mini-implante dentário como alternativa terapêutica para resolução de agenesia de incisivo lateral com cirurgia flapless e provisionalização imediata: relato de caso com 84 meses de acompanhamento

Mini-implante dentário como alternativa terapêutica para resolução de agenesia de incisivo lateral com cirurgia flapless e provisionalização imediata: relato de caso com 84 meses de acompanhamento

Compartilhar

AUTORES

Rodrigo Dias Nascimento
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Abeno; Mestre e doutor em Patologia Bucal – Unesp; Professor doutor da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Curso de Odontologia – Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Unesp; Coordenador dos Cursos de Implantodontia – ECO São José dos Campos.

Paula Elaine Cardoso
Especialista, mestra e doutora em Endodontia – Unesp São José dos Campos.

Vivian Narana Ribeiro El Achkar
Mestranda do Programa de Biopatologia Bucal – Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Unesp.

Michelle Bianchi de Moraes
Mestra e doutora em Radiologia – Unesp São José dos Campos; Professora doutora da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Curso de Odontologia – Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Unesp.

Fernando Vagner Raldi
Mestre em Prótese Bucomaxilofacial – Unesp São José dos Campos; Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – Unicamp; Professor doutor da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Curso de Odontologia – Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Unesp; Professor dos Cursos de Implantodontia – ECO São José dos Campos.

RESUMO

O presente estudo apresenta um caso de paciente do gênero masculino, 18 anos de idade, com agenesia do elemento 12, que optou pela utilização de um mini-implante associado à técnica de cirurgia sem retalho e realização de provisionalização imediata. Foi realizado acompanhamento clínico semanal no primeiro mês pós-implantação, não tendo sido observada qualquer complicação, assim como nos controles mensais seguintes, demonstrando sucesso nos resultados estéticos e funcionais. Após seis meses, a reabilitação protética foi finalizada com uma coroa In-Ceram e reabilitação cosmética do sorriso. O presente caso ressalta a importância do correto planejamento protético-cirúrgico, a experiência do profissional e os acompanhamentos clínicos de longo prazo.

Unitermos – Implantes dentários unitário; Carga imediata; Anodontia.

ABSTRACT

This case report illustrates a 18 years-old male patient with agenesis of tooth 22 receiving a mini dental implant with flapless surgery and immediate provisionalization. Postoperative control was performed every week in the fi rst month and monthly thereafter demonstrating esthetic and functional success. Six months later, an In-Ceram crown was delivered for cosmetic smile design. This case highlights the importance of adequate surgical and prosthetic procedures, professional experience, and long-term clinical follow-ups.

Key words – Single-tooth dental implant; Immediate loading; Anodontia.

Recebido em fev/2014
Aprovado em jun/2014