Editorial: o congresso IN 2022 reuniu novamente a comunidade da Implantodontia.
No primeiro momento, “É bom estar de volta” e “É bom estar aqui” foram as frases mais ouvidas, tanto na secretaria científica quanto em toda a área da exposição comercial. Depois, frente aos comentários “Parabéns pela organização” e “Parabéns pelo nível dos ministradores”, já tínhamos a sensação do jogo ganho: o congresso IN 2022 estava na pista novamente e de maneira surreal, ultrapassando o frio, a chuva, as baixas temperaturas do final do inverno, a nossa ansiedade e, finalmente, todas as expectativas das mais de 7 mil pessoas que estiveram lá. A todos os congressistas, nosso muito obrigado pelos três dias intensos de compartilhamentos nas suas redes sociais e em nossos perfis oficiais.
Quais os motivos deste grande sucesso? A resposta está na seguinte combinação: dez edições do IN criaram uma plateia cativa, pensante, ávida pelo contato social e pela troca de experiências; a consistência da grade científica nacional e internacional nas áreas de Prótese Dentária, Periodontia e Implantodontia; a qualidade das empresas expositoras e das suas inovações analógicas ou digitais; e a paixão e resiliência da equipe VMCom, dedicada desde a primeira edição do IN para torná-lo este sucesso latino-americano e mundial.
Entretanto, os congressos IN já representam muito mais. Eles são o ponto de encontro de uma grande comunidade: na grade científica, já notamos professores e seus alunos ao mesmo tempo no palco, seja em conferências, mesas-redondas ou cursos de imersão. Pelos corredores, centenas de profissionais altamente capacitados e recém-formados resgatam o passado, analisam o presente e discutem a união de tecnologias analógicas e digitais. Nestas dez edições do IN, a velha máxima tem sido respeitada: “não seja o primeiro, mas também não seja o último”.
Qual será o futuro do IN? Quem estará na próxima presidência? Quais serão os novos formatos? Difícil dizer. Projetos nascem de sonhos grandes. As sementes se encontram em todos os lugares. Nosso povo, além de criativo, demonstra uma hospitalidade insuperável e inabalável. É fato: os profissionais que passam por aqui, de qualquer canto do planeta, ficam impressionados com a nossa capacidade de receber bem e sempre com sorrisos – seja na secretaria científica ou na exposição comercial. Isso torna o IN diferente de tudo o que existe nesta área.
E a você, caro leitor, que ainda aproveita os último minutos da grande sensação de “botar o pé novamente” neste congresso, embarque conosco na leitura dos melhores momentos do IN 2022!
Paulo H. O. Rossetti
Editor científico de Implantodontia.
Orcid: 0000-0002-0868-6022
Antônio Wilson Sallum
Editor científico de Periodontia.
Orcid: 0000-0002-7158-984X
Marco Antonio Bottino
Editor científico de Prótese Dentária.
Orcid: 0000-0003-0077-3161