You are currently viewing Importância da avaliação do espaço interoclusal antes da instalação dos implantes

Importância da avaliação do espaço interoclusal antes da instalação dos implantes

Ivete Sartori e Elisa Sartori trazem caso clínico com grave falta de espaço interoclusal, resultando em osteotomia e levantamento de membrana sinusal.

O exame clínico é soberano antes de qualquer procedimento odontológico. Na Implantodontia não é diferente, sendo necessário muito cuidado para que o planejamento não seja apenas baseado em exames de radiografias e tomografias.

A análise clínica, incluindo a avaliação do paciente ocluindo, é de extrema importância e pode evitar que erros aconteçam, como a constatação de falta de espaço para a confecção das coroas apenas no momento da confecção das próteses, com os implantes já osseointegrados, por exemplo.

Observe nesse caso clínico que a imagem tomográfica poderia levar à indicação de levantamento da membrana do seio e instalação dos implantes (Figura 1). No entanto, ao realizar o exame clínico com o paciente em oclusão, observou-se a grave falta de espaço interoclusal (Figura 2) devido ao grande volume da região (Figura 3).

Assim sendo, foi planejada a osteotomia juntamente com o levantamento da membrana sinusal e a remoção do tecido mole em cunha interna (Figuras 4 a 9).

Após a cirurgia e realização das suturas, já foi possível perceber o ganho de espaço (Figuras 10 e 11). Este fato pode ser confirmado na observação das próteses implantossuportadas instaladas (Figura 12) e radiografias (Figuras 13 e 14).