Guide 2023: primeira edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia Guiada reuniu grandes nomes da Implantodontia e construiu um momento histórico da especialidade.
A cirurgia guiada ganhou um evento totalmente dedicado à tecnologia. O Guide 2023 – 1o Congresso Brasileiro de Cirurgia Guiada, realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reuniu grandes nomes da Implantodontia brasileira para discutir o uso da tecnologia como fator de produtividade e precisão.
Promovido pela VMCom, o Guide 2023 confirmou a tendência de crescimento exponencial da cirurgia guiada na Reabilitação Oral com Implantes, ampliando as discussões e possibilidades sobre a técnica, tornando a sua prática clínica mais precisa e segura.
Presidente do Guide 2023, o cirurgião-dentista Edilson Ferreira enalteceu a qualidade do encontro, que contou com a participação de 17 ministradores com larga experiência na técnica. “Levando em consideração a grade científica, o evento foi espetacular, abordando desde o preparo do paciente, com os exames importantes e os casos resolvidos com cirurgia guiada, inclusive avançados, até o futuro da tecnologia e da Implantodontia Digital”, conta.
GRADE CIENTÍFICA DE QUALIDADE
Após a abertura do presidente Edilson Ferreira, o evento recebeu César Benfatti, que falou sobre segurança e previsibilidade em cirurgia guiada. Na sequência, Gustavo Mendonça, com atuação de destaque nos Estados Unidos, abordou a cirurgia guiada baseada em ciência e comprovação científica. Thayane Furtado discorreu sobre as soluções cirúrgicas e protéticas através da Odontologia Digital. Já Glauco Velloso debateu o planejamento e solução de casos complexos.
Após uma breve pausa, Andréa Son falou sobre aquisição e planejamento de dados, enquanto Diego Zimmermann foi do chairside ao planning center, com o planejamento virtual ao alcance do clínico. Em seguida, Mario Groisman abordou os parâmetros para planejamento de cirurgia guiada em implantes imediatos anteriores. Finalizando o primeiro dia, Eduardo Ayub apresentou novidades sobre previsibilidade em cirurgia guiada no edentulismo estético parcial e total.
No segundo dia, Thiago Dinato abriu os trabalhos abordando as possibilidades e avanços da cirurgia guiada em casos unitários. O chileno Orlando Alvarez compartilhou seus 15 anos de experiência com a tecnologia. Sérgio Bernardes, por sua vez, falou sobre as opções em cirurgia guiada, passando por brocas guiadas ou stops integrados, aspectos clínicos, diferenças, vantagens e desafios.
Na parte final do encontro, Nelson Silva discorreu sobre a possibilidade de atuação com tudo guiado em Odontologia. Guilherme Saavedra explicou a inovadora cirurgia guiada com a tecnologia Index Sensitive. Na sequência, Vinícius Machado debateu guias de corte ósseo e reconstruções 4D: situações complexas e suas soluções digitais. O presidente do evento, Edilson Ferreira, discutiu extração e colocação de implantes em casos unitários, parciais e totais. Gustavo Giordani mergulhou no planejamento digital e execução guiada em Implantodontia Estética. E, finalizando o encontro, Felipe Moura Araújo abordou o verdadeiro planejamento reverso, unindo a enxertia, implante e prótese.
“O nível de discussão foi altíssimo porque todos os speakers, além de fazerem o dia a dia da cirurgia guiada, são pesquisadores, professores e clínicos em tempo integral. Foi um momento histórico da Implantodontia brasileira. O Guide 2023 contribuiu com a especialidade, distribuindo conteúdo e trazendo benefícios para os implantodontistas. E não vamos parar por aqui. Vamos ter mais edições deste evento”, finalizou Edilson Ferreira.