You are currently viewing Ivoclar Vivadent celebra os 30 anos da tecnologia de injeção

Ivoclar Vivadent celebra os 30 anos da tecnologia de injeção

Com uma história iniciada em 1923, a Ivoclar Vivadent foi de uma empresa familiar à uma das principais empresas de Odontologia do mundo. 

Em 1991, a Ivoclar Vivadent surgiu com uma forma completamente nova de produzir restaurações odontológicas, com a ideia pioneira de prensar materiais cerâmicos puros, e, posteriormente, desenvolveu a técnica de injeção. Este processo é considerado um marco na Odontologia estética e um método de fabricação comprovado e preparado para o futuro. 

Ligas de ouro costumavam ser o material de escolha de cirurgiões-dentistas e técnicos em prótese dentária que visavam minimizar o risco de intolerância em pacientes. Contudo, esses materiais apresentavam deficiências em relação à sua estética e comportamento de desgaste, e eles não conseguiam atender a crescente demanda por soluções livres de metal. Em resposta às necessidades e exigências da indústria odontológica, a Ivoclar Vivadent teve a ideia visionária de injetar restaurações de cerâmica pura e estabeleceu uma abordagem de desenvolvimento totalmente nova. 

A técnica de injeção, que foi originalmente usada para injetar a cerâmica IPS Empress juntamente com o forno de injeção Programat, evolui constantemente como uma verdadeira alternativa à fundição de ligas metálicas. As restaurações livres de metal demonstraram uma ampla gama de benefícios: compatibilidade com a estrutura dental natural; neutralidade em relação a outros materiais; propriedades de transmissão de luz semelhantes às do esmalte dentário; e uma aparência dental natural, em grande parte devido à margem da restauração quase imperceptível.

Dissilicato de lítio

Em 2005, a empresa apresentou outro material inovador: a cerâmica vítrea de dissilicato de lítio IPS e.max. Armin Ospelt, diretor senior da Global Business Unit Labside Analog, comentou: “São cem milhões de restaurações e uma taxa de sobrevivência de 96,2%. A garantia do IPS e.max é tão promissora quanto o próprio material.”

Dada a necessidade crescente por maior produtividade, o sistema de impressão PrograPrint 3D foi desenvolvido para complementar o processo convencional de injeção. Isso deu aos técnicos a oportunidade de experimentar o processo digital. O sistema ajuda a reduzir etapas demoradas e, consequentemente, maximiza a eficiência do processo de fabricação. A eficiência do laboratório aumenta, uma vez que vários padrões de cera podem ser fabricados em um único processo de impressão. O laboratório não se beneficia apenas de sua maior produtividade, mas também do valor agregado que ele cria. Portanto, a técnica de injeção de cerâmica é considerada um método de fabricação comprovado e, ao mesmo tempo, preparado para o futuro.