You are currently viewing Estratégias para RAPG em segmentos com três dentes ou mais

Estratégias para RAPG em segmentos com três dentes ou mais

Guaracilei Maciel Vidigal Junior mostra caso clínico, com opção inicial por preservar o primeiro molar para suportar a prótese para a RAPG, e fazer a RAPG na região dos dentes 15 e 17.

Nesta coluna, apresentaremos a estratégia para tratamento com a reconstrução alveolar proteticamente guiada (RAPG) de três dentes posteriores consecutivos – o segundo pré-molar, o primeiro molar e o segundo molar superior direito (dentes 15, 16 e 17) – indicados para exodontia e sem osso remanescente suficiente para instalar implantes imediatos de forma previsível.

Nestes casos, para realizar a RAPG, devemos optar por preservar alguns dentes indicados para exodontia, intercalados com dentes que serão extraídos, para suportar provisoriamente a prótese para RAPG.

Neste caso clínico, inicialmente optamos por preservar o primeiro molar para suportar a prótese para a RAPG, e fazer a RAPG na região dos dentes 15 e 17.

Após a regeneração óssea, foi feita a instalação dos implantes na área dos dentes 15 e 17 (procedimento detalhado na edição de número 3 do ano 2022). Após o período de osseointegração, uma prótese fixa foi confeccionada sobre os implantes para fazer a RAPG na região do dente 16. Após seis meses, foi realizada a instalação do implante.

Em setembro, estaremos juntos no IN24, onde apresentarei em detalhes as evoluções da RAPG nestes últimos 15 anos.