A revista ImplantNews tem novo caderno de Harmonização Orofacial, estreias de colunistas e um mergulho na história recente da Implantodontia.
Nosso conselho federal aponta que somos mais de 380 mil inscritos. Levamos três décadas, entre 1960 e 1990, para ultrapassarmos levemente os 50 mil. Entretanto, na década seguinte, chegaríamos aos 112 mil no total. E assim, uma década depois, ficamos perto dos 200 mil registros. Na década seguinte, ultrapassaríamos os 330 mil. Mas em que ponto a velocidade de crescimento desta categoria se equipara ao fornecimento de conhecimento especializado?
Ainda brincando com os números: em 2003, tivemos 9.189 registros. Em 2023, ainda em andamento, superamos a marca dos 36 mil. São quase quatro vezes! Hoje, os formados em 2003 têm lá seus 40 e poucos anos, e os formados entre 2022 e 2023 seus 20 e poucos. É absolutamente normal que essas gerações, separadas por um período de 20 anos, convivam na prática clínica e nos congressos. Mas em que ponto o conhecimento de ambas está nivelado? E por que isto é importante?
Embora a Odontologia não tivesse o poder da mitológica Cassandra, que a lenda diz prever o futuro, o ano de 2003 foi mágico: diversos artigos publicados se tornaram clássicos em muitos aspectos da Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. Obra do destino ou conjunção de fatores? Alguns periódicos internacionais de Implantodontia que nós líamos rotineiramente estavam próximos dos 20 anos, os protocolos de carga imediata se fixavam, a relação entre tecidos moles e duros para dentes e implantes assumiria uma nova compreensão, e novas tecnologias surgiam melhorando o software e o hardware. Também, no Brasil, o ano de 2003 foi preparatório para a revista ImplantNews ser lançada com o subtítulo “O universo científico da nova Implantodontia”.
A partir desta edição, vamos revisitar assuntos que foram comentados nas duas décadas anteriores a 2023. Se você faz partes dos 36 mil novos profissionais do sorriso, vai entender (com muito mais detalhes) por que a Implantodontia assumiu tamanha proporção na Odontologia. Mas, se você é um dentre aqueles nove mil, vai gostar de lembrar como foi muito bom ler estes trabalhos, viver e crescer profissionalmente nessa época de grandes transformações.
Estes trabalhos “fizeram” o futuro de muita gente. Podem não ser os mais perfeitos, mas eles trouxeram um panorama diferente. A tentativa de revisitá-los 20 anos depois, com mais experiência, só mostra quanto tempo leva para que um conceito novo seja propagado, assimilado e reproduzido: é um grande presente.
De quebra, nossos leitores ainda são agraciados com as seções e colunas de grandes profissionais que são destaques do mercado, e mais uma importante novidade: a Harmonização Orofacial ganha um caderno na ImplantNews, trazendo trabalhos e pontos de vista interessantes sobre esta especialidade que mais cresce na Odontologia.
Este novo caderno fica sob os cuidados da Profª. Maristela Lobo, especialista em Periodontia e doutora em Clínica Odontológica, com atuação de destaque em Dentística Restauradora e Odontologia Estética, além de coordenar cursos de mestrado e especialização em Harmonização Orofacial.
Nesta edição, também teremos duas importantes estreias entre os nossos colunistas. Oswaldo Scopin vai debater as novidades da tecnologia aplicada na Reabilitação Oral, com ênfase em estética dental. Já Nivaldo Vanni trará informações corretas e produtivas sobre o uso do Canabidiol na Odontologia. Sejam bem-vindos ao time da ImplantNews!
E marque na sua agenda: o Abross 2023 vem aí!
Boa leitura!
Maristela Lobo
Editora científica de Harmonização Orofacial.
Orcid: 0000-0003-0595-8851
Paulo H. O. Rossetti
Editor científico de Implantodontia.
Orcid: 0000-0002-0868-6022
Antônio Wilson Sallum
Editor científico de Periodontia.
Orcid: 0000-0002-7158-984X
Marco Antonio Bottino
Editor científico de Prótese Dentária.
Orcid: 0000-0003-0077-3161