You are currently viewing Como proceder em dentes com trincas que apresentam dor?

Como proceder em dentes com trincas que apresentam dor?

“Como devo proceder em dentes com trincas que apresentam dor: indicar a exodontia e instalação de implantes ou realizar o tratamento endodôntico e restaurar com resina direta ou cerâmica?”.
Ingrid Mendonça (Araçatuba/SP).

A presença de trincas em esmalte e dentina é frequente devido ao acidente mastigatório ou ao apertamento dentário em vigília ou durante o sono. Este tipo de situação é relatado com frequência e está relacionado ao aumento de ansiedade e tensão na população em geral.

A tomada de decisão é individualizada para cada caso e deve levar em consideração expectativas quanto ao tratamento e também o perfil psicossocial do paciente. Como o prognóstico a longo prazo é crítico, podendo ocorrer a fratura dentária completa, é recomendada a instalação de implantes em pacientes que não controlam a atividade parafuncional ou não admitem “falhas” no tratamento. No caso de pacientes conscientes e que desejam manter os seus dentes naturais, mesmo sabendo do risco de fratura após a realização do tratamento endodôntico, recomenda-se realizar restaurações com recobrimento de cúspides, preferencialmente com onlays confeccionadas em material polimérico, como resinas compostas CAD/CAM, por serem mais resilientes e minimizarem a propagação de trincas no substrato dentário, proporcionando maior longevidade clinicamente.

CASO CLÍNICO

eduardo miyashitaEduardo Miyashita
Professor titular do Depto. de Odontologia, disciplina de Prótese Dental – Unip/SP; Doutor em Odontologia Restauradora – Unesp/SJC.
Orcid: 0000-0002-1098-714X.