Fratura de prótese fixa de zircônia sobre implantes
Post published:3 de setembro de 2022
“Realizei uma prótese fixa cerâmica de zircônia sobre implantes e ocorreu uma fratura. A paciente tem bruxismo e usa placa de mordida de acrílico. Vou refazer a peça, mas como posso evitar uma nova fratura?”. Cristina Mayumi (São Paulo/SP)
As próteses de zircônia apresentam elevada resistência e as fraturas ocorrem na cerâmica de cobertura estética nos sistemas de duas camadas. Entretanto, as regiões de conectores em pônticos necessitam de uma espessura mínima de 9 mm² na área de dentes anteriores e 12 mm² na área de dentes posteriores para suportar as demandas mastigatórias e parafuncionais, como o bruxismo.
Atualmente, a zircônia monolítica de camada única tem sido usada de forma preferencial para melhora estética. Também, é possível aplicar a cerâmica de cobertura estética na face vestibular, o que diminui consideravelmente o risco de lascamento cerâmico.
Eduardo Miyashita Professor titular do Depto. de Odontologia, disciplina de Prótese Dental – Unip/SP; Doutor em Odontologia Restauradora – Unesp/SJC. Orcid: 0000-0002-1098-714X.